Topo

Receita de molho branco é fácil e combina com tudo - veja dicas de preparo e uso

Comente

O molho branco é o tipo de receita simples, mas que demanda um toque de delicadeza em seu preparo. O mais interessante da receita, talvez seja o fato dela ser super versátil, podendo ser usada em massas, recheios de tortas, salgadinhos, ou outros pratos aos quais você quer atribuir maior cremosidade.

E graças à sua versatilidade, o preparo pode ir do molho branco tradicional, com leite, farinha de trigo e manteiga, até outros como o béchamel, que traz sabores que destoam um pouco do conjunto padrão, como por exemplo, o louro, a cebola, o caldo de ave e as ervas. Trata-se de um grande molho da cozinha francesa.

Agora, se você está a fim de variar preparo e uso de um delicioso molho branco, veio ao lugar certo. A seguir apresentamos uma lista de sugestões para preparar com eficiência e ainda incrementar alimentos com esse grande trunfo da cozinha. Confira!

Dicas incríveis para preparar e variar o molho branco

Dando liga ao molho

Dando liga ao molho

O segredo do preparo do molho branco é misturar primeiro a manteiga e a farinha de trigo em fogo brando para dar uma cozinhada na farinha e depois ir adicionando o leite aos poucos, dessa forma o molho não ficará com grumos.

Algumas pessoas preferem substituir a farinha por amido de milho, porém, essa troca deixa o molho com uma consistência gelatinosa. Outra troca que não costuma dar muito certo é a de manteiga por margarina, pois a margarina pode alterar o sabor do molho.

Explosão de sabores

Explosão de sabores

Mesmo sendo um molho simples, o molho branco pode trazer uma interessante variação de sabores em muitos pratos. Exemplo disso é que o molho branco puro pode ser servido diretamente sobre carnes e massas. E uma das formas mais comuns do uso do mesmo é em lasanha, alternando uma camada de molho com os demais ingredientes.

Além disso, há quem prefira alterar o molho branco acrescentando ervas e especiarias como louro e noz-moscada. Uma dica para deixar o molho perfumado é cortar uma cebola ao meio e espetá-la com cravos e folha de louro.

Leia também:

Prato básico

Prato básico

Como já dissemos, quando o molho branco é usado diretamente sobre as massas ou outros pratos, ele pode deixar tudo ainda mais saboroso. Um prato que pode ser incrementado com ele, portanto, é o suflê.

Outra combinação perfeita com o molho branco é o queijo, principalmente quando vem gratinado, como o famoso mac end cheese americano e nhoques cremosos. Quando o molho é preparado da maneira certa, o creme de leite e dispensado.

Conservação do molho branco

Conservação do molho branco

Outra grande vantagem de utilizar o molho branco, é que ele pode ser preparado com antecedência e armazenado sob refrigeração para ser usado posteriormente. Só que o tempo de armazenamento deve ser de no máximo um dia, para que o alimento seja consumido ainda fresco.

Outra dica importante é armazenar o mesmo em uma embalagem fechada, uma vez que ele pode absorver odores de outros alimentos. E se o molho ficar empelotado, uma dica é bater no liquidificador ou mixer para deixá-lo cremoso e lisinho novamente. No caso de o molho ter ervas como o louro, o ideal é removê-la antes de começar a bater no liquidificador.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: