Topo

Sem precisar do marido: veja como abrir de maneira prática os potes na cozinha

3.83 / 5 - 12
Comente

Soltar a tampa de um pote de conserva pode ser uma das tarefas mais difíceis da cozinha, principalmente para uma mulher. Mas fique sabendo que existem algumas técnicas que tornam essa missão um tanto quanto mais fácil, e até dispensam a ajuda de um homem. Veja as dicas a seguir!

Sem precisar do marido veja como abrir de maneira prática os potes na cozinha

truques-para-abrir-potes

Retirar a pressão

Na maioria das vezes, abrir o pote se torna difícil em função da quantidade de ar existente no interior do mesmo, que acaba exercendo uma pressão de dentro pra fora.

Nesses casos, portanto, o melhor a se fazer é retirar o ar do vidro antes de tentar abrir o mesmo, pois a partir daí a tampa poderá ser removida facilmente. E para a remoção do ar, basta introduzir na lateral da tampa a ponta da faca ou cabo de uma colher, movendo-a pra cima como se fosse uma alavanca.

Água quente

Quando o metal é aquecido normalmente ele expande. E como as tampas de potes de vidro geralmente são feitas de metal, aquecê-la pode ser uma excelente maneira de removê-la.

Para isso, deixe o pote de vidro imerso em água quente por alguns minutos, ou se preferir, despeje a água quente sobre ele, isso tornará o processo de abertura mais fácil. Outra dica válida é a de aquecer apenas a tampa do pote com um secador de cabelo.

Evite usar apenas as mãos

A pele das mãos costuma ser escorregadia, principalmente na hora de abrir um pote. Para evitar isso, use o truque de envolver a tampa com guardanapo, pano de prato, ou toalha. O uso de um desses itens tende a facilitar a abertura do pote.

Leia também:

Bater no fundo do pote

Bater no fundo do pote, causa o mesmo efeito da dica da retirada do ar com a colher (ou faca). Apesar disso, a estratégia é mais rústica que a primeira.

Ela consiste em virar o pote de cabeça pra baixo, segurando-o bem firme com uma das mãos e batendo no fundo do mesmo com a outra. A tendência é que o ar passe pelas laterais da tampa e tornem mais fácil a abertura do pote.

Bater na tampa do pote

Bata a tampa do pote contra algum objeto ou móvel. Na cozinha você usar a pia, uma colher de pau, um balcão, uma lata de conserva ou qualquer outra coisa que seja firme.

O ideal é que o pote receba golpes secos em um ângulo de aproximadamente 45º. Com os golpes a pressão exercida pelo ar é aliviada, e isso faz com que a tampa saia com facilidade.

Vale ressaltar que são exigidos certos cuidados ao escolher essa técnica, já que se bater com muita força o vidro pode quebrar, causando consequentemente alguns ferimentos e até mesmo a contaminação do produto com o vidro.

Utilizando uma ferramenta especial

Na atualidade xiste no mercado uma espécie de utensilio de cozinha, que foi desenvolvido especialmente para abertura de potes. Tata-se de um instrumento que lembra um alicate, mas que na verdade possui diversos tamanhos de furos para encaixar na tampa e girar o objeto.

Com esse tipo de ferramenta a tração exercida na tampa será bem mais potente do que a resultante do uso das mãos. O item pode ser encontrado facilmente em lojas especializadas em utensílios domésticos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: