Topo

Dicas de cozinha: Aprenda limpar e conservar seus utensílios de madeira

5.00 / 5 - 2
Comente

Os utensílios de cozinha feitos em madeira carregam consigo uma série de mitos, especialmente no que diz respeito aos seus respectivos processos de higienização.

Leia também:

E para esclarecer alguns dos equívocos mais comuns, traremos a seguir uma série de dicas úteis a quem quer limpar esse tipo de utensílio da maneira correta. Veja!

Dicas de cozinha: Aprenda limpar e conservar seus utensílios de madeira

dicas-limpar-utensilios-madeira

  • Para limpar a tábua de madeira, a primeira coisa a se fazer é retirar os resíduos de alimento da mesma. Depois disso, é preciso lavá-la com uma escova de cerdas duras, ou esponja com detergente neutro, enxaguando em seguida. A mesma regra vale para outros utensílios de madeira.
  • Aqueça uma quantidade de água suficiente para cobrir os utensílios.
  • Acrescente um pouco de água sanitária. Uma boa medida é acrescentar 8 ml de água sanitária a cada 4 litros de água comum.
  • Coloque essa mistura de água quente com água sanitária em uma bacia e mergulhe os utensílios de madeira que sejam assim desinfetados.
  • Caso seja necessário, coloque um peso sobre os utensílios para que eles não fiquem boiando, a intenção é deixá-los completamente cobertos pela água. Deixe-os de molho por cerca de 15 a 20 minutos.
  • Após esse período enxague bem cada utensílio, e em seguida deixe que sequem naturalmente, de preferência no sol para que não reste nenhuma umidade.
  • Depois de esterilizar os utensílios guarde-os em um local arejado e seco.

Dicas para conservar os utensílios de madeira

  • Sempre que usar algum utensílio de madeira, lave logo em seguida para que ele não fique sujo por muito tempo.
  • Reserve um local específico na cozinha para guardar os utensílios de madeira, e evite qualquer tipo de dano quando os utensílios estiverem em contato com faca ou garfo.
  • Caso perceba que a madeira está ficando ressecada, aplique um pouco de óleo mineral para hidratá-la.
    Não guarde utensílios de madeira em local sujo, escuro e úmido.
  • Evite deixar utensílios de madeira de molho por horas, pois eles podem absorver parte da água, fazendo-os apodrecer com o passar do tempo.
  • Quando lavar a peça de madeira com esponja, procure usar a parte mais macia para evitar danos à madeira.

Quando é o melhor momento para jogar a peça de madeira?

O melhor momento para jogar os utensílios de madeira fora é quando eles apresentam rachaduras e lascas capazes de acumular sujeiras e colocar a saúde em risco.

Mas se o problema é mancha ou odor forte na madeira, talvez não seja necessário jogá-los fora, basta fazer uma mistura com uma colher de sopa de água sanitária, duas xícaras de chá de água quente e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe os utensílios de molho nessa mistura por cerca de 15 a 20 minutos, enxague bem e deixe-os secar naturalmente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: