Os primeiros passos na cozinha são sempre os mais difíceis, por isso, é absolutamente comum que alguns erros acabem sendo cometidos nessa fase. Mas o que dizer quando o equívoco acaba se tornando um hábito ou a pessoa nem se dá conta do que está fazendo de errado?
Bom, esse é um problema que pode comprometer tanto o andamento de algumas receitas quanto a saúde em alguns casos extremos. Sabendo disso, decidimos listar a seguir algumas dicas interessantes para quem quer evitar os erros mais comuns na cozinha. Veja se está cometendo algum.
Grandes equívocos que são cometidos na cozinha
Erros ao armazenar alimentos na geladeira
- Um dos erros mais comuns que algumas pessoas cometem até mesmo por indicação do fabricante da geladeira, é o de guardar os ovos na porta da geladeira. Com a constante mudança de temperatura na região, os ovos tendem a estragar com maior facilidade.
- Outro item que sofre com a variação de temperatura na geladeira é o leite, ele jamais deve ser armazenado na prateleira de baixo, o ideal é armazená-lo onde o ar frio fica mais constantemente, ou seja, nas prateleiras superiores.
- Bem diferente do que muita gente prega por ai, o pão não deve ser armazenado na geladeira e sim no congelador, dessa forma ele dura mais tempo. Para descongelá-lo, basta levar ao forno.
- E um alimento que não deve ser guardado na geladeira é o pó de café. O ar frio além de prejudicar seu sabor, faz com que ele fique embolorado. O ideal é armazenar o produto em um pote escuro e em local seco e escuro.
- A cebola também não deve ser armazenada na geladeira e sim na despensa, isso porque ela libera gás que pode fazer com que outros vegetais apodreçam.
- Cortar frutas ou legumes antes de armazená-los é outro erro. A umidade faz com que esses alimentos estraguem com mais facilidade.
- Outro erro muito comum é armazenar enlatados abertos na geladeira. O ideal é retirar esses alimentos da lata e guardar em pote de vidro ou inox para só então colocar na geladeira.
Erros comuns na preparação de pratos
- Algo muito comum, mas super errado, é adicionar óleo na água do cozimento do macarrão. Isso impedirá o molho de grudar da maneira certa na massa ao final do preparo. O correto é cozinhar a massa apenas com água e sal.
- Ao cozinhar o ovo por muito tempo, sua gema fica com uma coloração esverdeada. O correto é cozinhá-lo por no máximo dez minutos depois que a água levantar fervura.
- Ao contrário do que muita gente acredita o hábito de lavar carne não a deixa melhor, na verdade isso resulta na retirada de parte de suas proteínas. Dito isso, tempere e cozinhe a peça sem lavar, pois quando ela for ao fogo ela ficará livre de suas bactérias.
- O frango cru é um dos alimentos que mais requerem atenção na hora do preparo. Saiba que não se deve compartilhar nenhum utensilio que entrou em contato com o frango. Então, se usar uma faca ou um pano para manusear o frango, lave antes de manusear outro alimento para evitar contaminação.
Publicidade
Leia também:
- Entenda as diferenças entre os tipos de banana e saiba como identificar cada uma
- Os tipos de bacalhau disponíveis no mercado e as principais diferenças entre eles
- Dicas de cozinha: o molho ideal para diferentes tipos de macarrão
Erros na hora de preparar um bolo
- Um dos erros que impedem o bolo de crescer é adicionar muito líquido ou pouca farinha à massa. Outro motivo pode ser um fermento ineficiente ou que não tenha sido usado na quantidade correta. Um forno não muito quente também pode contribuir com resultado ruim.
- Quando o bolo cresce torto, um dos motivos pode ser a mistura mal feita dos ingredientes. Não deixar a massa nivelada na forma também pode ser prejudicial.
Erros comuns no uso e lavagens dos utensílios
- Usar a mesma faca para todos os tipos de alimentos é um dos erros mais comuns na cozinha, uma vez que cada tipo de alimento pede uma lâmina diferente. Exemplo disso é que os legumes devem ser cortados com uma faca pequena, enquanto os peixes exigem um corte com uma faca longa e fina. As carnes também devem ser cortadas com facas maiores.
- Lavar tábua de cozinha com detergente é outro erro comum. Isso além de não limpar direito o utensílio, ainda gera riscos. O correto é lavar a tábua com a mistura de um copo de vinagre e um copo de água. A mistura deve ser colocada em um borrifador e em seguida aplicada no utensílio, onde ficará agindo por meia hora. Depois disso é só passar um pano limpo.
Comentários (0) Postar um Comentário