Topo

Saiba como fazer o pão de queijo perfeito

Comente

A receita deliciosa, e de origem mineira, virou um grande clássico em todo o Brasil, a receita de pão de queijo delicioso, é irresistível. É até mesmo difícil encontrar um local que ofereça café que não tenha estes pãezinhos para vender.

Há quem goste dele mais sequinho, oco por dentro, macio, borrachudo. Diversas receitas com proporções diferentes oferecem resultados diferentes. Por este motivo, iremos compartilhar uma receita excelente, falando anteriormente sobre polvilho doce e polvilho azedo, e o que influencia na hora de seu preparo.

Saiba como fazer o pão de queijo perfeito

A diferença dos polvilhos

Ambos os produtos vem da decantação da mandioca. A diferença está em que o polvilho azedo além de passar por um processo de secagem e trituração, como ocorre com os doces, há uma fase de fermentação. Na receita, isto interfere bastante por conta de sua capacidade de expansão, o que oferece a massa uma consistência mais aerada e mais leve. O polvilho doce torna acaba tornando a massa mais compacta e macia, por este motivo utilizar os dois tipos é uma boa pedida, para garantir um pão de queijo crocante por fora e macio por dentro.

Como preparar a receita

Veja também:

A receita a seguir rende 18 pães de 50g cada um. Procure utilizar a xícara medidora padrão.

Como ingredientes você irá precisar de:

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de polvilho azedo

1 xícara de leite

1ovo

100 g de queijo meia cura ralado (pode ser utilizado queijo parmesão)

1/4 de xícara de óleo

1/4 de colher de chá de sal (caso o queijo seja salgado não é necessário colocar).

Como fazer a receita

Em uma tigela, procure colocar os polvilhos e reserve a mistura. Em uma panela, procure colocar o leite, o óleo e o sal, levando ao fogo até que ocorra fervura. Procure em seguida escaldar os polvilhos, misturando bem, acrescente então o queiro e os ovos. Trabalhe bem a massa em uma bancada até que toda a mistura fique lisa e homogênea.

Caso seja necessário, coloque mais polvilho, e utilize o doce. Faça então bolinhas levando para o forno preaquecido em 200 graus por pelo menos 30 minutos ou até que os pães fiquem dourados. Se você preferir, poderá os congelar ainda crus e os assar sempre que tiver vontade ou achar necessário ou receber aquela visita inesperada.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: