Topo

8 benefícios incríveis que a mexerica traz para a sua saúde

Comente

Se tem uma fruta que causa confusão no Brasil é a tangerina. Isso porque ela acaba tendo uma série de nomes diferentes, de acordo com a região onde você está ela pode acabar sendo chamada de tangerina, em outros casos de bergamota. Mas, em todas as situações, os nomes apontam para uma mesma fruta, que além de saborosa conta com uma série de propriedades muito interessantes para a saúde. 

Ela é uma fruta cítrica, portanto com algumas características em comum com algumas outras frutas como a laranja e o limão. Ela conta com uma cor alaranjada, tanto por fora quanto por dentro, e sabor adocicado e ácido ao mesmo tempo. A tangerina pode ser encontrada em diversas variedades, sendo que as mais comuns são: mexerica, poncã, dancy, laranja-cravo, montenegrina, dekopon, ddentre outras. 

A fruta é cultivada há milênios, sendo que grande parte dos historiadores acreditam que a sua origem seria a China. A fruta chegou na Europa apenas a partir de 1805, quando começou a ser importada para a Inglaterra. Já no Brasil, as primeiras chegaram no ano de 1892, sendo trazidas por colonos portugueses. 

8 benefícios incríveis que a mexerica traz para a sua saúde

Confira 8 benefícios incríveis que a mexerica traz para a sua saúde:

Ajuda na perda de peso

Veja também:

A tangerina pode ser uma importante aliada de quem está precisando perder alguns quilos. Primeiramente, é uma fruta com uma concentração de calorias muito baixa, o que permite que ela seja consumida em grandes quantidades para aumentar a sensação de saciedade do corpo. Além disso, ela conta com uma grande concentração de fibras alimentares. Ela são importantes, pois além de aumentar a saciedade ainda ajuda a manter o intestino funcionando em dia, eliminando tudo aquilo que o corpo não vai aproveitar de uma forma mais efetiva. 

Previne determinados tipos de câncer

O câncer é a doença dos nossos tempos mais temidas entre todos. E isso acontece basicamente porque as pessoas não conseguem se prevenir com 100% de certeza para não ter qualquer variação do problema. Mas existem diversos estudos que comprovam que alguns elementos, quando ingeridos rotineiramente, podem ajudar a prevenir determinados tipos de câncer. Estudos indicam que metabólitos secundários (como flavonoides, limonóides e cumarinas) encontrados em frutas cítricas, como a mexerica, estão associados a um risco reduzido de câncer, como câncer gástrico, câncer de mama, tumores no pulmão, tumores no cólon, câncer de fígado e câncer de sangue.

Promove a beleza da pele

Nem sempre o segredo das pessoas que conseguem se manter jovens e bonitas por mais tempo está nos produtos utilizados no dia a dia. Existem diversos compostos presentes nas frutas que ajudam o organismo a promover um trabalho de beleza de dentro para fora. A Vitamina C possui este papel, pois ela acelera a produção de colágeno no organismo, o que ajuda a manter a pele no lugar. A tangerina também conta com antioxidantes, que ajudam no combate ao que é chamado de radicais livres, os agentes que causam o envelhecimento precoce. 

Faz com que as pessoas enxerguem melhor

Outros estudos sugerem que tangerina pode ajudar até mesmo a manter a saúde dos olhos. E isso acontece especialmente em virtude da grande concentração de vitamina C e também de vitamina A. Essa é uma combinação que reduz drasticamente a chance das pessoas desenvolverem problemas de visão que costumam surgir com o avançar da idade. A baixa taxa de vitamina A no corpo, por exemplo, favorece o surgimento de uma doença chamada de xeroftalmia, que consiste na incapacidade de enxergar com pouca luz. Comer alimentos ricos em vitamina A pode ajudar a prevenir uma eventual deficiência, de acordo com estudos.

Recomendada para diabéticos

As pessoas que já estão diagnosticadas com a diabetes devem ter um maior cuidado com sua alimentação. A tangerina é uma fruta interessante para este público, por ser rica em antioxidantes que ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado por radicais livres em pessoas que possuem a diabetes tipo 2.

Reduz e controla diferentes tipos de inflamações

Este é um benefício que costuma ser trazido por todas as frutas cítricas, por causa da sua grande concentração de vitamina C. s antioxidantes bloqueiam os danos às células causados ​​no corpo pelos radicais livres. Elas ajudam a prevenir certos tipos de inflamações, que por consequência levam a uma série de doenças, como doenças neurodegenerativas, artrite reumatoide, diabetes e câncer.

Faz com que a pessoa tenha um envelhecimento mais saudável

Este é mais um benefício causado pelos antioxidantes que combatem os radicais libres, fazendo com que existe um processo mais lento de deterioração celular associada à idade e o inídio de distúrbios que podem se desenvolver com o processo de envelhecimento. 

Mantém o sistema imunológico forte

A Vitamina C também ajuda a manter as defesas do organismo em dia, reduzindo a chance de doenças como gripes e resfriados.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: