Topo

Culinária no detalhe: veja alguns dos maiores erros cometidos na cozinha e evite-os

Comente

Os primeiros passos na cozinha são sempre os mais difíceis, por isso, é absolutamente comum que alguns erros acabem sendo cometidos nessa fase. Mas o que dizer quando o equívoco acaba se tornando um hábito ou a pessoa nem se dá conta do que está fazendo de errado?

Bom, esse é um problema que pode comprometer tanto o andamento de algumas receitas quanto a saúde em alguns casos extremos. Sabendo disso, decidimos listar a seguir algumas dicas interessantes para quem quer evitar os erros mais comuns na cozinha. Veja se está cometendo algum.

Grandes equívocos que são cometidos na cozinha

cozinha-frango-desenho

Erros ao armazenar alimentos na geladeira

  • Um dos erros mais comuns que algumas pessoas cometem até mesmo por indicação do fabricante da geladeira, é o de guardar os ovos na porta da geladeira. Com a constante mudança de temperatura na região, os ovos tendem a estragar com maior facilidade.
  • Outro item que sofre com a variação de temperatura na geladeira é o leite, ele jamais deve ser armazenado na prateleira de baixo, o ideal é armazená-lo onde o ar frio fica mais constantemente, ou seja, nas prateleiras superiores.
  • Bem diferente do que muita gente prega por ai, o pão não deve ser armazenado na geladeira e sim no congelador, dessa forma ele dura mais tempo. Para descongelá-lo, basta levar ao forno.
  • E um alimento que não deve ser guardado na geladeira é o pó de café. O ar frio além de prejudicar seu sabor, faz com que ele fique embolorado. O ideal é armazenar o produto em um pote escuro e em local seco e escuro.
  • A cebola também não deve ser armazenada na geladeira e sim na despensa, isso porque ela libera gás que pode fazer com que outros vegetais apodreçam.
  • Cortar frutas ou legumes antes de armazená-los é outro erro. A umidade faz com que esses alimentos estraguem com mais facilidade.
  • Outro erro muito comum é armazenar enlatados abertos na geladeira. O ideal é retirar esses alimentos da lata e guardar em pote de vidro ou inox para só então colocar na geladeira.

Erros comuns na preparação de pratos

  • Algo muito comum, mas super errado, é adicionar óleo na água do cozimento do macarrão. Isso impedirá o molho de grudar da maneira certa na massa ao final do preparo. O correto é cozinhar a massa apenas com água e sal.
  • Ao cozinhar o ovo por muito tempo, sua gema fica com uma coloração esverdeada. O correto é cozinhá-lo por no máximo dez minutos depois que a água levantar fervura.
  • Ao contrário do que muita gente acredita o hábito de lavar carne não a deixa melhor, na verdade isso resulta na retirada de parte de suas proteínas. Dito isso, tempere e cozinhe a peça sem lavar, pois quando ela for ao fogo ela ficará livre de suas bactérias.
  • O frango cru é um dos alimentos que mais requerem atenção na hora do preparo. Saiba que não se deve compartilhar nenhum utensilio que entrou em contato com o frango. Então, se usar uma faca ou um pano para manusear o frango, lave antes de manusear outro alimento para evitar contaminação.

Leia também:

Erros na hora de preparar um bolo

  • Um dos erros que impedem o bolo de crescer é adicionar muito líquido ou pouca farinha à massa. Outro motivo pode ser um fermento ineficiente ou que não tenha sido usado na quantidade correta. Um forno não muito quente também pode contribuir com resultado ruim.
  • Quando o bolo cresce torto, um dos motivos pode ser a mistura mal feita dos ingredientes. Não deixar a massa nivelada na forma também pode ser prejudicial.

Erros comuns no uso e lavagens dos utensílios

  • Usar a mesma faca para todos os tipos de alimentos é um dos erros mais comuns na cozinha, uma vez que cada tipo de alimento pede uma lâmina diferente. Exemplo disso é que os legumes devem ser cortados com uma faca pequena, enquanto os peixes exigem um corte com uma faca longa e fina. As carnes também devem ser cortadas com facas maiores.
  • Lavar tábua de cozinha com detergente é outro erro comum. Isso além de não limpar direito o utensílio, ainda gera riscos. O correto é lavar a tábua com a mistura de um copo de vinagre e um copo de água. A mistura deve ser colocada em um borrifador e em seguida aplicada no utensílio, onde ficará agindo por meia hora. Depois disso é só passar um pano limpo.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: