Topo

Origem inusitada de 5 guloseimas que você provavelmente adora

Comente

Quem tem uma boa dose de criatividade e bom senso na hora de substituir alguns ingredientes no preparo das receitas, eventualmente acaba se deparando com alguns pratos inéditos e únicos.

O interessante é que essas trocas de itens podem acontecer tanto quando alguém deliberadamente decide ousar para criar um prato novo, quanto nos momentos em que há a falta de um ou outro ingrediente previsto na receita.

Seja como for, o fato é que não são apenas em cozinhas caseiras que esse tipo de “acidente” pode ocorrer, em grandes indústrias erros ou substituições já foram feitas e acabaram dando origem a alimentos que são amados por muita gente ainda hoje.

Para ilustrar melhor isso, relembramos a seguir algumas origens inusitadas de guloseimas amadas pelos consumidores. Confira!

A origem de guloseimas famosas

Barras de cereais

Barras de cereais

A barra de cereal é um dos melhores alimentos para quem está de dieta, mas o que poucos sabem é que esse alimento possui origem militar.

No livro “Combat-Ready Kitchen: How the U.S. Military Shapes the Way You Eat”, Anastacia Marx de Salcedo contou que a barra de cereal foi criada como uma espécie de ração humana de emergência para os soldados do Exército norte-americano.

Por essa razão as barras de cereais possuíam cerca de 1.400 calorias, que era o suficiente para saciar a fome e dar energia aos soldados que não tinham refeições prontas disponíveis. Hoje em dia as barras de cereais possuem uma quantidade menor de calorias, mas mesmo assim podem fornecer boa dose de energia ao corpo.

Tarte tatin

Tarte tatin

A tarte tatin é uma torta de maçã com frutas caramelizadas no topo, mas o que pouca gente sabe é que ela foi criada por engano, tendo ficado, no entanto, bem melhor que o previsto na receita original. Até onde se sabe, o item foi criado pelas irmãs Stéphanie e Caoline Tatin, donas de um hotel perto de París.

Era Stéphanie que era responsável pela cozinha e começou o preparo de uma torta de maçã, mas depois de se atrapalhar com a quantidade de trabalho ela resolveu servir a torta com o recheio no topo, ao invés da parte de baixo.

Ninguém sabe se a história é mesmo real, mas o fato é que a torta dessa irmã conquistou os hóspedes do hotel, ficou famosa na França e depois ganhou o mundo.

Leia também:

Cheetos

Cheetos

Até onde se sabe, o salgadinho crocante de queijo conhecido por muitos como “cheetos”, foi criado após a Segunda Guerra Mundial, quando o exército norte-americano vendeu para Charles Doolin, dona da Frito Campany, um carregamento conhecido como Wisconsin Cheddar, um tipo de pó de queijo que os soldados usavam como tempero de alimentos.

Esse pó de queijo surgiu para diminuir o peso e a quantidade de alimentos levados para guerra. Quando Doolin comprou o pó de queijo ele já pensava em unir o mesmo à sua nova invenção, uma massa frita à base de milho e água.

Picolé

Picolé

Basta chegar o verão que a venda e o consumo de picolés vão às alturas. O que as pessoas não sabem é que o picolé foi criado graças à distração de um norte-americano, chamado Frank Epperson.

Informações sugerem que ele acabou deixando um copo de suco com um palito pra mexer a mistura na varanda de sua casa em uma noite em que a temperatura estava bem baixa.

No dia seguinte quando ele foi buscar o copo, seu suco estava congelado e alguns anos depois ele usou o mesmo princípio na criação dos primeiros picolés, por volta de 1923.

Nutella

Nutella

O creme de chocolate já era um doce muito conhecido na Itália, mas quando o chocolate passou a ser racionado no país durante a Segunda Guerra Mundial, o valor do produto já não era mais tão acessível.

Com isso a família Ferrero de Alba, resolveu criar uma mistura de creme de amêndoas, com um pouco de chocolate e açúcar para substituir o creme de chocolate. No início o produto era vendido em peças sólidas e em barras, mas com o tempo foi transformado em pasta e nomeado como Nutella.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: