Topo

Feijão leve: veja dicas para preparar o alimento sem exceder nas calorias

Comente

O feijão é um dos alimentos que não costuma faltar na mesa dos brasileiros, pois além de render uma ótima combinação com o tradicional arroz branco, é um item rico em vitaminas do complexo B, fibras e ferro, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e saúde da pele, cabelos, intestino, dentre outros.

Apesar disso, embora o feijão não seja por si só um alimento calórico – uma concha do alimento possui cerca de 50 calorias – muitas receitas acabam incrementando de mais no preparo e elevando assim a quantidade de calorias, o que pode acabar por comprometer a dieta de muita gente.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir algumas dicas que ajudam a manter o prato leve e saboroso. Confira!

Dicas para consumir feijão sem abusar das calorias

Usar óleos vegetais

Usar óleos vegetais

Na hora de cozinhar o feijão é bom usar apenas água no cozimento, para não deixá-lo mais gordo que o necessário. Já na hora de refogá-lo o ideal é usar óleos vegetais, como por exemplo, os de canola ou girassol.

Segundo especialistas esses tipos de óleo possuem maior resistência ao calor, o que evita que a gordura se transforme em gordura trans, esta prejudicial ao coração e em parte responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos.

Salada de feijão

Salada de feijão

O feijão é um alimento rico em fibras, por essa razão ele proporciona a sensação de saciedade, evitando excessos na dieta. Para variar um pouco o seu preparo, uma boa é preparar saladas com feijão fadinho ou o feijão branco.

Uma das vantagens de preparar a salada de feijão é que não é preciso adicionar óleo para refogar, basta temperar com azeite, que é fonte de boas gorduras.

Farinha de feijão branco

Farinha de feijão branco

Com todas as qualidades que o feijão branco possui ele se tornou um dos mais procurados por quem está em dieta restritiva ou que deseja perder peso.

Mas a farinha de feijão branco pode ajudar ainda mais na redução do peso e níveis de açúcar no sangue, já que possui faseolamina, uma proteína que inibe a absorção da glicose no organismo.

Segundo nutricionista o ideal seria consumir a farinha de feijão branco crua, já que a faseolamina perde parte de suas propriedades quando exposta a altas temperaturas.

Apesar disso, há o alerta de que o feijão cru possui toxinas, por isso o consumo deve respeitar sempre a quantidade estipulada pelo nutricionista, já que ninguém deve consumir o item sem um aconselhamento profissional.

Leia também:

Temperos

Temperos

Existe uma infinidade de temperos que pode ser usada no preparo de feijão, mas alguns deixa seu sabor mais gostoso sem comprometer a dieta. Os mais indicados nesses casos são louro e alho, que deixam o feijão com sabor caseiro e também adiciona nutrientes ao prato.

Outra dica é temperar o feijão espetado em uma cebola uma folha de louro e um cravo, esse trio além de dar um sabor especial ao prato, ajuda a diminuir a fermentação que acontece quando há consumo excessivo do alimento.

Caldo de feijão

Caldo de feijão

Quando chegam os dias mais frios, a melhor pedida é um belo caldo de feijão, que além de ser fonte de ferro, fibras e proteínas é muito saboroso. Mas para obter todos os nutrientes que ele oferece é importante bater os grãos de feijão também e não apenas o seu caldo.

E outra dica é evitar adicionar fontes de gordura, como o bacon e outros tipos de alimentos mais calóricos ricos em gordura saturada.

Não usar carnes

Não usar carnes

A carne até pode realçar o sabor do feijão, mas ela deixa o alimento mais gorduroso. Se a preferência é combinar a carne cozida com o alimento, a dica é diminuir a quantidade de óleo na hora de refogar o próprio feijão e usar carnes magras, não esquecendo de diminuir a porção de carne no prato, já que a mesma estará presente no feijão.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: