Topo

Saiba como o banho pode ser útil para melhorar seu bem-estar e sua saúde

4.00 / 5 - 2
Comente

Se você pensa que o banho é apenas um mero ritual de limpeza, lamentamos lhe desapontar. Especialistas afirmam que a atitude pode proporcionar benefícios ímpar à saúde e ao bem-estar. Para ilustrar isso, apresentamos a seguir algumas situações em que o banho pode trazer mais benefícios do que você imaginava.

Veja como tirar proveito do banho em favor da saúde

Uso do banho em favor da saúde

Banho em água morna

O banho morno costuma ser o mais indicado por especialistas, mas o ideal é que a temperatura esteja sempre entre 27 e 36 graus Celsius.

Segundo as informações, a água morna é mais adequada para pele porque além de causar relaxamento em dias cansativos o calor dilata os vasos sanguíneos e relaxa os músculos, proporcionando por consequência a sensação de bem-estar.

Leia também:

E o banho quente?

O banho quente, por outro lado não é indicado e pode fazer mal à pele. A água quente pode retirar a camada de sebo da pele e causar o ressecamento, ocasionando eventualmente algumas coceiras, vermelhidão, eczema e descamação.

Se isso ocorrer o melhor é aplicar hidratante nos primeiros três minutos após o banho, com a pele ainda úmida, pois a pele absorve melhor o produto nesse momento.

Outro problema do banho quente é que o relaxamento excessivo pode causar efeito contrário, dando ao corpo a sensação de cansaço e falta de energia.

Jatos de água fria

E se a água morna pode ser benéfica, a fria também tem lá seus pontos positivos. Entre os benefícios do banho frio estão a ativação da circulação e melhora na disposição do corpo.

Além disso a água fria causa uma constrição vascular na pele, favorecendo a irrigação sanguínea nos outros órgãos mais nobres, como o cérebro. Não obstante ela ainda ajuda a manter o corpo hidratado e é indicada em caso de pele muito seca e inflamada.

Aproveite os óleos naturais

Para intensificar o efeito desejado no banho, procure adicionar aromas especiais, usando sais de banho, sabonete líquido, cremes esfoliantes, entre outros. Os óleos essenciais, como os de cereja ou amêndoas, também são bem absorvidos pela pele durante o banho, portanto, a dica é usá-los antes do último enxague.

E os benefícios?

Cada aroma possui uma função diferente para o bem-estar. Mas os antiestressantes, ou seja, que combatem o estresse, são os de baunilha, laranja, manjericão, alecrim, lima, parchuli, menta gengibre, capim-limão. Se não possuir banheira em casa, o óleo pode ser usado no chuveiro também.

Mergulhe no relaxamento

O banho em imersão não é acessível a todos, no entanto, para quem possui banheira em casa o melhor a fazer é aproveitar seus benefícios. Pessoas que possuem problemas de pele como prurido crônico, por exemplo, podem adicionar um pouco de maisena ao banho. Segundo dermatologistas isso pode resultar em benefícios à pele.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: