Topo

Deslizes que as pessoas cometem na cozinha e as vezes nem percebem

Dicas de cozinha, culinária, receitas e alimentação você confere sempre aqui no Click Grátis! Deslizes que as pessoas cometem na cozinha e as vezes nem percebem
Publicidade
3.57 / 5 - 7
Comente

Pra quem gosta da culinária não há fardo algum em preparar um bom prato na cozinha, seja ele simples ou mais bem elaborado. O fato, porém, é que até mesmo os grandes chefs de cozinha estão sujeitos ao erro, o que prova que a arte da gastronomia é acima de tudo uma questão de aprendizado constante.

Sabendo disso, portanto, decidimos trazer uma nova lista de erros de cozinha que podem ser prejudiciais, mas muita gente acaba cometendo eventualmente. Confira!

Os equívocos comuns que deveriam ser evitados na cozinha

Deslizes na cozinha

Não aproveitar o frescor dos alimentos

Publicidade

De acordo com especialistas, o preparo de um bom prato não começa necessariamente na cozinha ou na separação dos alimentos, mas sim na hora da compra dos itens da receita. Em outras palavras, na hora de comprar os produtos para um determinado prato o melhor é priorizar sempre os alimentos mais frescos.

Não separar os alimentos na hora do armazenamento

Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem na cozinha, trata-se do hábito de guardar os alimentos sem separá-los. A dica nesse caso é: quando for armazenar os alimentos veja os que podem ficar próximos um do outro para evitar a contaminação cruzada. A carne, por exemplo, deve ficar longe das verduras.

Tempo de cozimento

Não respeitar o tempo de cozimento dos alimentos é um dos erros mais graves que alguém pode cometer no preparo de um prato. Muitas pessoas por medo da temida salmonela acabam cozinhando carnes e peixe por mais tempo do que o necessário, enquanto outras acabam cozinhando pouco de mais devido à pressa no preparo.

Publicidade

Nesse caso, pra quem ainda está aprendendo a preparar certos pratos, a dica é procurar orientação de quem conhece melhor sobre o mesmo e seguir à risca o tempo de preparo para não ultrapassar o tempo e nem cozinhar de menos o alimento.

Leia também:

Muito tempero

Outro erro muito comum que os iniciantes na cozinha cometem é o de temperar de mais o alimento, acreditando que quanto mais tempero mais saboroso ficará o prato.

A verdade, no entanto, é que os temperos devem ficar em harmonia com o alimento. Na dúvida a dica é ir colocando aos poucos e provando para saber a quantidade certa do tempero.

Muita pimenta

Esse é um assunto meio delicado, pois depende bastante da região ou tradição familiar. De modo geral, no entanto, a pimenta deve variar com o tipo de alimento que será temperado.

Um exemplo disso é que na culinária mexicana praticamente todos os pratos levam pimenta no preparo, logo, o estranho seria abrir mão dessa essência em um prato.

Em outras regiões onde a pimenta é usada de maneira mais moderada, o uso excessivo pode representar um grande problema. O melhor a fazer sempre é respeitar a essência de cada prato, mesmo em relação à pimenta.

Não separar os ingredientes na hora de cozinhar

Para agilizar o tempo de preparo dos alimentos o ideal é separar todos os ingredientes antes de começar a receita, abrir mão disso é mais um grande erro. Depois de separar os itens, é sempre bom também picar alguns como cebola e tomate com antecedência pra ter tudo á mão na hora de começar o preparo.

Isso além de poupar tempo no preparo do prato vai evitar o estresse de perceber no meio da receita a falta de determinado alimento.

Não usar processador

Sempre que possível, use a tecnologia ao seu favor, isso ajuda a poupar tempo e trabalho e abrir mão disso seria um erro. Se tiver um processador de alimentos em casa, por exemplo, use-o para separar e picar alimento de forma rápida e simples.

Não trocar de faca

Existem diferentes tipos de facas no mercado e cada uma dela é indicada para um tipo específico de alimento. Um exemplo disso é que para cortar peixe o ideal é usar facas longas e finas, enquanto para cortar carne vermelha a melhor escolha seria uma faca maior. Além disso, em relação aos legumes é sempre bom usar uma faca pequena.

Não mexer o macarrão

Na dúvida quanto à quantidade ideal de água para cozinhar o macarrão, é sempre bom lembrar da regra que diz que independente da quantidade de macarrão a água necessária para seu preparo será apenas a suficiente para cobri-lo.

Mas mesmo assim é preciso mexer o macarrão algumas vezes durante o preparo para evitar que ele fique grudado na panela. Abrir mão disso é outro erro comum.

Descascar todas as frutas

É comum algumas pessoas comerem todas as frutas sem a casca, mas na maioria das vezes esse é um grande erro. Isso porque algumas frutas, como a maçã e a pera, por exemplo, têm na casca praticamente toda sua fonte de fibra e vitamina, útil inclusive na digestão. Quando a casca é retirada essas propriedades naturalmente se perdem.

Esquentar a pizza no micro-ondas

Quando se esquenta um pedaço de pizza no micro-ondas ela acaba perdendo sua crocância ficando meio emborrachada. Para consumir uma pizza como se ela estivesse saindo do forno então a dica é aquecê-la na frigideira para que continue crocante e com queijo derretido na medida certa.

Não ler as dicas de armazenamento dos rótulos

Para evitar contaminação e desperdício é muito importante prestar atenção na indicação de armazenamento presente nas embalagens, prestando atenção na temperatura e ambiente ideal para armazenamento, por exemplo. Muitas vezes os alimentos perdem a qualidade e característica por serem armazenados de forma incorreta.

Não prestar atenção na validade dos produtos

Enquanto estiver checando o rótulo é importante verificar a validade do alimento. Deixar de avaliar esse critério é um erro imenso. Além disso é bom verificar a data de validade dos alimentos periodicamente para deixar sempre à vista aqueles que estão mais perto de vencer, dessa forma eles vão sendo consumidos com antecedência.

Armazenar tudo na geladeira

Nem todos os alimentos devem ser armazenados na geladeira, itens como alho, batata, tomate e banana, por exemplo, ficam melhor quando conservados longe da refrigeração. Isso porque a baixa temperatura pode comprometer a duração dos mesmos.

Armazenar folhas da forma errada

Após comprar folhas tais como alface, rúcula, entre outras, o ideal é retirá-las da sacola plástica. Apesar disso, muita gente comete o erro de deixar as folhas no saco sem sequer separar aquelas que estão ruins, isso tende a prejudicar a conservação e até o sabor desse tipo de alimento.

Tampar alimentos quentes

Não existe problema em armazenar na geladeira os alimentos enquanto ainda estão quentes, mas tampá-lo nessas condições (enquanto quentes) é um erro. O correto seria guardar o alimento aberto, e tampá-lo somente após duas horas.

Não se proteger da Samonelose

A salmonelose é uma infecção transmitida por diferentes tipos de salmonelas, que são bactérias contraídas pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos que foram anteriormente contaminados com fezes. A melhor forma de se precaver dessa infecção é lavar e cozinhar bem todos os alimentos, descuidar disso é um grande erro.

Não manter a cozinha higienizada

A cozinha deve estar sempre muito limpa para que não contamine os alimentos, descuidar disso é outro deslize grave. Dito isso, a dica é prestar muita atenção com os cantos e beiras de utensílios na hora da limpeza para que não se tornem um habitat para bactérias que trazem malefícios à saúde.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: