Topo

Os tipos de cebola disponíveis no mercado e as características de cada uma

Comente

Você já reparou como no supermercado ou em uma feira livre existem por vezes mais de tipo de cebola para escolher? E já se perguntou sobre qual seria as características e diferenças entre cada opção disponível?

Muita gente sim. Por isso mesmo, decidimos trazer a seguir algumas informações importantes para quem quer saber mais sobre os tipos de cebola, até porque a escolha certa pode fazer muita diferença no preparo de um prato. Vamos à lista.

Tipos de cebola e diferença entre eles

Alho poró

Alho poró

Não se engane por causa do nome, o alho poró é mais parecido com a cebola do que com o alho propriamente dito. Isso porque ele possui bulbo arredondado e seu sabor é bem similar ao das cebolas mais tradicionais, logo, seria difícil classificá-lo como algo diferente disso. No caso a parte branca do alho poró pode ser cozida e suas folhas podem ser usadas para encorpar e dar sabor a caldos e sopas.

Cebola amarela ou cebola pera

Cebola amarela ou cebola pera

Esse é o tipo de cebola mais comum na cozinha brasileira, pois pode ser conservado por um período consideravelmente longo, desde que armazenado em condições ideais. A cebola tem o bolbo formado por ramas secas e é o mais comumente encontrado nos supermercados e feiras.

Ela pode ser consumida de diferentes maneiras, inclusive ralada, em rodelas, picada e até refogada.  Além disso, há quem goste de usar a cebola amarela até mesmo em preparo de saladas, mas quando consumida crua ela possui um sabor bem forte.

Leia também:

Cebola pérola

Cebola pérola

A cebola pérola é aquela cebola pequena que é usada para fazer conservas. O sabor dessa cebola é mais delicado e adocicado, de modo que ela também pode ser servida em guarnição depois de dourada. Esse tipo quando cozido se desfaz facilmente, por isso também é indicado para preparos de molhos cremosos, sendo uma ótima combinação para pratos de peixe.

Cebola branca

Cebola doce

A cebola branca possui a casca bem esbranquiçada e seu sabor é bem mais que o da cebola pera, por essa razão ela é mais indicada para refogados. Esse tipo de cebola é também o mais difícil de ser encontrado.

Cebola roxa

Cebola Roxa

A cebola roxa possui um sabor mais adocicado, por essa razão ela é mais consumida in natura ou usada no preparo de saladas. Apesar disso, quando usada em preparos de outros pratos ela deixa tudo mais colorido pelo fato de não perder sua coloração.

Vale dizer também que a cebola roxa é a mais saudável, devido justamente à sua cor, que vem de uma substância conhecida como antocianina. Até onde se sabe, ela ajuda na prevenção do alto colesterol e triglicerídeos. Quando essa cebola é caramelizada, seu sabor costuma ficar ainda mais adocicado e ela também é ótima para preparos de anéis (de cebola).

Agora que você conhece as diferenças entre cada tipo de cebola, procure escolher o que melhor se adapta à sua necessidade e prepare pratos mais saborosos e harmoniosos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: