Topo

8 técnicas caseiras para deixar a carne mais macia

Comente

Para ter uma carne macia e suculenta não basta apenas escolher um bom corte, também é preciso ter um mínimo domínio da culinária para prepará-la de maneira ideal. Felizmente, não é difícil aprender sobre isso. Existem alguns truques de cozinha que são simples e ajudam quem quer a carne mais suculenta e macia. A seguir você confere alguns casos.

Dicas caseiras para fazer carne mais suculenta e macia

Dicas caseiras para fazer carne mais suculenta e macia

Formas de amaciar a carne

O corte é um fator importante para garantir a maciez da carne, por isso, é importante fazer o corte no sentido contrário ao das fibras da peça. Outra dica é batê-la com martelo de carne para que ela adquira maior maciez.

Outra forma de garantir que ela vai ficar macia é furar a peça e colocar bacon no buraco, no caso das peças que permitem esse tipo de preparo. Ao fazer os furos, as fibras da carne são quebradas e a gordura do bacon vai ajudar na maciez e suculência da carne.

Marinar a carne

Outra forma de deixar a carne mais macia e bem temperada é colocando-a pra marinar em vinagre, vinho ou suco de frutas, tais como figo, abacaxi, mamão e kiwi, além é claro, do gengibre. Esse processo resulta em uma carne mais macia para seu prato.

Leia também:

Marinado com abacaxi

Dos itens citados o abacaxi é o mais comum e mais usado para deixar a carne macia, sendo talvez a opção mais fácil de encontrar. Para preparar um marinado com a fruta a dica é usar a cada quilo de carne, 200 gramas de abacaxi, deixando a peça marinar por um período de quarenta minutos.

Em caso de carne cozida, a dica é colocar a fruta para cozinhar junto com a carne, mas nesse caso é importante cortar fatias bem finas para que se desfaça durante o cozimento.

Marinado com mamão

O mamão é outra fruta que pode ser usada para garantir a maciez da carne, pois ele também possui enzimas que quebram as fibras da carne, garantindo sua maciez. A proporção para o marinado com mamão é de cinco quilos de carne para trezentos gramas de mamão cortado e macerado.

Nesse caso é preciso misturar com a carne e deixar descansar por duras horas, depois disso é só lavar a peça para retirar toda enzima e temperar como de costume.

Marinado com azeite e vinagre

Outra dica simples de marinado é fazer uma misturinha de azeite e vinagre, em casos de assados, a dica é enrolar a carne em papel celofane antes de assá-la em fogo baixo.

Bife marinado

Não é apenas com assados e cozidos que o marinado pode ser utilizado, ele funciona bem em bifes também. Mas no caso do bife o ideal é fazer marinado com vinagre, cebola e limão, deixando a carne descansar por algum tempo antes do preparo.

Marina com vinho e cerveja

Alguns cortes de carne possuem fibras mais resistentes, nesse caso para deixá-las mais macias, o ideal é colocá-las um bom tempo marinando no vinho ou cerveja. Lembrando que quanto maior a qualidade e procedência do corte de carne mais macia ela será após o preparo, garantindo assim a suculência e o sabor desejado.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: