Topo

Dicas e truques para fazer uma carne de forno saborosa e acertar o ponto ideal

Comente

A grande maioria das pessoas, sem dúvida ama uma boa carne assada, mas o fato é que nem todo mundo tem as habilidades e conhecimentos necessários para preparar o prato de forma satisfatória, especialmente no que diz respeito às receitas de forno, que podem demandar alguns cuidados extras.

Só que isso não significa ter que abrir mão do preparo, algumas dicas e um mínimo de dedicação, por exemplo, podem fazer praticamente qualquer pessoa se tornar expert no assunto. E para exemplificar isso, neste artigo nos dedicamos a mostrar alguns truques e dicas práticas que vão lhe ajudar no preparo de um bom assado de forno. Confira!

Como preparar uma boa carne assada no forno

Como preparar uma boa carne assada no forno

Escolher a peça certa

Como qualquer receita, o assado de forno também exige a escolha dos ingredientes ideais. E em se tratando da carne em si, o ideal para esse preparo é escolher peças como cupim, picanha, costela, maminha e fraldinha.

Na hora de fazer a escolha, a dica então é optar por uma peça de carne marmorizada, ou seja, que tem bom índice de gordura entremeada, pois isso define a maciez e o sabor do prato depois de pronto.

O preparo da carne

Depois da escolha, é hora de preparar a carne de acordo com o que ela pede. No caso de uma costela, por exemplo, a dica marinar com sal, dois dentes de alho picado, pimenta do reino moída, um pouco de óleo de girassol, alecrim picado, folhas de sálvia e vinho branco seco.

Vale ressaltar, no entanto, que para quem prefere deixar a peça marinando por um longo período, como de um dia para o outro, por exemplo, o melhor é não inserir o sal, pois ele pode desidratar a carne.

Leia também:

As batatas

Antes de colocar a carne no forno, mais alguns detalhes podem ser fundamentais para o sucesso da receita. Uma dica, por exemplo, é coloca uma camada de batata cortada com casca no fundo da assadeira.

Dessa forma você evita que a carne fique grudada no fundo do recipiente e ainda tem uma saborosa batata como acompanhamento, seja para comer pura ou ainda usá-la para o preparo de uma saborosa farofa com pedaços de carne e batata.

Usar água

E eis aqui uma dica que muita gente desconhece, mas traz excelentes resultados. No caso de assar costela, o ideal é colocar a peça com os ossos virados para baixo e usar água para não deixar a carne seca.

Nesse caso coloque água o suficiente para cobrir as batatas, e se desejar um sabor especial pode acrescentar vinho branco ou cerveja escura, dessa forma sua carne terá a umidade necessária durante o preparo.

Embrulhar a carne

Ainda antes de colocar sua carne para assar, há mais uma dica que pode ser útil: lembre-se de embrulhar a peça com papel-manteiga e depois com papel-alumínio. Isso fará com que o assado tenha o mesmo efeito de um preparo na panela de pressão, o vapor da água vai ficar retido e circulando no embrulho, dessa forma a carne fica saborosa e não resseca.

Preparar o forno

Uma coisa que você deve ter em mente é que, nem sempre o forno caseiro vai atingir a temperatura indicada. Por isso mesmo, a recomendação é acompanhar o preparo da carne levantando eventualmente o embrulho para verificar o resultado.

Se perceber que a água do fundo secou, é só colocar mais água, e não deixe secar, use sempre um garfo para testar a maciez da carne, não se esquecendo de lacrar o embrulho novamente a cada olhada.

Retoques finais na carne

Quando perceber que sua carne atingiu o ponto ideal, retire o embrulho e deixe-a mais meia hora no forno, para que fique dourada e levemente tostada, isso acaba dando crocância ao prato.

Outra dica é deixar a carne descansar por alguns minutos após sair do forno antes de começar a fatiá-la, o mesmo vale para carnes preparadas em brasa, dessa forma ela concentra mais o suco e evita o ressecamento.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: