Topo

Veja como conseguir mais espaço para os alimentos na geladeira

Comente

Você coloca na geladeira aqueles alimentos que sequer necessitam de refrigeração? Saiba que esse pode ser um grande erro por no mínimo dois motivos: o primeiro é que ele ocupará o espaço que poderia ser aproveitado por outro alimento e o segundo é que o alimento pode ter sua textura e sabor alterados.

Mas esse não é nem de longe a única coisa que acaba roubando espaço na geladeira. Muita gente coloca os alimentos fora da ordem, no lugar errado ou até mesmo aqueles que já não têm mais utilidade.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma série de dicas para ajudar quem pretende liberar mais espaço na geladeira e até prevenir odores desagradáveis no interior da mesma. Confira!

Dicas imperdíveis para conseguir um espaço maior na geladeira

Dicas para ter espaço maior na geladeira

Fazer tudo do zero

Não tente arrumar a geladeira pela metade começando da forma que ela está agora, o melhor a fazer é começar o trabalho do zero. Para isso retire tudo o que tiver na geladeira e veja o que ainda será consumido e o que já passou do prazo de validade.

É sempre possível encontrar na geladeira sobras de comida já estragadas ou condimentos com data de validade vencidas. Descarte esses alimentos e coloque de volta na geladeira apenas o que for usar, mas dessa vez da maneira certa utilizando as demais dicas que apresentamos na sequência.

Só guardar na geladeira o que depende de refrigeração

Como já sugerimos no início do artigo, armazenar no refrigerador os alimentos que não dependem de refrigeração é um erro. Então na hora de colocar tudo de volta os produtos na geladeira é importante analisar bem pra ver o que poderia ser armazenado fora.

A lista de alimentos que podem perfeitamente ficar fora da geladeira inclui batata, tomate, maçã, pimenta, cebola, alho e molho de soja, dentre outros.

Manter cada coisa em seu devido lugar

Tente separar uma parte da geladeira para cada tipo de alimento, ou seja, determine que na parte superior ficarão apenas os alimentos que precisam de uma temperatura mais baixa, na de baixo os vegetais e assim sucessivamente.

Programando a compra seguinte

Ante de ir às compras é preciso analisar bem a geladeira para saber o que realmente está faltando comprar. Ao abrir mão disso muita gente acaba comprando alimentos que já possuem na geladeira. Na hora de fazer a lista, se for preciso vale a pena tirar até uma foto da geladeira pra saber exatamente o que falta nela.

Outra dica é priorizar a compra de alimentos que podem complementar o que já tem na geladeira na hora de preparar um prato.

Leia também:

Use vasilhas

E aqui temos outra dica extremamente importante. Uma ótima forma de conservar alimentos e manter a geladeira organizada ao mesmo tempo é usar vasilhas, elas servem até para prevenir a contaminação dos alimentos e evitar possíveis odores.

Sacos plásticos com fechos herméticos

Se for usar porções menores de alimentos a dica é usar sacos plásticos com fechos herméticos, isso além de manter os alimentos frescos por mais tempo ainda ajuda na organização da geladeira.

E não se esqueça de lavar bem esses sacos plásticos após o uso, pois se higienizados de maneira correta eles podem e devem ser reutilizados, isso naturalmente evita o descarte desnecessário de plástico no meio ambiente.

Ajustes das prateleiras

Em algumas geladeiras é possível ajustar a altura para organizá-la da melhor forma possível. Não abra mão de usar esse recurso se estiver à disposição.

Sobras de alimentos

Quando sobrar alimentos após a refeição, não guarde as panelas diretamente na geladeira, elas ocupam muito espaço. Ao invés disso procure usar vasilhas para armazenar as sobras e ainda assim consumí-las o quanto antes para aproveitar melhor os nutrientes.

Fique atenta a sua geladeira

Em casas de grandes famílias é sempre difícil manter a geladeira organizada, afinal, são diversas pessoas utilizando o aparelho para guardar os mais distintos alimentos. Por essa razão é muito importante revisar com frequência a geladeira para ver o tipo de alimento que está sendo armazenado na mesma.

Além disso, procure sempre deixar à vista os alimentos que estão perto de vencer, dessa forma todos saberão que esses alimentos precisam ser consumidos o quanto antes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: