Topo

Mitos e verdades mais comuns da culinária e cozinha de modo geral

Comente

Truques e dicas de cozinha normalmente são passadas de geração para geração, mas junto com eles, muitos mitos acabaram sendo difundidos também. Você sabe identificar quando uma dica é válida ou quando é apenas um mito? Pois bem, a seguir apresentamos uma boa ideia disso. Confira!

Os mitos e verdades da culinária

Azeite se transforma em gordura saturada quando aquecido?

Azeite se transforma em gordura saturada quando aquecido?

Parcialmente verdade. Muitas pessoas dizem que quando o azeite é aquecido ele sofre uma saturação e passa a ser nocivo à saúde, mas isso não é de todo verdade. Para que as propriedades do azeite sofram alterações é preciso que ele seja aquecido a uma temperatura acima de 210°C. Essa é a temperatura em que começa a surgir fumaça e o momento que o olho começa a queimar devido às substâncias nocivas.

Porem o óleo de girassol chega ao ponto de fumaça com a temperatura de 227°C, já o de canola a 224°C e de milho a 204°C. Ou seja, o risco do superaquecimento do azeite é similar a qualquer um desses óleos. Por essa razão que o ideal é não aquecer o azeite e outros óleos extraídos a frio, usando apenas para finalizações de pratos frios.

Alho ou cebola – quem deve ser refogado primeiro?

Alho ou cebola – quem deve ser refogado primeiro?

Há quem diga que o alho deve ser refogado antes da cebola e gente que diz exatamente o oposto. Que está com a razão? De acordo com a literatura culinária, o ideal é que a cebola seja refogada primeiro, isso porque ela libera mais água e leva mais tempo para ficar dourada. Se o alho for refogado primeiro ele corre o risco de ficar queimado e deixar a comida com gosto amargo.

Açúcar elimina a acidez do molho de tomate?

Açúcar elimina a acidez do molho de tomate?

Para eliminar a acidez do molho de tomate muita gente usa uma pitada de açúcar no molho. Mas a verdade é que o açúcar não é capaz de eliminar a acidez do molho. Na prática, ele apenas deixa o resultado mais adocicado e disfarça o ácido do molho. O que realmente pode eliminar a acidez do molho é o bicarbonato de sódio.

É mais rápido dessalgar o bacalhau no leite?

É mais rápido dessalgar o bacalhau no leite?

Não. Na verdade para dessalgar o bacalhau, tudo o que você precisa é deixá-lo de molho em um líquido que não seja salgado. Trocar a água por leite não vai tornar o processo mais rápido, só alterará seu sabor. Se não deseja que o sabor do leite esteja em seu prato, use apenas água para dessalgar o alimento.

Leia também:

Óleo na água do cozimento evita que a massa grude?

Óleo na água do cozimento evita que a massa grude?

Não. Para evitar que a massa grude na hora do cozimento, o melhor é cozinhá-la em uma panela grande com água em abundância e sal. Acrescentar óleo à água do cozimento só deixará a massa pesada e escorregadia, atrapalhando a aderência do molho.

Selar a carne evita que ela perca seus sucos?

Selar a carne evita que ela perca seus sucos?

Não. Selar a carne só a deixará com a superfície dourada como um grelhado, deixando o alimento com uma cor agradável e mais saborosa. Mas esse processo não vai impedir que a carne perca líquido, pois com a exposição ao calor ele será liberado. Agora, se a selagem da carne for feita de uma forma muita rápida, pode ser que a quantidade de líquido perdida seja reduzida.

Não é certo congelar novamente uma carne que foi descongelada?

Não é certo congelar novamente uma carne que foi descongelada?

Mito. A carne pode ser congelada novamente mesmo que ela já tenha sido descongelada, mas o processo de descongelamento deve ter sido feito dentro da geladeira. Agora, vale ressaltar que o processo de descongelamento faz com que a carne perca textura e sabor.

Acrescentar sal na água faz com que ela leve mais tempo para ferver?

Acrescentar sal na água faz com que ela leve mais tempo para ferver?

Sim. A água pura chega ao processo de ebulição com a temperatura de 100ºC, mas quando está com sal ela precisa de mais calor para ferver. Por isso, para não atrasar muito o preparo de seu prato, a dica é acrescentar o sal apenas após o ponto de fervura.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: