Topo

Conheça e evite erros comuns no preparo do purê de batatas

Comente

O purê de batatas é um alimento saboroso e que cai muito bem como acompanhamento de diversos pratos. O fato, porém, é que sua qualidade pode se perder facilmente por conta de pequenos erros.

Se você não gosta de perder tempo e nem de desperdiçar receitas promissoras, portanto, chegou a hora de rever alguns desses erros para conseguir purês de batata digno dos grandes mestres da cozinha.

Erros que as pessoas cometem no preparo do purê de batatas

erros-ao-fazer-pure-de-batata

Usar a batata errada

O segredo de um bom purê de batatas é saber escolher as batatas certas. A dica é escolher aquelas que possuem as féculas mais elevadas, como as russets, que deixam o purê mais leve. Só que aqui, o grande risco é que elas absorvem aromas com facilidade, exigindo mais cuidado no preparo.

Por outro lado, as batatas vermelhas ou brancas exigem maior precisão na hora de amassar, pois para que chegue ao ponto cremoso, não se pode amassar além do necessário, já que ela tende a virar uma pasta. Tudo depende do equilíbrio na hora de preparar o seu purê.

Colocar sal na água

Esse é outro erro muito comum. A dica aqui é evitar o cozimento das batatas em água com sal. Em vez disso, o melhor é temperar apenas na hora da finalização do prato. Assim não há risco de excessos no sal.

Cozinhar em água quente

Muita gente acredita que para acelerar o cozimento da batata, o melhor seja esperar a água ferver para depois adicionar as batatas. Mas esse processo pode fazer com que elas cozinhem de forma desigual, ficando mais cozidas de um lado que de outro.

O ideal é colocar as batatas na panela, cobrir com água fria e só então levá-las ao fogo para que elas possam obter cozimento uniforme e de dentro pra fora.

Leia também:

Não secar a batata

Na pressa, muita gente já retira a batata da panela e começa a amassar, o que faz com que o purê fique aguado, já que sua água não escorreu por completo. Em vez disso, o ideal é deixar as batatas cozidas escorrerem a água para só depois iniciar o processo do preparo do purê.

Misturar as batatas com ingredientes gelados

Preparar o purê com manteiga e leite gelados é outro erro clássico. Em vez disso, é melhor tirar os ingredientes todos da geladeira com antecedência, assim, enquanto a batata estiver cozinhando, os itens estarão entrando em temperatura ambiente, o que é ideal para o preparo da receita.

Não ser delicado

Na hora de amassar a batata, o processo não deve ser feito de forma bruta. Isso porque assim ele adquire uma consistência pastosa, quando na verdade, o ponto certo é o cremoso. A dica, portanto, é ser gentil ao amassar as batatas, fazendo o processo de forma delicada ou usando um processador na velocidade mínima se for o caso de usar um.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: