Topo

Dicas simples e práticas para preparar uma milanesa verdadeiramente saborosa

Comente

Bife à milanesa, legumes à milanesa, banana à milanesa… a lista de alimentos que podem ser preparados à boa e velha milanesa é realmente bastante extensa.

O fato, porém, é que nem todo mundo sabe que existem diversas formas de preparar esse tipo de prato e que cada um pode ter sabor bastante particular, de modo geral com aquela aparência de dar água na boca.

A boa notícia, contudo, é que com algumas dicas simples e práticas, qualquer pessoa pode conseguir bons resultados seja seguindo a receita tradicional ou fazendo pequenas alterações no preparo desse delicioso prato. Para comprovar isso, listamos a seguir algumas dessas dicas que podem fazer total diferença no resultado. Confira!

Estratégias e truques para deixar a milanesa mais gostosa

Diferentes tipos de empanados

Diferentes tipos de empanados

O preparo do empanado para milanesa pode ser feito de no mínimo duas formas diferentes. A primeira é com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca, enquanto a segunda é mais ao estilo italiano, feito apenas com ovo e farinha de rosca. As duas dão excelentes resultados, mas isso não significa que é preciso se prender apenas a essas regras.

Muitas pessoas buscam dar seu toque especial a esses dois tipos de empanados, adicionando elementos capazes de tornar o sabor mais interessante. Em alguns casos, há quem prefira usar a farinha do tipo caseiro, feita com pão, já em outros, tem aquelas que preferem a farinha japonesa do tipo panko.

Vale dizer que até mesmo o ovo pode resultar em variações no sabor do empanado. Na hora de empanar, por exemplo, é possível optar por usar somente a gema ou bater junto a clara e a gema. Nesse caso o que manda é a preferência.

Empanados

Empanandos

Quase todos os alimentos podem ser empanados e fritos, mas, na hora de escolher o ingrediente para empanar é bom se lembrar de que quanto menos água ele eliminar, mais crocante tende a ficar.

Por essa razão um bife fino fica bem mais crocante do que um medalhão empanado. Agora, para quem pretende empanar legumes, a dica é fazer um pré-cozimento antes. Depois disso é bom escorrer e enxugar o alimento, para só em seguida passá-lo no ovo e na farinha de rosca.

Bife a milanesa

Bife a milanesa

O bife à milanesa é um dos clássicos da culinária. Agora, é claro que tradicionalmente essa receita vem de Milão, onde o preparo é feito com costeleta de vitela.

No Brasil, contudo, o mais comum é o uso de cortes bovinos, tais como o filé mignon, patinho, alcatra e coxão mole. Qualquer um desses cortes dá um excelente resultado. Vale dizer, no entanto, que cada pedaço deve ter no máximo um dedo de espessura.

Leia também:

Hora da fritura

Hora da fritura

Na hora de fritar os empanados, muita gente prefere usar um pouco de manteiga, com ou sem uma colher de azeite (para não queimar), já outras pessoas não abrem mão da fritura por imersão no óleo.

Os dois métodos resultam em pratos saborosos, pelo quê, o que precisa ser levado em conta mesmo é a temperatura, já que o ideal é que o empanado seja frito de forma rápida. Fazendo isso ele ficará crocante, e isso tende a diminuir as chances de deixá-lo encharcado de óleo.

Temperos

Temperos e Misturas

Na hora de preparar o empanado, não é bom esquecer de temperar o ovo e a farinha de trigo com pitadas de sal, isso evita que o alimento acabe ficando insosso. Para quem quiser, é possível acrescentar alguns temperos extras para incrementar ainda mais o sabor do prato.

A lista de temperos que podem ser úteis inclui pimentas secas, tais como a pimenta preta, calabresa e a branca, mas além disso também vale a pena arriscar eventualmente itens como tominho, orégano e alecrim.

E pra quem deseja um sabor mais forte, uma boa alternativa é apostar em um tempero com especiarias como cominho e noz moscada, que resultam em sabor bastante característico.

Não obstante, para quem gosta de ousar, pode ser uma boa adicionar ainda um pouco de queijo ralado, que pdoe dar um pouco mais de corânica à casquinha.

E para finalizar, vale dizer que especialistas recomendam a adição de um pouco de alho picado antes de empanar o alimento, isso pode fazer diferença no sabor independente do tipo de alimento desejado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: