Topo

Entenda a diferença entre os diversos tipos de arroz disponíveis no mercado

5.00 / 5 - 3
Comente

Na hora de fazer a compra no supermercado, todos os consumidores se deparam com alguns diferentes tipos de arroz, mas o fato é que por desconhecer as propriedades de cada um, a maioria acaba optando pela aquisição dos mais tradicionais.

Isso, no entanto, não tem que ser sempre assim. E para ajudar quem deseja variar um pouco na hora de comprar o alimento, apresentamos a seguir uma lista de informações úteis sobre o que cada um dos tipos tem a oferecer

As variações entre cada tipo de arroz e outro

Tipos de arroz

Arroz carolino

O arroz carolino é muito usado em Portugal, sendo esse o tipo ideal para absorver o sabor dos condimentos e também o preparo de pratos caldosos.

Esse arroz possui um grão de comprimento superior a 6,0 mm e é muito indicado para preparo de pratos portugueses, como arroz de polvo, arroz de marisco, arroz de grelos, arroz de cenoura, arroz de tomate, arroz de peixe, etc.

Arroz vaporizado

O arroz vaporizado, que também é muito usado em Portugal, é do tipo firme e dourado, sendo ele muito rico em minerais e fibra. Mesmo após o preparo ele permanece solto, pelo que, não demanda sequer de atenção especial durante o preparo.

Arroz agulha

O arroz agulha é o mais utilizado no Brasil, sendo ele adequado ao consumo habitual pela boa relação custo x benefício e também por ser mais fácil de se cozinhar.

O alimento também possui uma textura solta e sabor agradável ao paladar, sendo ideal para o preparo de guarnições ou pratos com cenoura e/ou ervilha.

Leia também:

Arroz selvagem

O arroz selvagem é rico em nutrientes, pouco calórico e normalmente usado misturas com arroz branco. Ele que também é conhecido como zizania, ou grão de água, foi por séculos o alimento básico dos índios Chippewa.

O grão do arroz selvagem possui um comprimento maior que o agulha e coloração escura, além disso, como o próprio nome sugere, ele cresce de forma natural e selvagem em pequenas produções às margens dos grandes lagos da América do norte.

Arroz bastami

O arroz bastami, que significa “aromático excelente”, é cultivado nos vales do Himalaia, sendo regado por água pura e fresca. Ele é considerado pelos especialistas como um dos mais seletos e agradáveis existentes ao redor do mundo, principalmente em função de seu aroma intenso durante o preparo.

Arroz integral

O arroz integral é um arroz descascado e limpo, mas não é branqueado. Ele conserva a maior parte de seu farelo, proporcionando assim uma maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais (em comparação com o arroz branco agulha). Além disso, o arroz integral pode enriquecer todos os tipos de pratos por possuir um sabor peculiar.

Arroz thai

O arroz Thai ou Jasmin, como também é conhecido, vem da cultura tailandesa e também é visto como um dos mais aromáticos e agradáveis do mundo. Além disso ele possui um sabor único que traz prazer ao palato.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: