Topo

Coisas que você precisa saber para usar a panela de pressão sem correr riscos

Comente

Ao decidir se aventurar na cozinha, muita gente prefere passar longe da panela de pressão. O maior medo é o de causar uma eventual explosão com o uso do utensílio. O fato, porém, é que a panela de pressão é um ótimo aliado no preparo de cozidos e outros pratos, de modo que abrir mão do uso pode ter lá seu preço (literalmente, já que um dos problemas é o maior consumo de gás no cozimento de determinados alimentos).

Dito isso, o melhor a fazer talvez seja aprender a fazer uso do item da maneira correta para minimizar eventuais riscos. Uma vez esclarecida essa parte então, vamos apresentar a seguir algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Fatos que você precisa saber para usar a panela de pressão adequadamente

usando-panela-pressao-corretamente

Modelos de panela de pressão

O mercado oferece diferentes modelos de panela de pressão: tem as do tipo tradicional, com só um pino e as mais modernas, como uma versão alemã que não faz barulho e libera a pressão em segundos.

Cuidado é fundamental

De modo geral não é preciso um grande investimento em panela de pressão, pois mesmo os modelos simples funcionam perfeitamente. Agora, claro que é fundamental nutrir alguns cuidados para evitar acidentes.

Um desses cuidados, por exemplo, é manter a borracha da panela sempre nova. Se perceber que ela [a borracha] está quebradiça, jogue fora. Outro cuidado fundamental é observar o pino e a válvula por onde sai o ar da panela, se ele estiver entupido existe uma grande chance de a panela explodir. Por isso, ambos devem ser mantidos rigorosamente limpos.

Leia também:

Manual de instruções é útil

Após comprar a panela de pressão, é bom ler o manual de instruções e seguir a orientação do fabricante, especialmente na hora de retirar a pressão da panela. Algumas pessoas acabam colocando a panela em baixo de água corrente para que a pressão saia mais rapidamente, mas, a menos que isso esteja nas instruções de uso, não é algo correto.

O ideal é respeitar o tempo da panela, deixando a pressão sair naturalmente. Para quem tem pressa, a dica é buscar panelas equipadas com sistemas de descompressão, que agiliza esse trabalho sem colocar o cozinheiro em risco. Vale dizer que é preciso esperar sempre o pino baixar e toda pressão sair antes de abrir a panela.

Atenção á quantidade de líquido

Outro cuidado a ser tomado é o de prestar atenção na quantidade de líquido que a receita pede. Carnes mais duras ou feijão, demandam mais água ou caldo, mesmo assim é necessário respeitar o limite de líquido da panela, a maioria indica o limite permitido, seja no manual ou mesmo com uma inscrição no interior. Isso é importante porque o excesso de líquido pode resultar em acidentes.

Cozimentos clássicos: carne e feijão

Entre os preparos mais comuns em panelas de pressão estão o cozimento de grãos, feijão, carnes duras e frutos do mar, afinal, com esse tipo de panela o cozimento tende a demorar bem menos que com panelas comuns. O músculo bovino que é um tipo de carne mais rígida, por exemplo, pode ficar pronto em até 45 minutos dependendo a quantidade, o que adianta o preparo de lanches e outros pratos.

Agora, é importante dizer que de modo geral é determinado a partir do início da pressão. Uma dica válida é preparar carnes já com os ingredientes e temperos, o que pode incluir cebola, tomates e legumes que soltam água e deixam a carne mais saborosa e suculenta.

Vale dizer ainda que o cozimento do feijão na panela de pressão pode levar até 35 minutos para ficar macio e com os grãos inteiros. Grãos mais delicados como lentilhas e ervilhas devem ser cozidos na metade desse tempo para que não derreta.

Sobre a reposição de água no cozimento

Nem sempre a quantidade de água colocada no preparo do alimento será suficiente, nesse caso [em que não for suficiente] será necessário acrescentar um pouco de água. Para quem tem dúvida se o preparo demanda ou não o acréscimo de água, a dica é prestar atenção no aroma, pois quando há falta de água na panela ela solta um leve odor de queimado.

Se isso ocorrer é só abrir a panela com cuidado usando o procedimento seguro [esperando sair a pressão e seguindo os conselhos do manual], adicionar a água e voltar a panela ao fogo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: