Topo

9 livros que podem ajudar você a melhorar sua vida financeira

4.00 / 5 - 2
Comente

O cenário econômico do Brasil na atualidade é o pior das últimas décadas, mas curiosamente ainda há muita gente enriquecendo no país – e não estamos falando aqui de um ou outro político espalhado por aí. São pessoas comuns que decidiram arregaçar as mangas para trabalhar e também para mudar a mentalidade no que diz respeito a dinheiro.

Embora não seja fácil a missão de buscar a tranquilidade financeira em pleno período de crise, especialistas em finanças acreditam que qualquer pessoa pode fazer progresso, em alguns casos, até mesmo tirando proveito da conturbada fase econômica.

Hoje, por exemplo, há no mercado uma enorme quantidade de livros que pode bastante quem deseja ter maior controle sobre sua situação financeira. De olho nisso, portanto, decidimos listar a seguir alguns grandes exemplos de obras que se encaixam nesse contexto. Confira!

Livros sobre finanças que podem te ajudar a enriquecer

Economia na Palma da Mão

Economia na Palma da Mão

O livro que tem autoria de Carlos Eduardo S. Gonçalves e Bruno Cara Giovannetti, usa do bom humor para trazer à tona alguns importantes conceitos econômicos que trazem grande impacto na vida dos consumidores.

Os dois escritores, que também são professores da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP), falam a respeito de assuntos importantes como inflação, fundos de investimento, câmbio, prêmio de risco e PIB, dentre outros. A obra é uma publicação da editora Benvirá.

Scarcity: The New Science of Having Less and How It Defines Our Lives

Scarcity: The New Science of Having Less and How It Defines Our Lives

Publicado pela editora Picador, temos aqui uma obra escrita por Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir, um economista de Harvard e um psicólogo de Princeton, duas das mais conceituadas faculdades norte-americanas.

A obra analisa aspectos importantes sobre o dinheiro e traz uma abordagem sobre como a falta dele pode levar o cérebro a buscar alívio imediato ao invés de soluções capazes de resolver definitivamente o problema no longo prazo. O livro ainda apresenta dicas para quem quer fugir desse padrão.

Pescando Tolos – A Economia da Manipulação e Fraude

pescando-tolos

E aqui temos um livro publicado pela editora Alta Books e escrito por George Akerlof e Robert Shiller, ganhadores do Nobel. A obra mostra as artimanhas que o mercado financeiro pode usar na exploração das fraquezas psicológicas e ignorância dos consumidores.

A lista de assuntos inclui tópicos polêmicos, como a má utilização do cartão de crédito e as sedutoras táticas usadas em campanhas publicitárias, que por vezes acaba levando o consumidor a pagar mais caro em troca de um benefício ínfimo.

No decorrer do livro, os autores apresentam ainda a história de alguns personagens que conseguiram lidar melhor com esse tipo de situação com a busca por conhecimento e informação.

Sobrou dinheiro

Sobrou dinheiro

E aqui temos um livro que ganhou status de best-seller. A obra escrita por Luís Carlos Ewald (conhecido como Sr. Dinheiro após participação em quadro sobre finanças no Fantástico da TV Globo) e publicado pela Bertrand Brasil, joga uma luz sobre a importância do gerenciamento das despesas familiares.

Ao longo das páginas o autor explica de maneira didática termos como inflação, reajuste de preços e impostos, mostrando a importância de cada um para aqueles que querem fugir do vermelho.

Leia também:

Dinheiro: Os segredos de quem tem

Dinheiro: Os segredos de quem tem

Publicado pela editora Sextante e escrito pelo famoso escritor Gustavo Cerbasi (“Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”), o livro “Dinheiro: Os segredos de quem tem: Como conquistar e manter sua independência financeira” é outro grande achado nessa vertente de busca por melhores condições financeiras.

Na obra, o autor apresenta como na maioria das vezes a riqueza está muito mais associada ao trabalho duro, disciplina e estilo de vida frugal, que a uma herança astronômica ou estudo excessivo. Além disso, Cerbasi mostra que na pelo enriquecimento o que tem mais importância são as decisões tomadas no dia a dia.

The Opposite of Spoiled

The Opposite of Spoiled

E aqui temos o livro publicado pela editora Harper e escrito por Ron Lieber, colunista de finanças pessoais do “New York Times”. Surpreso com a falta de conhecimento dos adolescentes americanos a respeito das finanças, ele decidiu escrever o livro para aprofundar no assunto.

Na visão de Lieber, os pais devem assumir o papel de protagonista na missão de reverter o problema relacionado à educação financeira dos filhos enquanto eles ainda estão na fase da juventude. Direcionado a jovens e adultos, o livro retrata importantes questões sobre o gerenciamento do dinheiro ao longo da vida.

De Quem É o Dinheiro? – Ganância, Medo, Azar e Sorte – Vitórias e Tropeços na Bolsa

De Quem É o Dinheiro? - Ganância, Medo, Azar e Sorte – Vitórias e Tropeços na Bolsa

Esse é um livro da editora Textonovo e que tem como autores os consultores de investimentos Adley Piovesan e Homero Chemale. A obra apresenta 51 histórias curtas sobre personagens que atuam na bolsa de valores e tentam atrair e ludibriar os investidores.

De maneira direta ou indireta, cada história traz à tona os riscos presentes no mercado de ações, mostrando o que é preciso para evitar desperdício de capital na área.

The Debt Escape Plan

The Debt Escape Plan

Levado ao mercado pela editora Career Press e escrito pela advogada Beverly Harzon, especialista em defesa do consumidor, “The Debt Escape Plan” mostra como a autora quitou uma dívida de 20 mil dólares em cartões de crédito em apenas dois anos.

A obra mostra como o planejamento e a disciplina podem fazer toda a diferença para quem deseja recuperar o crédito no mercado e desfrutar de uma vida financeira mais tranquila, evitando cair novamente na armadilha das dívidas.

Harzon dá a entender que ao invés de dar fim aos cartões de créditos, optou por buscar entender seu perfil e a causa dos hábitos nocivos em relação às finanças.

Other People’s Money: The Real Business of Finance

Other People’s Money: The Real Business of Finance

E por fim temos aqui um livro escrito por John Kay, um economista britânico que apresenta um novo olhar sobre o sistema financeiro moderno, mostrando como ele pode ser incapaz de proteger os clientes de instituições financeiras contra fraudes e falências.

O autor usa a crise de 2008 como gancho e mostra porque em sua visão há uma série de falhas na regulação dos mercados, o que em tese contribui para um cenário preocupante em relação às finanças. O livro não por acaso, já foi considerado o livro do ano por importantes veículos, tais como o Financial Times, The Economist e a Bloomberg.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: