Topo

Batata-doce: dicas e informações pra você aproveitar melhor o alimento

Comente

A batata-doce se tornou a queridinha da maioria das pessoas que estão em dieta ou mesmo visando ganho de massa corporal. Isso porque trata-se de um alimento rico em carboidratos e que possui poucas calorias.

Com sabor naturalmente adocicado, ela pode substituir facilmente a batata comum em diferentes tipos de receitas, tais como purê, chips e até nhoques. Não obstante, seu preparo costuma ser simples e rápido, visto que em apenas quinze minutos de cozimento ela já está macia.

E pra quem espera se tornar um “expert” em batata-doce, portanto, apresentamos a seguir uma série de dicas que vai potencializar os resultados na hora do preparo. Confira!

Dicas para o preparo e consumo de batata-doce

Dicas para o preparo e consumo de batata-doce

Temperos

Quando a batata-doce é apenas cozida e amassada, ela se transforma em um purê de sabor suave, que pode ser usado como base para nhoque, bolinhos, massas de coxinha ou até mesmo como substituto da mandioca no escondidinho de carne seca.

Quando ela é usada descascada, crua e em cubos, pode ser acrescentada em sopas, picadinhos, ensopados e cozidos, deixando o prato com um leve gosto adocicado e encorpando o caldo por possuir um alto teor de amido.

Agora, é muito importante evitar exageros na quantidade de sal, pois como o ingrediente é meio adocicado, algumas pessoas costumam errar a dose, o que é um grande erro. Nesse caso, o ideal é usar outros temperos para mascarar a o teor adocicado da batata-doce, uma opção é optar por ervas frescas.

Formas de inovar no preparo da batata-doce

Para aqueles que gostam de inovar na cozinha, buscando sempre dar uma cara nova aos pratos, a batata-doce pode ser uma ótima aliada. Quando cortada de forma bem fina em lâminas, e frita em óleo quente, ela se torna um delicioso chips, podendo acompanhar sanduíches, saladas ou até mesmo servir como tira gosto.

Outra forma de inovar é usar a batata-doce como acompanhamento para assados de aves, fatiando levemente e dando uma leve ferventada para depois levar ao fono quente com azeite, pimenta, ervas e sal, deixando no forno até que fique dourada, ela ficará com uma textura crocante por fora e macia por dentro.

Doce de batata-doce

Um dos grandes clássicos das sobremesas, é o doce de batata-doce. Esse doce pode ser preparado tanto com a batata amarela quanto com a roxa, principalmente as que possuem uma polpa mais escura, pois elas deixam o sabor e a aparência do doce mais atraentes.

O preparo dessa receita é muito simples, basta misturar a mesma quantidade de batata-doce cozida com açúcar e cravos, deixando ferver em fogo brando até desgrudar do fundo da panela.

Ela também ganha um sabor especial quado cozida em cubos em calda de açúcar com especiarias, ou como purê para recheio de tortas. Receitas nesse sentido, você pode encontrar facilmente na internet.

Leia também:

Como escolher e conservar a batata-doce

Para quem não sabe, é possível manter a batata-doce conservadas por algumas semanas se ela estiver devidamente armazenada em local fresco e seco. Quando for comprar sua batata-doce, a dica é escolher as que estão inteiras, sem partes moles, aparência de mofo ou machucados. Isso porque quando a polpa entra em contato com o ar ela oxida rapidamente, ficando escura.

É também por essa razão, que o ideal é cozinhar as batata-doces ainda com casca, evitando que fiquem escuras, pois após o cozimento a casca sai facilmente. E se quiser usá-la em fatias, a dica é ir deixando as fatias cortadas em um recipiente com água para que ela não escureça, depois é só retirar do recipiente na hora que for usá-las.

Sobremesa de batata-doce

Uma dica de sobremesa simples com a batata-doce é lavá-la bem e furar levemente com um garfo. Depois enrole em papel alumínio e asse em forno quente por meia hora. Quando ela estiver macia, retire do forno abra ao meio e sirva ainda quente com calda de melaço de cana e requeijão, ou mesmo um pedaço de queijo fresco.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: