Topo

Fuja do básico! Conheça 7 excelentes opções de pratos típicos à base de arroz

Comente

O arroz é um alimento que dificilmente se ausenta da mesa dos brasileiros, mas curiosamente, a maneira de preparo no dia a dia não costuma variar muito: o tradicional arroz branco ainda é o preferido na maioria das casas.

Esse padrão, contudo, sem dúvida não se deve à falta de opções para variar o cardápio utilizando o alimento. Existe no Brasil uma infinidade de receitas de pratos típicos preparados à base do grão e que rendem excelentes refeições. Para ilustrar isso, apresentamos a seguir uma bela lista de sugestões para variar o cardápio. Confira!

Opções para variar o uso do arroz nas refeições

Opções para variar o uso do arroz nas refeições

Baião de dois

Esse é um prato que pode sofrer variações dependendo do tipo da receita, mas uma coisa é certa: ele vai ter arroz e feijão como ingredientes principais. Em alguns lugares do país o prato pode ser feito com carne de sol, linguiça, legumes e queijo de coalho. Seja como for, o prato é típico da região Norte e Nordeste do país e geralmente tem um sabor incrível.

Carreteiro

Esse é uma receita típica da região Sul do país, sendo ele preparado com carne de sol ou charque. Trata-se de um prato comumente levado pelos tropeiros em viagens e que atualmente é conhecido em praticamente todo o país.

O bom é que para quem não gosta das carnes mais tradicionalmente utilizadas em seu preparo, o prato pode ser feito também com outras carnes picadas ou moídas e até mesmo com sobras de churrasco.

Galinhada

Ninguém sabe dizer com precisão se esse prato foi criado em Minas Gerais, Goiás ou São Paulo, mas se tem algo que todos sabem é que ele extremamente saboroso. A intenção aqui é similar à do prato carreteiro, o preparo é feito em uma única panela e conta com o reaproveitamento de todos os pedaços da carne de galinha.

Ele pode ser preparado com os restos de frango de outras refeições ou mesmo com carne preparada exclusivamente para esse objetivo, como a desfiada, por exemplo. Não é difícil encontrar boas receitas do prato pela internet.

Leia também:

Mexidinho

Esse é um prato prático e típico de Minas Gerais e do interior paulista, embora também seja facilmente encontrado em todas as regiões brasileiras. O modo de preparo é simples, é só juntar o arroz com legumes e sobras de carne da refeição anterior e mexer bem até que tudo fique bem misturado. Esse prato normalmente é finalizado com ovo mexido ou ovo frito, mas isso é opcional.

Arroz de suã

Suã é um pequeno corte de carne de porco, feito próximo ao lombo no início da costela do animal. Na região Centro-Oeste do Brasil esse corte de carne é preparado com arroz em uma única panela. Primeiro a carne é temperada e cozida com pouca carne até ganhar cor, depois, adiciona-se o arroz para ser cozido já junto da carne, o que o deixa com o sabor característico do corte suíno.

Arroz Lambe-Lambe

Esse é um típico prato caiçara do litoral Sul e Sudeste do Brasil. Bem parecido com os demais pratos já citados, ele se diferencia principalmente pelo fato de que no lugar da carne usa-se mariscos, que são cozidos juntos do arroz com temperos frescos. Para consumir o alimento é preciso usar as mãos para abrir as conchas e lamber o arroz que fica no interior das mesmas, o que explica o nome sugestivo do prato.

Arroz de puta rica

Existem histórias de que antigamente, algumas mulheres que trabalhavam em bordéis goianos preparavam ao fim da noite um arroz com as sobra da geladeira. A receita acabou ganhando fama e uma cafetina francesa fez sua versão do prato com ingredientes mais nobres, como linguiça, legumes, costelinha e frango. A receita acabou se transformando em um prato típico da culinária goiana.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: