Topo

Coisas que você precisa saber para reaquecer os alimentos da maneira certa

Comente

Com a correria da vida moderna, nem sempre é fácil comer uma comida caseira fresquinha todos os dias. Por isso mesmo, muita gente costuma cozinhar uma quantidade maior de cada alimento para ir apenas requentando tudo nas refeições do decorrer da semana, o que naturalmente ajuda a poupar tempo.

O que nem todos sabem, no entanto, é que para reaquecer os alimentos da maneira certa sem comprometer o prato é necessário primeiro guardar as sobras da maneira correta. O certo, portanto, é deixar o alimento esfriar por completo antes de armazená-lo em um pote limpo e com tampa.

Outro fato importante é que cada alimento demanda uma forma de reaquecimento diferente. Prova disso é que pratos como sopas, molhos, vegetais, legumes e cozidos, por exemplo, ficam mais saborosos quando são reaquecidos em micro-ondas.

Enquanto alimentos como pizza e assados ficam melhorares quando são reaquecidos em forno com fogo baixo. Os alimentos cremosos como creme de queijo e qualquer tipo de molho mais delicado, por sua vez, deve ser aquecido em banho Maria. A seguir você confere maiores detalhes sobre como reaquecer de forma correta os alimentos em casa.

Dicas para requentar o alimento corretamente

Dicas para requentar o alimento corretamente

Alimentos reaquecidos no micro-ondas

  • Na hora de aquecer alimentos no micro-ondas, lembre-se de diminuir a potência para média e não se esqueça de misturar bem o alimento para que ele seja reaquecido por completo.
  • É sempre bom lembrar que alimentos como feijão, caldos e sopas, demandam acréscimo de um pouco mais de água, pois quando armazenados costumam ficar com caldo mais grosso.
  • Outra dica é sempre deixar o alimento descansando dentro do micro-ondas por no mínimo dois minutos, dessa forma o calor será distribuído de forma uniforme.

Leia também:

Alimentos reaquecidos no forno

  • Quando for reaquecer algum alimento no forno, não se esqueça de colocar o alimento em uma forma ou qualquer outro refratário próprio para uso no forno, outra dica é cobrir o alimento com papel alumínio e reaquecer em forno médio, sempre com ele preaquecido.
  • Uma dica para evitar a perda da umidade do alimento é colocar um recipiente menor no formo com água dentro.
  • Para reaquecer alimentos em banho Maria, a dica é usar uma panela com dois dedos de água e levar ao fogo até ela levantar fervura, depois basta colocar o alimento em uma tigela ou panela menor e colocar dentro da panela com água, de tempo em tempo é só mexer o alimento para que o calor seja distribuído de maneira uniforme.

Dicas extras

  • Em todos os métodos indicados, não se esqueça de usar luvas térmicas para evitar acidentes e queimaduras.
  • Quando a quantidade das sobras de comida for grande, o ideal é separar em porções, dessa forma dá pra reaquecer apenas o que for comer no momento. Isso é importante porque quando o alimento é reaquecido várias vezes ele perde sua textura e sabor original, logo o mais indicado é requentar só o que vai ser consumido.
  • Em caso de pessoas que moram sozinhas e fazem grandes porções para armazenar, a dica é guardar porções individuais e colocar etiqueta, para ter uma noção do prazo de validade de cada prato.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: