Topo

Dicas e truques para comprar e preparar o bacalhau

Comente

A pascoa está chegando e com ela vem também a tradição de preparar uma boa ceia para confraternização entre familiares, o que naturalmente inclui um belo prato à base de bacalhau. Para as grandes famílias tradicionais, preparar esse prato é algo muito simples e que deixa todos presentes com água na boca, esperando pela próxima páscoa só para provar mais um pouco do alimento.

Em contrapartida, porém, o preparo do bacalhau pode ser algo desafiador para muitos daqueles que não possuem muita afinidade com o ingrediente. Um dos principais motivos, por exemplo, é que a carne do peixe é salgada como forma de conservação, o que traz uma certa dificuldade em retirar todo sal antes do preparo. 

Outro grande desafio é escolher o procedimento ideal da receita, uma vez que, de acordo com o prato escolhido pode ser necessário um tempo diferente para dessalgar a carne e providenciar outros detalhes para deixar o alimento saboroso. Se você não tem muita experiência com peixe, mas pretende preparar um belo prato à base de bacalhau esse ano, portanto, veja a seguir as nossas dicas sobre como trabalhar com o alimento.

Dicas de cozinha para o preparo do bacalhau

Dicas e truques para comprar e preparar o bacalhau

Atenção na hora da compra do bacalhau

Veja também:

Quando for comprar seu bacalhau, procure observar com muito cuidado a peça que está levando para casa. O ideal é que o bacalhau esteja bem seco, com a carne firme e a coloração branca ou levemente amarelada.

Se observar que o bacalhau apresenta um pouco de umidade e manchas, não compre, pois isso pode ser indício de que está começando a embolorar. Outra dica é ter cuidado ao comprar peças ensacadas, pois pode acontecer de levar para casa as partes ruins do peixe, tais como o rabo e barbatana.

Dica de como dessalgar o bacalhau

Após cortar a peça conforme solicitado na receita escolhida, retire a primeira camada de sal em água corrente, isso facilita o processo de dessalgar. Na sequência, coloque a peça em uma bacia bem funda e cubra o bacalhau com água gelada e tampe bem com um plástico filme, levando em seguida à geladeira.

A água normalmente deve ser trocada a cada quatro horas, mas pode variar dependendo do corte do peixe. A tabela você confere no final do artigo.

Truques básicos para o preparo do bacalhau

Um truque básico bem conhecido de quem tem o costume de trabalhar com o bacalhau, é colocar um pouco de farinha de mandioca na água em que o bacalhau está de molho. A farinha ajuda a fazer o sal se soltar de maneira mais rápida e fácil.

Outra dica é colocar duas colheres de sopa de açúcar na água em que o bacalhau está de molho, sendo essa mais uma forma de ajudar o sal a se soltar da carne. E se você deseja um bacalhau saboroso e úmido depois de dessalgar, a dica é deixar a carne de molho no leite.

Se mesmo após realizar o processo de dessalgar, o bacalhau permanecer com muito sal, coloque-o em uma panela e cubra com leite, deixando ferver por meia hora. Se houver necessidade, repita o processo.

Tabela para dessalgar o bacalhau

  • Para dessalgar o bacalhau desfiado o processo requer seis horas de molho, trocando a água a cada 2 horas.
  • Para dessalgar o bacalhau de postas normais o processo requer 24 horas de molho, trocando a água a cada 6 horas.
  • Para dessalgar o bacalhau de postas grossas o processo requer 42 horas de molho, com troca de água a cada 7 horas
  • Para dessalgar o bacalhau de postas muito grossas o processo requer 48 horas de molho, trocando a água a cada 6 horas.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: