Topo

Saiba quais são as diferenças entre os principais tipos de vinho disponíveis no mercado

Comente

O vinho é uma bebida tão antiga quanto fascinante e não é por acaso que costuma ser considerada uma das mais nobres e glamourosas de todos os tempos. Agora, é fato que nem todo mundo consegue entender as diferenças entre os variados tipos de vinhos que estão à disposição no mercado, certo?

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir algumas informações úteis para quem não consegue compreender exatamente as principais diferenças entre as versões da bebida. Veja!

Veja quais são as diferenças entre os tipos de vinho

Tipos de vinho

A elaboração dos vinhos

Sempre que se inicia a produção dos vinhos, o fabricante precisa definir qual será o tipo de elaborado, uma vez que existem diferentes formas de conduzir o processo e cada um gera um resultado diferente.

Inicialmente a definição do vinho é feita a partir da escolha do tipo de uva que será usada no processo, os exemplos incluem variedade de uva europeia ou americana, pra citar alguns.

Depois de fermentadas, vários produtos podem ser elaborados a partir do vinho, nesse caso a lista de opções inclui o Brandy que é um destilado de vinho que deve ser envelhecido por seis meses em barris de carvalho. O resultado é mais conhecido como Conhaque, mas esse termo é usado em produtos feitos na região de Cognac, na França.

Outro produto pouco lembrado é o Graspa, chamado de Grappa na Itália. Esse produto é obtido a partir do bagaço da uva, que já sofre fermentação. Depois de fermentado o bagaço é colocado nos destiladores, sendo envelhecido em barris de carvalho ou oferecida para consumo mesmo sem nenhum envelhecimento.

Além disso há também o vinho espumante, é um dos mais conhecidos pelo consumidor. Ele tem origem na França, precisamente na região de Champagne. O produto surge da segunda fermentação de um vinho base, podendo ser feito na própria garrafa ou em grandes recipientes, possuindo gás carbônico que fica responsável pela espuma.

A coloração do vinho

O vinho pode ter diferentes colorações de acordo com a uva usada e seu envelhecimento. O vinho branco, por exemplo, possui coloração amarelada e pode ser elaborado de duas formas: com uvas brancas ou com uvas tintas vinificadas em branco.

Por outro lado o vinho tinto é elaborado exclusivamente com uvas tintas, sendo este um dos vinhos mais apreciados.

Além disso há ainda o vinho rosé (ou rosado) que possui uma coloração intermediária, podendo ser elaborado tanto por mistura do vinho tinto com o branco quanto a partir de uva tinta que fica um tempo pequeno com a presença das cascas, em um período conhecido como Maceração Pelicular.

Leia também:

Açúcar no vinho

Dependendo do nível de açúcar que o vinho possui ele recebe a classificação de seco ou suave. O vinho suave pode ser tanto tinto quanto branco e possui uma grande dose de açúcar residual que não é absorvido durante a fermentação e acaba se acumulando no meio.

Devido essa técnica os apreciadores dizem que esse tipo de vinho possui uma qualidade inferior, uma vez que o açúcar pode esconder defeitos dos vinhos, além das características aromáticas das uvas.

O vinho seco, por sua vez, possui pequenas doses de açúcar residual, de modo que a fermentação desse vinho só acaba quando o açúcar desaparece quase que totalmente. Sua característica é possuir o máximo de 5g por litro de vinho.

Tipo de uva

O vinho pode ser classificado como sendo Assemblage ou Varietal. O termo varietal diz respeito à bebida que recebe no rótulo o nome da variedade de sua origem, contendo 65% da variedade dita em sua composição.

Já o termo Assemblage, se refere à elaboração da bebida através da mistura de dois ou mais vinhos de diferentes variedades.

A safra do vinho

No mercado atual existem vinhos safrados e não safrados, já que a safra não é uma classificação obrigatória. O vinho safrado deve conter em seu rótulo a safra da uva que lhe deu origem.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: