Topo

Dicas para você evitar erros na conservação e manipulação dos alimentos na cozinha

Comente

Uma ótima forma de economizar na hora de fazer as compras é recorrer aos supermercados que fazem vendas no atacado, certo? Assim é possível comprar uma grande quantidade de produtos por um preço que no fim das contas acaba compensando.

Apesar disso, quando se compra uma grande quantidade de alimentos por vezes fica complicado armazenar tudo da forma correta em casa, especialmente se o espaço não for muito grande. Com isso certos alimentos podem acabar estragando ou mesmo sendo desperdiçados.

Nesse caso o ideal então é um equilíbrio na compra combinado com algumas estratégias de conservação e manipulação dos alimentos. E para ilustrar isso, apresentamos a seguir uma lista com algumas dicas nesse sentido.

Veja dicas para conservar e manipular alimentos na cozinha

Dicas para conservar e manipular alimentos na cozinha

Priorizando a estação

Para economizar na cozinha, procure sempre ingredientes da estação, além de estarem com o preço mais em conta, a qualidade desses alimentos é bem superior se comparada aos que não são da época.

Cuidado com as embalagens

Quando retirar determinado alimento de sua embalagem original seja por danos ou qualquer outro motivo, procure transferir o alimento para um recipiente plástico limpo e seco, se não for utilizá-lo no momento, coloque uma etiqueta com data de validade e feche em.

Leia também:

Prevenindo infestações

Para evitar qualquer tipo de risco de infestação na despensa, procure armazenar produtos industrializados separados de grãos e cereais. Armazene as embalagens no sentido correto e evite deixá-las de cabeça para baixo.

Quantidade grande

Se comprar uma grande quantidade de um determinado alimento, a dica é armazenar o produto empilhado e de forma alinhada. Arrume os alimentos em forma de cruz, que é uma forma mais segura e que favorece a circulação de ar, proporcionando um melhor aproveitamento do espaço.

Programando a compra

Programe dias específicos para realizar as compras levando em consideração o consumo da família. A dica então é acertar na compra de secos, hortifrúti, carnes e outros. A programação deve ser feita de maneira que sempre tenha por perto alimentos frescos, pois isso ajuda evitar desperdícios.

Contaminação cruzada

Manipular alimentos crus, limpos, cozidos ou sujos em um mesmo local ou utensílio, pode fazer com que os ingredientes fiquem contaminados, o que é conhecido como contaminação cruzada.

Para evitar esse tipo de contaminação, procure sempre lavar utensílios e bancadas após manipular algum alimento e evite deixar o lixo muito próximo ao local em que for manipulá-los, tentando respeitar as regras de conservação de cada alimento de acordo com a descrição em sua embalagem.

Ingredientes secos

Os alimentos secos deve ser armazenados longe do piso, em um ambiente seco e bem ventilado, bem longe dos materiais de limpeza. Evite armazená-los perto da parede ou teto. Outra dica é não reutilizar embalagens de produtos prontos, caso precise trocar de recipiente procure armazenar em utensilio limpo bem fechado.

Alimentos pré-preparados ou prontos

Depois de o alimento ser preparado ou pré-preparado, ele pode ser armazenado em freezer ou geladeira, desde que após o preparo tenha ficando em uma temperatura ideal.

Procure manter os alimentos sempre em recipiente limpo, tampado e identificado com o tipo de alimento e a data em que foi preparado, isso vai facilitar na hora de procurá-lo na geladeira.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: