Topo

Segredos e truques de cozinha essenciais para quem quer poupar tempo e dinheiro

Comente

Conhecer novos truques de cozinha é algo que sempre ajuda a facilitar o dia a dia, afinal, com novas dicas aumentam-se as chances de poupar tempo e dinheiro seja na compra, armazenamento ou preparo dos alimentos.

Com isso em mente, portanto, resolvemos mostrar a seguir uma lista de estratégias importantes que podem ser adotadas por quem quer simplificar e potencializar os resultados na cozinha. Confira!

Dicas de armazenamento, cuidado com os alimentos e muito mais

Dicas de armazenamento, cuidado com os alimentos e muito mais

Teste do ovo

Para saber se os ovos são frescos, basta fazer um teste rápido e simples. Primeiro coloque o ovo em um recipiente com água, se afundar é porque estão frescos, se flutuarem que dizer que eles já estão passados.

Conservando legumes e frutas

Uma boa dica para manter seus legumes e frutas conservados por mais tempo, é forrar o fundo da gaveta do seu refrigerador com papel toalha, dessa forma ele irá absorver a umidade presente evitando que esta entre em contato com os alimentos.

Restaurando champanhe

É comum que depois de abrir um champanhe ou vinho, acabe sobrando um pouco da bebida na garrafa. No caso da champanhe, muita gente prefere jogar esse resto fora pelo fato de a bebida perder as famosas bolhinhas.

Mas há uma dica para restaurar o vinho ou champanhe: colocar uma ou duas uvas passas na garrafa. Os açúcares naturais tendem a restaurar a bebida a deixando como nova.

Limão

Algumas receitas pedem apenas algumas gotinhas de limão, só que na falta de opção, muita gente opta por cortar o limão inteiro e depois jogar fora a parte que sobra. A dica para evitar desperdício da fruta, portanto, é fazer um pequeno furo no limão e espremê-lo até obter a quantidade necessária de suco, depois é só armazenar o restante para uso posterior.

Repelente natural

Para manter suas massas, farinhas ou arroz, livres de pequenos insetos, a dica é armazená-los junto de uma ou duas folhas de louro, ela irá evitar que o inseto apareça.

Queijo

Após cortar um queijo e armazená-lo, a parte cortada costuma ficar seca. Diante disso, na hora de usar novamente algumas pessoas cortam essa parte e a despreza, repetindo o ato a cada novo uso.

Para evitar esse desperdício, a dica é passar um pouco de manteiga na lateral onde o queijo foi cortado, dessa forma sua umidade natural será conservada, evitando assim o ressecamento.

Leia também:

Sal

Para evitar que o sal do saleiro crie grumos, a dica é colocar um pouco de arroz no recipiente, ele irá irá absorver a condensação e manter o sal soltinho.

Mel

O mel é um alimento natural não perecível, e mesmo que ele fique cristalizado não é necessário jogá-lo fora ou comprar um novo. Para que ele volte a ficar claro basta levá-lo ao micro-ondas por trinta segundos e ele ficará novo novamente.

Conservação de queijo

Se você comprou uma grande quantidade de queijo e não vai consumí-lo rapidamente, a dica é congelar para conservá-lo.

Deixe o alimento em sua embalagem original, coloque-o em um saco plástico fechado e leve-o ao congelador. Para consumir é necessário deixar o mesmo descongelar dentro da geladeira de um dia para outro. Essa dica funcionar melhor com queijos macios e que possuem um alto teor de gordura.

Açúcar mascavo

Uma bela dica para evitar que o açúcar mascavo endureça é armazená-lo no congelador. Porém se seu açúcar já estiver endurecido, a dica é levá-lo ao micro-ondas por trinta segundos, assim ele ficará soltinho novamente.

Corrigindo sal

Em preparo de sopa, é muito fácil pesar um pouco a mão no sal, mas se isso aconteceu com você não fique triste, é possível corrigir o sal de diferentes maneiras. Uma delas, por exemplo, é cortar pedaços de batata ou maçã crua e colocar para ferver junto com o caldo ou sopa, eles vão absorver uma boa quantidade do sal.

E se isso não for suficiente é só polvilhar um pouco de açúcar. Outra dica também é corrigir o sal com um pouco de vinagre de cidra, e se nenhuma das alternativas der certo, é só diluir o caldo com água para corrigir o sal.

Leite queimado

Se você deixou o leite ferver de mais e ele ficou com cheiro e sabor de queimado, a dica é adicionar uma pitada de sal ao leite, pois isso vai corrigir seu sabor e aroma.

Como amaciar a carne de forma natural

Com o alto valor da carne de primeira, muitas pessoas estão investindo em carnes mais baratas para o preparo de suas receitas. E se você quiser uma carne de segunda mais macia, uma dica é marinar o corte de carne com cerveja, vinagre, suco de frutas cítricas, tomate, mamão ou abacaxi (é preciso escolher uma das opções), porque esses itens possuem enzimas ou ácido que combatem a resistência da carne.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: