Topo

Lista completa de alimentos que não devem ser colocados na geladeira

Comente

A geladeira se tornou um eletrodoméstico imprescindível nos dias de hoje. É ela que permite prolongar a vida útil dos alimentos, tanto aqueles que ainda estão em seu estado natural, ou cru, quanto aqueles que passaram por algum tipo de preparo. Mas nem todos os alimentos devem ser colocados na geladeira. Confira a lista de comidas que devem passar longe do refrigerador:

Batatas

As batatas devem sempre estar devidamente condicionadas em espaço fresco, seco e escuro. Por conta de temperaturas frias da geladeira, o processo poderá transformar o amido da batata em ainda mais açúcar. As batatas deverão ser removidas de sacos plásticos e papéis, as batatas devem ser mantidas em caixas de papelão com boa ventilação para que tenham maior duração.

Melaço

Este é um alimento que consegue sobreviver muito bem em qualquer despensa ou armário, longe da geladeira. Como ele conta com uma grande quantidade e concentração de açúcar, o crescimento bacteriano é praticamente inexistente. Além disso, ao colocar o melaço dentro de um refrigerador o alimento vai acabar se tornando duro, perdendo sua consistência característica e tornando sua utilização mais difícil no dia a dia da cozinha.

Cebolas

Veja também:

Cebolas com casca, de acordo com a Associações internacionais, quando com casca, devem ser mantidas longe de sacolas plásticas e da geladeira. As cebolas com casca precisam de exposição ao ar para ter vida útil máxima, caso você descasque as cebolas, é interessante desta forma manter as mesmas em geladeira, em um recipiente coberto, além disto, as cebolas devem ser utilizadas quando descascadas o mais breve possível para evitar mofos.

Banana

A banana costuma perder seus nutrientes na geladeira, por este motivo é melhor que fiquem sempre fora da geladeira. De acordo com associações alimentícias internacionais as bananas são mantidas no balcão até amadurecerem, em contato com temperaturas frias acabam diminuindo o processo de amadurecimento. Se conservada em geladeira, a umidade e a escuridão apenas facilitam o apodrecimento das frutas.

Alhos

Esta é uma informação que poderá parecer estranha, colocar o alho na geladeira irá fazer com que ele brote, além disto, o alho irá ficar mofado e até mesmo emborrachado. Dentro da sua geladeira, a aparência do alho irá raramente modificar, mas não quer dizer que ele estará bom para seu consumo. Você saberá que alho está ou não próprio para consumo apenas após o abrir.

Tomates

Não há quem não ame os tomates, mas manter em geladeira fará com que percam totalmente seu sabor. O ar frio interrompe seu processo de amadurecimento, e este processo é o que oferece cada vez mais sabor para o tomate. Outra informação importante é que a temperatura fria da geladeira poderá alterar a textura dos tomates. Mantenha os tomates dentro de uma cesta ou tigela em sua cozinha.

Abacates

Se você comprar um abacate que está com dificuldade de amadurecer, não deverá o colocar na geladeira. O abacate necessitará de tempo para amadurecer e se manter em temperatura mais fria irá impedir o processo. Outra informação é que você deverá colocar a abacate na geladeira apenas se ele estiver maduro e você não o utilizar em um período breve.

Mel

Para manter o mel sempre fresco é muito simples, basta manter em um bom ambiente fechado, e sem iluminação, estará fresco sempre. Armazenar na geladeira não faz sentido algum, o alimento possui uma preservação natural não necessita de geladeira. Ao colocar o mel em geladeira, você irá acelerar o processo de cristalização do açúcar, ele irá ficar firme e difícil de usar.

Café

Tanto o café moído como in natura precisa se manter em temperatura fria e seca, além de ambientes escuros para manter seu sabor e frescor, a geladeira não é o melhor lugar para o café fresco. Mantenha o café em recipiente ou sacos herméticos, caso você tenha grandes quantidades de café, poderá congelar. Você poderá os armazenar por até um mês em geladeira congelados.

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é um maravilhoso alimento que deveria inclusive ser consumido todos os dias. Seu armazenamento deve ser feito apenas em temperatura ambiente, ao ser armazenado na geladeira, seu uso ficará mais difícil e o tornará condensado com aspecto semelhante a manteiga perdendo suas propriedades. Procure sempre que quiser guardar o azeite manter o mesmo em lugar escuro e fresco.

Pães

Nada irá deixar o pão mais seco do que a geladeira. Se você fizer sanduíches com o pão, poderá os colocar na geladeira, mas apenas nesta situação. A temperatura mais fria irá deixar o pão duro e pouco mastigável. A temperatura mais fria do pão, irá fazer com que ele fique velho e mais duro, em um período mais rápido do que se estivesse fora da geladeira.

Abóboras

As abóboras são deliciosas, desde que não colocadas em geladeira. Para manter o fruto por mais tempo, é importante manter as abóboras em áreas ventiladas. Este local deverá estar escuro, fresco e seco. Uma alternativa perfeita são os porões ou ainda as dispensas de casa, por conta de sua casca grossa, as abóboras irão ficar firmes e prontas para utilizar por muito tempo.

Melão

Se você não abriu o fruto, não há necessidade de os colocar em geladeira. Armazenar os melões na temperatura ambiente irá manter os níveis de antioxidantes do fruto fresco. Os melões em geladeira perdem boas quantidades de beta-caroteno, procure ter em mente que estas regras funcionam para melões inteiros. Quando fatiados, devem ser colocados em geladeira, porém cobertos devendo ser consumidos pouco tempo depois.

Frutas como: Damasco, Kiwi, Pêssegos, Ameixas e Mangas

Como ocorre com os tomates e outros alimentos colocados em refrigeradores, estes poderão ter seu processo de amadurecimento interrompido, na mesma situação incluem-se frutas como kiwi, damasco, ameixas e pêssegos, estas frutas também poderão perder seus nutrientes se colocados na geladeira. As baixas temperaturas quebram as membranas das frutas, por isto coloque as mesmas em local seco e fresco para que se mantenham assim por mais tempo.

Manjericão

A temperatura fria da geladeira irá murchar o manjericão muito mais rapidamente que o normal. Outra particularidade é que ele poderá absorver qualquer um dos aromas de outros alimentos próximos dele. Procure tratar o seu manjericão da mesma forma que trata flores, para que possa conquistar melhores resultados, procure o manter fora da geladeira, deixando o mesmo em uma xícara de água doce.

Ovos

Existem longos debates relacionados a este alimento, se você deve ou não manter os ovos em refrigeração. Estudos apontam que se deve manter os ovos na geladeira ou não alteram suas propriedades. Se mantiver os ovos na temperatura ambiente não há problema algum. Outros estudos apontam que dentro de geladeiras, o sabor dos ovos fica alterado, por isto é melhor se manter os mesmos fora da geladeira.

Atum

Muitas pessoas procuram manter o atum em conserva na geladeira, mas em sua embalagem selada, é mais seguro o manter em temperatura ambiente sem que ocorra algum tipo de problema. O atum enlatado possui diversos conservantes, tornando o produto completamente saudável de se manter no armário da cozinha. Seu sabor é mais atraente em temperatura ambiente ao invés de estar em temperatura fria.

Ketchup

O produto que é bastante industrializado conta com diversas bactérias que produzem ácidos, o que beneficiam muito a conservação deste produto, que pode inclusive ficar anos sem refrigeração. Seus conservantes são bastante úteis para manter a qualidade por muitos dias, mesmo após estar aberto. Se você abriu agora mesmo uma embalagem de ketchup, não se preocupe, pode deixar fora da geladeira sem problema algum.

Manteiga de Amendoim

Bem ao contrário da maioria dos doces, a manteiga de amendoim deverá ser mantida fora da geladeira. Colocar o produto na geladeira poderá o transformar em um produto firme e seco. Ao invés disso, prefira por manter a manteiga de amendoim em um lugar fresco, escuro e seco, como um armário por exemplo. Este cuidado manterá a manteiga de amendoim lisa, macia e pronta para utilizar.

Saladas

As saladas, quando mantidas á base de óleo ou vinagre possuem a capacidade de se manter fresca por um longo período, inclusive sem refrigeração. Refrigerar molhos para salada poderá trazer um mau cheiro para os mesmos. Muitas saladas possuem base de maionese ou de iogurte e devem ser refrigeradas para que se mantenham saudáveis. Caso você faça algum tipo de salada sem molhos, é possível manter longe da geladeira.

Pepino em conserva (picles)

O pepino é bastante comum ficar na geladeira, mas para a sua informação, é melhor deixar os mesmos fora da geladeira. O alimento é rico em conservantes, e pode ser mantido desta forma por até três anos. Alguns alimentos também poderão ser preservados com a ajuda dos picles, ou seja, o pepino em conserva, sem você se preocupar com sua refrigeração.

Cenouras

Assim como ocorre com os pepinos, a mesma condição poderá ser aplicada para as cenouras. As cenouras em geladeira poderão oferecer para você uma experiência bastante ruim com cenouras apodrecidas e cheias de água em pouco tempo. As cenouras devem ser armazenadas no escuro, longe de luz do sol. Manter o produto em um local com alta umidade irá fazer com que ele estrague em pouco tempo.

Frutas cítricas

Frutos cítricos não combinam de forma alguma com temperaturas frias, entre estes produtos podemos citar as laranjas e os limões. Estes frutos precisam de temperatura natural para amadurecer, manter os mesmos na geladeira dificulta o processo. É possível ainda ver alguns pontos, bem como a pele sem brilho sobre estes tipos de frutas quando são mantidas na geladeira, além de seu sabor que acaba alterado.

Chocolate

Geralmente os chocolates são mantidos dentro de geladeiras. É interessante que se mantenham em geladeiras chocolates propensos a diluir pela temperatura mais quente, mas a maior parte dos chocolates não necessitam de refrigeração. Após ser guardado na geladeira o chocolate irá ficar com um sabor diferente, por isto procure nunca deixar chocolates na geladeira, deixe apenas quando houver mudança do seu estado sólido.

Pepino

O pepino está geralmente em temperatura ambiente, por este motivo, a geladeira não é o melhor local para o preservar. Quando em temperatura fria, há a aceleração da decomposição da pele do pepino, por isto busque um lugar seco e fresco em temperatura ambiente para armazenar o pepino, ele ficará saudável por alguns dias desde que ele esteja inteiro em sua peça.

Farinha

Manter sob refrigeração ou não a farinha não irá fazer diferença para este produto. Porém vale saber se é interessante você colocar ainda mais alimentos no interior do seu aparelho ou não. Procure ter em sua geladeira apenas o necessário, e a farinha permanece muito bem quando fresca, se você não quiser sua embalagem aberta, vale a pena manter a mesma apenas em um recipiente hermético e seco.

Cereal

Para se manter fresco, seu cereal jamais deverá ser colocado dentro da geladeira. Caso o cereal seja colocado na geladeira, é possível que ele absorva umidade e esta mistura junto com as baixas temperaturas podem deteriorar a textura do seu cereal preferido em pouco tempo, tornando o cereal não mais tão saudável além de menos crocante não sendo interessante de consumir.

Geléias

Este é um doce feito basicamente com grandes quantidades de conservantes, por este motivo é possível armazenar o produto fora da geladeira. As pessoas não compreendem isto e tendem a colocar após aberta na geladeira, mas você poderá deixar o produto fora da geladeira mesmo por muitos dias. Para manter a geleia saudável é importante ter atenção para não sujar o recipiente com facas ou colheres com outros produtos pois a geleia poderá estragar.

Pimentas

Existe um grande mito neste alimento, as pessoas acreditam que manter a pimenta na geladeira preserva o produto por mais tempo, mas ao contrário, além de perder seu frescor, acabam ficando com suas cores desbotadas. Uma dica interessante é manter as pimentas em um recipiente hermeticamente fechado sempre em temperatura ambiente. Em temperatura ambiente não teremos alteração no sabor da pimenta nem mesmo de textura.

Maçãs

Há um ditado que diz que uma maçã por dia mantém o médico longe, por conta de seus diversos benefícios nutricionais. Isto é uma grande verdade, mas ainda há uma grande quantidade de pessoas que colocam as maçãs dentro de suas geladeiras, mas não é preciso ter este cuidado. Frescas as maçãs duram em torno de uma semana, ou duas, em temperatura ambiente.

Molhos de Salada

Os molhos de salada ou vinagretes são itens comuns que pessoas colocam em geladeira. Algumas pesquisas, porém, apontam que não existem benefícios reais para fazer este procedimento. Os principais componentes básicos do molho de salada são especialmente o vinagre e o óleo. Estes ingredientes nunca são refrigerados por conta própria. Se você fizer seus próprios molhos, eles podem precisar de refrigeração, molhos processados não necessitam.

Especiarias ou temperos

É comum as pessoas manterem os temperos e especiarias na geladeira. Este é um ato, porém que não possui valor algum, já que os temperos moídos poderão ser preservados por longos períodos sem a necessidade de refrigeração. Nas próprias lojas, os temperos são mantidos em temperatura ambiente por meses, até anos, por isto não se preocupe em deixar os produtos na sua despensa.

Pêras

Diferente de outras frutas, as peras não amadurecem em árvores. Se você as armazenar em temperatura ambiente, ela irá lentamente atingir seu amadurecimento. Como resultados você terá um sabor delicioso, suculento e doce de dentro para fora. Peras não maduras devem evitar a geladeira, pois pode atrasar o processo e impedir que fiquem frescas. Assim que estiverem maduras é possível colocar em geladeira para durarem mais tempo.

Berinjela

A berinjela precisa ser mantida longe de luz solar e em temperatura ambiente. Quando bem conservada é possível que dure bastante tempo. O alimento é sensível a temperatura, por isto colocar na geladeira ou deixar em temperatura alta poderá prejudicar este produto. A berinjela ainda deverá ser mantida separada de outras frutas e vegetais. Se você a armazenar em geladeira, lembre-se de utilizar logo depois de a retirar.

Molho picante ou Tabasco

Este tipo de molho possui uma vida útil bastante longa, sendo de cinco anos para Tabasco e três anos para molho picante. Este tipo de condimento poderá ser mantido ao ar livre por longo tempo, no caso de molhos quentes, procure se certificar de que este é feito a base de vinagre e não possui legumes ou frutas, procure armazenar em local fresco e arejado.

Feijão Verde ou Vagem

Este alimento é bastante interessante se você o quiser por muito tempo, duram indefinidamente. Os feijões enlatados podem durar alguns anos, já os feijões frescos por pelo menos uma semana. Os feijões verdes, ou vagem perdem seu sabor se forem armazenados ou mantidos de maneira inadequada na geladeira. Procure apenas manter a vagem crua na geladeira se planeja guardar a mesma por um grande período.

Queijo Envelhecido

A grande maioria das pessoas pensam que pelo fato do queijo ser feito de leite, requer refrigeração, porém quando se trata de queijo envelhecido, isto nem sempre é necessário. A diferença está que eles são curados, um processo que leva seis meses ou mais. Devem ser mantidos sempre frescos para que não endureçam, evite a geladeira pois a durabilidade do seu queijo poderá ser comprometida.

Carne Seca

Um produto que muitas pessoas tendem a colocar na geladeira é a carne seca. Isto ocorre por conta do produto ser feito especialmente de carne. A maior parte deste tipo de carne possui a sua umidade retirada, por este motivo é capaz de sobreviver por longos períodos na prateleira, ou em sua casa, esta é uma comida espasmódica que existe há séculos desde os tempos dos faraós, por isto não precisa ser guardada na geladeira.

Biscoito Seco

Os biscoitos secos não precisam ser colocados dentro da geladeira, basta apenas que sejam armazenados em uma área seca e fria. Você precisa garantir que o pacote esteja bem fechado, já que a umidade e a absorção do ar são os fatores que custam aos biscoitos a perda de crocância e sabor. É fundamental manter este tipo de biscoito longe de fontes de calor como eletrodomésticos ou luz solar.

Iogurte fechado

Automaticamente este produto costuma ser refrigerado pelas pessoas, e uma das razões é que ele é fabricado com leite e outros produtos. O iogurte é feito de bactérias, micróbios e probióticos em diversos casos, o açúcar do leite é convertido em ácido lático, por isto enquanto não for aberto, não precisa ir para a geladeira, agora, se você quiser o deixar com sabor frio poderá o deixar por lá.

Mostarda

A mostarda possui ácidos que atuam como conservantes. Por este motivo não necessitam ser colocados em geladeira. Em sua maioria, mostardas Dijon, amarelas, ou ainda mostardas de grãos integrais poderão durar dois meses ou mais no armário. Se você e sua família utilizam destes produtos com frequência não existe necessidade de os refrigerar, se você quiser que o produto dure mais tempo deixe na geladeira.

Abacaxis

Diferente de outras frutas, os abacaxis não amadurecem após serem colhidos. A refrigeração não é recomendada para este produto, se você tiver um abacaxi inteiro e maduro, a melhor alternativa é o manter em temperatura ambiente. Caso você não utilize a fruta em poucos dias ou a corte, você deverá armazenar o produto diretamente na geladeira. O abacaxi cortado deverá ser mantido em geladeira por dois a quatro dias no máximo.

Molho de Soja

Este tipo de molho possui uma validade muito maior do que ketchup ou mostardas, durando por dois a três anos. O molho de soja por sua vez dura em torno de um ano e meio, por conta de sua fermentação, além disto não requer refrigeração. Se você pretende manter o produto por mais de um ano deve o colocar na geladeira, o molho de peixe porém pode ter alterações de sabor.

Vinagre

O vinagre é um dos poucos alimentos auto preservativo. Estudos apontam inclusive que a vida do vinagre é algo quase indefinido. A razão para isto é por conta de sua natureza ácida, como a maior parte dos condimentos, ele não precisa ser colocado na geladeira. Mesmo depois de um longo período. Os únicos vinagres que precisam de algum cuidado são os que possuem ervas frescas, cebolinha, alho ou cebola.

Azeitonas em conserva

São muitos os tipos de azeitonas disponíveis para os consumidores. Se você deverá ou não manter os produtos refrigerados depende muito das azeitonas. Quando em conserva, não precisam ser colocadas na geladeira, mas existem muitos fatores a serem considerados. O produto deverá sempre ser mantido longe de luz solar direta ou do calor. Já azeitonas em conservas devem ser colocadas na geladeira após a sua abertura.

Leite UHT

O leite UHT é a versão do produto que dura até cinco vezes mais do que o leite comum. Em sua maioria possui uma vida útil mais longa, podendo ser de até seis meses. Estes são ótimos tipos de leite para quem quer os armazenar sem se preocupar com datas de validade, a vida útil será baseada no leite que está armazenado em sua embalagem fechada.

Batata doce

Colocar o produto na geladeira altera as estruturas de suas paredes celulares, o que torna as mesmas mais difíceis de serem quebradas, fazendo com que a batata demore mais para cozinhar. Para melhores resultados vale a pena manter a batata doce em local fresco, bem ventilado e preferencialmente escuro. Desta forma, quando for cozida, o processo irá ocorrer de maneira uniforme e suave.

Mamão

O mamão fresco pode ser encontrado o ano todo. Como ocorre com diversos alimentos, o mamão costuma não amadurecer se for colocado em geladeira. Manter o produto em temperatura ambiente irá oferecer melhores resultados, permitindo que amadureçam de forma mais uniforme. Caso a pele do mamão comece a ficar amarela e amolecer procure o colocar na geladeira, pois retardará o processo de amadurecimento.

Manteiga

Neste caso alguns dizem que deve ser guardada na geladeira, a manteiga salgada e a manteiga convencional não possuem a mesma produção. A maioria da manteiga quando comprada é feita de leite pasteurizado, ou seja, as bactérias não se atraem por elas. Em temperatura ambiente, a manteiga poderá durar em torno de uma semana, na geladeira pode durar mais, tudo depende de sua utilização.

Salame

Não importa a marca do salame seco, praticamente todos os produtos são carnes preservadas de longa duração. Os mochileiros inclusive se orgulham do salame que podem ser carregados consigo, existem algumas pessoas que veem a necessidade de os refrigerar. O salame é um alimento estável, e por isso não precisa de refrigeração, é recomendado, porém que seja consumido em no máximo seis semanas.

Donuts

Armazenar donuts em geladeiras muitas vezes faz com que fiquem encharcados ou mesmo pegajosos. Não existe uma necessidade de colocar os donuts na geladeira. A refrigeração inclusive poderá gerar um ambiente úmido propício a estragar o alimento. Para melhores resultados, é interessante guardar os donuts em um local fresco e seco de sua despensa. Em sua maioria, os donuts são deliciosos apenas quando você consome logo após a compra.

Batata Chips

As batatas fritas são seres tão americanos quanto os donuts. E como diversos alimentos, algumas pessoas questionam se devem ou não colocar na geladeira. A refrigeração retarda o processo de oxidação das batatas, mas pode acelerar a absorção de umidade. A temperatura que devem ser mantidas as batatas é ambiente, em um recipiente hermético e m local seco e escuro.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: