Topo

5 dicas incríveis para você preparar uma batata frita sequinha e crocante

Comente

A batata frita está entre os alimentos mais desejados do mundo, certo? Mas tudo fica ainda melhor quando ela fica bem crocante e sequinha, mas será que é possível deixar ela sempre assim? Nesse artigo nós mostramos que sim, é possível. A seguir você confere as dicas.

Como preparar uma batata frita sequinha e crocante

Escolha a batata certa

Escolha a batata certa

A verdade é que qualquer batata pode ser usada para fazer suas batatas fritas, mas se você a quer uma mais saborosa, sequinha e crocante a dica é optar pela batata Asterix. Isso porque ela possui a casca roxa e uma quantidade menor de amido, que é o grande vilão do preparo e acaba deixando as batatas molengas.

Corte correto

Corte correto

O jeito de preparar uma batata também pode influenciar no resultado. O jeito clássico de preparar a batata frita é cortando em palitinhos, mas é possível variar na hora do preparo e dar nova vida ao prato. Uma dica é fazer uma bata frita mais rústica, preparando ela com casca e tudo, o que daria maior crocância ao prato.

Agora, nesse caso é bom não esquecer de lavar com atenção as batatas. Feito isso, é só cortá-las em forma de palitos médios para que els fiquem crocantes por fora e cozidas por dentro. Outra dica é cortar o alimento em formato de chips, assim ele fica bem mais crocante e sequinho.

Leia também:

Sem amido

Sem amido

Um dos principais truques para deixar a batata frita sequinha é deixá-la de molho na água para que perca o amido. Essa é uma das etapas que a maioria das pessoas não cumpre e o resultado é que as batatas acabam ficando murchas.

Para retirar o amido das batatas, é importante cortá-las e deixá-las de molho na água por uns cinco minutos ou mais antes da fritura. Para se livrar de vez do amido, pode ser melhor ainda trocar a água em que as batatas estão de molho por pelo menos três vezes, sempre com espaço de 5 minutos entre uma troca e outra. Depois disso é só secar as batatas em um pano limpo e fritá-las.

Segredo da crocância

batata-frita-e-ketchup
 

Para deixar suas batatas fritas bem crocantes, uma dica é fritá-las quando estão frias ou geladas. Por isso o ideal é deixá-las de molho em vasilhas com água, gelo e sal. Depois basta secar em pano limpo e fritar.

Temperatura do óleo

Segredo da crocância
 

A temperatura ideal do óleo para fritar as batatas é de 160 °C. Se você não possui termômetro a dica e jogar um pedaço de batata na panela e esperar que ela suba para superfície. Quando isso acontecer e a gordura começar a borbulhar em volta do pedaço, é hora de colocar o restante pra fritar. O prazo da fritura costuma ser de 7 a 10 minutos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: