Topo

Desperdício não! Veja dicas simples para economizar na cozinha

5.00 / 5 - 2
Comente

Com os impostos e a inflação cada vez mais altos, mudanças de hábitos capazes de resultar em economia são geralmente bem-vindas a quem não deseja comprometer o orçamento mensal.

E partindo do princípio de que um mínimo detalhe pode fazer a diferença no fim do mês, listamos a seguir algumas atitudes inteligentes que podem ser adotadas por quem lida diariamente com o ambiente da cozinha.

Leia também:

As dicas em alguns casos, além de contribuir com o meio ambiente, pode evitar desperdícios, gerando no fim das contas uma economia real. Confira!

Desperdício não! Veja dicas simples para você economizar na cozinha

como-evitar-desperdicio

Fogão

Para poupar gás na hora de cozinhar algum tipo de alimento, opte sempre que possível pela panela de pressão, pois nela o tempo de cozimento tende a ser bem menor se comparado ao gasto no caso das panelas convencionais.

Tomada

Eletrodomésticos como micro-ondas e cafeteiras, que ficam com a luzinha ligada quando estão na tomada, consome energia mesmo quando não estão em uso. E apesar de os gastos diários serem relativamente baixos, economia nunca é de mais, não é verdade?

Eletrodomésticos

Quando for comprar um eletrodoméstico novo, fique atento à quantidade de energia que o produto desejado consome, e opte sempre pelo que oferece o melhor custo x benefício. Na atualidade todos os aparelhos novos acompanham etiqueta que o nível do consumo dos mesmos.

Janela

Uma cozinha ideal precisa possuir janelas grandes, pois, além delas deixarem o ambiente mais agradável, tendem a proporcionar maior ventilação ao mesmo.

Além disso, as janelas tendem viabilizar o acesso à luz natural, reduzindo assim a necessidade de lâmpadas acesas durante o dia. Vale ressaltar que a regra também é válida para outros cômodos da casa.

Louça

Para economizar água na hora de lavar louça a dica é usar dois baldes de água ao invés da torneira de maneira direta. Um balde será usado para ensaboar as vasilhas, enquanto o outro para enxaguá-las. Assim você economizará água deixando a torneira fechada, trocando a água apenas quando ela estiver suja.

Geladeira e fogão

O ideal é que a geladeira e o fogão fiquem distantes um do outro. Isso porque quando o fogão fica próximo da geladeira ela precisa trabalhar mais pra manter seu interior resfriado nos momentos em que o fogão está aquecido.

Alimentos

Evite jogar comida fora, pois, além dessa não ser uma atitude sustentável, ela pode impactar diretamente no orçamento mensal. Saiba, portanto, que dentro da cozinha é possível reaproveitar quase tudo, e a prova disso é que até mesmo as cascas e talos podem render ótimos pratos nutritivos e saborosos.

Óleo de cozinha

O óleo de cozinha jamais deve ser jogado no lixo e muito menos na pia. Esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem na cozinha.

Após o uso, o ideal é deixá-lo esfriando e guardá-lo em seguida em garrafas de cozinha, que podem ser usadas para fabricação de sabão. E se não tiver a intenção de usar o óleo velho, opte por levá-lo até um posto de coleta.

Piso limpo

Aproveite a água da chuva que escorre nas calhas para lavar o chão da casa, banheiro, calçada e cozinha. Mas cuidado, após coletar a água da calha, tampe bem o recipiente para mante-la limpa e livre de focos do mosquito da dengue.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: