Topo

Dicas para não pirar com a pandemia do novo coronavírus

Comente

A pandemia do novo coronavírus e da doença causada por este vírus, o Covid-19, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde. Em apenas três meses, a doença acabou se espalhando pelo mundo de forma exponencial, deixando países como a Itália completamente isolada em termos de quarentena. Já são milhares de casos nos 4 cantos do Planeta. 

Uma das principais medidas que estão sendo tomadas pelos governos é restringir a circulação de pessoas. O isolamento social acabou sendo apontado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais ferramentas para controlar a disseminação do vírus. Mas a crise já gera uma grande onda de estresse e depressão em grande parte da população. 

Dicas para não pirar com a pandemia do novo coronavírus

De olho na saúde mental, além da saúde física, a OMS divulgou uma lista de medidas que devem ser tomadas pelas pessoas para que elas não pirem durante esta pandemia. São formas de controle não apenas das questões sociais, mas principalmente em relação ao controle das informações que chegam sobre o assunto. Confira algumas:

Não associe à nenhuma etnia 

O coronavírus pode acabar infectando qualquer tipo de pessoa. Por isso, é fundamental que o problema não seja associado a determinado grupo, seja pela etnia ou pela cor das pessoas. Este tipo de comportamento apenas piora muito a situação de uma forma geral. 
Cuidado com a linguagem utilizadas

Veja também:

A OMS não recomenda se referir às pessoas doentes como "casos de Covid-19", "vítimas" ou "doentes" não é correto, afinal, quando recuperadas, estas pessoas continuarão suas vidas normalmente. Os termos mais indicados são "pessoas que têm Covid-19", "pessoas em tratamento de Covid-19" ou "pessoas recuperando de Covid-19".

Cuidado com o excesso de informação

A notícia confiável é sempre muito importante e pode se tornar uma das principais ferramentas no combate à doença. Mas pessoas quem possuem quadros de estresse ou ansiedade devem evitar ficar expostos a uma grande quantidade de informação sem parar. 

Ajude o próximo

Mais do que pensar em si e nas pessoas próximas, momentos como este pedem um sentimento de comunhão e ajuda da humanidade como um todo. Portanto, aproveite a oportunidade para ajudar as pessoas que estão precisando ao redor. Essa também é uma forma de conseguir um sentimento de realização pessoal. 

Compartilhe positividade

Mais do que compartilhar os acontecimentos negativos, as pessoas precisam aprender também a compartilhar as coisas boas, que sempre acontecem no meio da crise. Este tipo de atitude ajuda a si mesmo e também aos outros a lembrar que sempre existe uma luz no fim do túnel. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: