Topo

Aprenda preservar os nutrientes dos vegetais - veja dicas

4.00 / 5 - 1
Comente

Para manter a saúde em dia é importante manter uma dieta saudável, o que dentre outras coisas, significa que seu prato deve ser o mais colorido possível, contendo verduras, legumes, cereais, e demais fontes de vitaminas e sais minerais.

Mas é claro que não basta acrescentar isso de qualquer maneira no cardápio, é importante sempre manter as propriedades nutritivas dos alimentos depois de prontos. Sabendo disso, portanto, vamos mostrar na sequência algumas dicas para manter os nutrientes de vegetais. Confira!

Aprenda preservar nutrientes de vegetais cozidos ou assados

Vegetais cozidos por imersão

Vegetais cozidos por imersão

Cozinhar legumes por imersão em água fervente é a forma mais comum de preparo, só que quando são preparados dessa maneira eles perdem vitaminas do tipo A, B1, B2 e C, ácido e fólico. Esses tipos de nutriente são muito sensíveis ao calor, ou seja quando cozidos em água fervente ou no vapor eles perdem boa parte de seus nutrientes.

Mas não se preocupe, para tudo há uma solução, não é preciso deixar de comer os legumes dessa forma. Mesmo após o cozimento é possível aproveitar seus nutrientes utilizando a água em que eles foram cozidos. Você pode usar essa água para preparar refogados, molhos, tempero para carne ou até mesmo como base para sua sopa.

Leia também:

Vegetais assados

Vegetais assados

De acordo com nutricionistas, o vegetal assado costuma manter bem seus nutrientes, uma vez que não sofrem a desidratação no momento do preparo. Apesar disso, para manter a integridade do alimento e aumentar os seus benefícios, a dica é assá-los ainda com a casaca, pois ela contribui com a manutenção de todos os nutrientes e vitaminas do vegetal.

Armazenamento dos vegetais

E é claro que não basta apenas saber preparar os vegetais para manter seus nutrientes, a maneira com que são armazenados também conta muito para manter sua integridade.

Quando armazenados na geladeira, estejam eles assados ou cozidos, eles podem durar até três dias, mas devem ser armazenados em potes de vidro, uma vez que o plástico estimula a liberação de toxinas como o bisfenol.

Outra forma segura de armazenar os vegetais é congelando-os, só que também deve ser armazenados em recipiente de vidro para não contaminar o alimento com toxinas que o plástico possa liberar. Só que para conseguir manter os nutrientes, sabor e a textura de seu alimento é necessário um cuidado especial na hora do descongelamento.

Descongelar os vegetais de forma rápida, pode fazer com que o alimento perca seus nutrientes, por isso o ideal é que ele seja descongelado lentamente dentro da geladeira.

Nesse caso a dica é: retire o vegetal do congelador na noite anterior e deixe-o na parte baixa da geladeira onde o ar não é tão frio, no dia seguinte ele estará descongelado e pronto para o preparo. Só não se esqueça de seguir as dicas para manter os nutrientes do alimento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: