Topo

A pele pode dar sinais de que algo não vai bem com sua saúde - veja exemplos

Comente

Ao observar uma alteração incomum na pele, o melhor a se fazer é naturalmente visitar um dermatologista. O fato, porém, é que em alguns casos o problema na pele pode ser uma manifestação relacionada a problema de saúde muito maior.

Isso não significa que não seja preciso recorrer ao especialista em pele em face do surgimento de manchas ou outros sintomas anormais, até porque, o médico poderá ajudar na identificação do problema ou orientar o paciente quanto ao profissional mais adequado para tratar o caso. A seguir listamos alguns dos problemas que podem estar relacionados a determinadas alterações na pele. Veja!

Problemas de saúde que podem ser evidenciados na pele

Problemas de saúde que podem ser evidenciados na pele

Canelas ou gengivas azuladas

O surgimento de trechos roxos ou azulados em regiões como canelas ou gengivas, pode indiciar que você está tendo algum tipo de reação a medicamentos. E se ao invés disso a pele ganhar um tom cinza azulado é sinal de ingestão crônica de produtos que possuem chumbo.

Hiperpigmentação e descoloração

Só existe uma causa para a hiperpigmentação da pele: a exposição solar. Agora, se ocorrer o surgimento de manchas cinzentas ou castanha com textura aveludada e espessa em regiões próximas ao pescoço ou virilha, esse pode ser um sinal precoce de diabetes.

Pele acinzentada

O surgimento de trechos de pele acinzentada pode ocorrer por vários fatores. Entre eles está a falta de oxigênio no sangue, ou ataque cardíaco eminente. Outra possibilidade pouco conhecida é a da peritonite, um tipo de inflamação da fina camada do tecido interior do abdômen que é causada por fungos e bactérias.

Leia também:

Pele seca ou unhas frágeis

Quando a pele está seca, e os cabelos e unhas fragilizados, esse pode ser o indício de um problema de tireoide, afinal, uma pele ideal é aquela que está sempre lisa, sem nenhum tipo de erupção cutânea, escamas ou inchaço. Outro motivo para o surgimento de uma pele seca pode ser a falta de vitamina A e ácido graxos essenciais como ômega-3, ou zinco.

Pele alaranjada

Se sua pele está apresentado uma coloração alaranjada é possível que esteja consumindo em excesso cenoura ou outro tipo de vegetal rico em caroteno.

Pele bronzeada

Se sua pele apresenta um tom bronzeado mesmo quando você não teve nenhum tipo de exposição solar, é possível que isso seja indício de uma doença hereditária conhecida como hemocromatose.

Lábios rachados

Quando os lábios apresentam rachaduras por estarem muito secos, esse pode ser indício de deficiência de vitamina B como niacina, riboflavina e vitamina B6.

Bolsas de olho e inchaço

Ao consumir alimento rico em sódio ou manter dieta com excesso de sal, seu corpo pode sofrer com retenção de líquido e isso pode atingir a região dos olhos. Considerando que essa é uma região sensível, o surgimento de alergias crônicas é uma possibilidade, o que pode causar dilatação em vasos sanguíneos e até vazamentos. O resultado é olhos inchados om com tonalidade azul-púrpura.

Vale lembrar que em face a qualquer tipo de alteração relacionada à pele, o médico deverá ser consultado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: