Topo

Parques nacionais brasileiros que todo fã da natureza precisa conhecer

Comente

Quem gosta de viajar para lugares onde possa ficar em contato com a natureza, encontra no Brasil uma enorme variedade de opções. Isso porque em um país tropical e repleto de riquezas naturais como o nosso, esse tipo de atrativo é um grande chamariz em se tratando do turismo.

E entre as alternativas mais interessantes para aproveitar o que de melhor a natureza tem a oferecer, estão os parques nacionais, que preservam bem o aspecto ecológico e em muitos casos permite aos visitantes até mesmo uma maior compreensão sobre o meio ambiente.

Sabendo disso então, decidimos mostrar na sequência algumas boas opções de Parques Nacionais que são públicos e estão abertos à visitação ao redor do país. Confira!

Parques nacionais interessantes para você conhecer no Brasil

Parque Nacional de Brasília/DF

Parque Nacional de Brasília/DF

Na capital do Brasil, uma alternativa bem interessante para quem gosta de ecoturismo, é esse Parque Nacional apelidado de “Água Mineral”. A razão para tal apelido, aliás, já é por si só um grande atrativo: ele recebe a alcunha devido às belas piscinas formadas a partir dos poços de água.

Mas isso não é tudo. Por lá o turista também encontra duas trilhas icônicas, sendo estas a “Capivara” e a “Cristal Água”.

Parque Nacional do Iguaçu/PR

Parque Nacional do Iguaçu/PR

E no sul do país, o contato com a natureza também é permitido. O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, por exemplo, é o lugar onde as famosas caratas brasileiras se encontram, formando o conjunto conhecido como “Cataratas do Iguaçu”. O lugar é composto por 275 quedas isoladas, que fazem contraste com a bela fauna e flora que ajudam a acentuar o tom ecológico.

Parque Nacional Serra da Capivara/PI

Parque Nacional Serra da Capivara/PI

E eis aqui outra opção interessante. O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no Piauí, não fica tão perto da capital Teresina, mesmo assim, a visita vale cada quilômetro percorrido.

Ele foi erguido no final dos anos 70 para proteger o maior sítio arqueológico do país, e por isso mesmo, o visitante consegue encontrar hoje muitos vestígios milênios atrás. Graças à sua riqueza histórica e às belas formações rochosas, o lugar hoje é considerado um museu a céu aberto.

Leia também:

Parque Nacional de Itatiaia/MG

Parque Nacional de Itatiaia/MG

Em Minas Gerais, o Parque Nacional do Itatiaia é um dos grandes atrativos. Para quem não sabe, ele foi criado em 1937 e fica entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por lá o visitante encontra uma série de atrações naturais, tais como lagoas, cachoeiras, campos de altitude e picos.

Para quem vai até a região, uma boa alternativa é escolher a cidade de Visconde de Mauá como ponto de parada. Ela possui boa infraestrutura turística e fica bem perto do parque.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros/GO

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros/GO

E em Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos pontos altos do turismo pra quem é fã da natureza. Ele fica localizado entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso, sendo até considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Entre os atrativos estão os cânions e os dois saltos do Rio Preto, além de belíssimas cachoeiras que inclusive permitem a diversão dos banhistas.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses/MA

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses/MA

Quem busca lugares interessantes pra conhecer Brasil afora, já deve ter se deparado em algum momento com o nome “Rota das Emoções”, certo? Pois é assim que é apelidada a rota dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O lugar se destaca pelas belíssimas dunas que podem chegar a 40m de altura e formam piscinas naturais de águas cristalinas.

Parque Nacional de Jericoacoara/CE

Parque Nacional de Jericoacoara/CE

No Ceará, o Parque Nacional de Jericoacoara é uma das grandes atrações turísticas para quem gosta de contato com a natureza. Ele foi criado em 2002 com a missão de proteger os ecossistemas costeiros e estimular o estudo científico, turismo ecológico e a educação ambiental.

É por lá que o turista pode se deparar com a emblemática Duna do Pôr do Sol, que é um dos grandes pontos de encontro dos visitantes no fim da tarde.

Parque Nacional do Jalapão/TO

Parque Nacional do Jalapão/TO

Mais ao Norte do país, uma boa opção que se desenha é o Parque Nacional do Jalapão, localizado no estado do Tocantins.

O lugar se destaca pela abundância de água, além dos chapadões, serras e o icônico clima de savana.

Para quem não gosta de muita badalação, a dica é visitar a região no período da baixa temporada, pois se trata de um destino muito procurado por viajantes. Outro atrativo é que nessa época as paisagens estão bem preservadas, o que torna a experiência ainda mais atraente.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: