Topo

Aprenda quando e como limpar itens da cozinha que você usa diariamente

Comente

Manter a organização da cozinha é importante não só para a estética da casa, mas também para o bem-estar, uma vez que ambiente desorganizado pode tirar a concentração e gerar estresse. Mas além disso, também é muito importante que a casa esteja devidamente limpa, principalmente na cozinha que é o local onde os alimentos são manipulados e preparados.

E algo que nem todo mundo sabe, é que de acordo com especialistas em saúde pública, uma higiene satisfatória implica em criar uma rotina específica de limpeza de acordo com a frequência com que os aparelhos são usados. Veja a seguir as informações científicas sobre a limpeza da cozinha.

Recomendações do momento adequado pra limpar cada item da cozinha

Limpeza de esponja de lavar louça

Limpeza de esponja de lavar louça

De acordo com especialistas, cerca de 75% das esponjas estão contaminadas, o que se aplica principalmente às que são deixadas molhadas e com resíduos de alimentos e sujeiras.

Para evitar a contaminação da esponja é necessário que ela seja desinfetada diariamente. Para desinfetá-la, coloque-a no micro-ondas por dois minutos, e troque de esponja a cada duas semanas mesmo que ela esteja com aparência de nova.

Micro-ondas

Micro-ondas

Se você utiliza seu micro-ondas diariamente para aquecer ou preparar alimentos, o indicado é que ele seja limpo uma vez por semana, sempre intercalando uma limpeza simples com uma mais profunda.

Uma dica para limpar o micro-ondas é colocar meia xícara de água com meio limão e colocar por três minutos no micro-ondas em potência máxima. Antes de tirar, espere esfriar um pouco, pois o vapor ajuda a desgrudar a sujeira, finalize passando uma esponja limpa e um pano seco.

Leia também:

Fogão

Fogão

É muito importante que o fogão seja limpo à medida que vai sendo utilizado, para isso use uma esponja molhada, um pano úmido e um pano seco. No caso de uma limpeza semanal mais profunda, a dica é fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com um pouco de água (até adquirir consistência de uma pasta).

Depois, passe a pasta sobre a sujeira e deixe agir por alguns minutos, repetindo o mesmo processo da limpeza diária.

Geladeira

Geladeira

Normalmente a limpeza da geladeira é sempre adiada, já que dá um pouco mais de trabalho. A questão é que conforme vai armazenando diferentes tipos de alimentos na geladeira é possível que algumas bactérias fiquem escondidas, principalmente nas gavetas.

Por isso o recomendado é limpar a geladeira a cada duas semanas, ou no mínimo uma vez ao mês, sempre antes de colocar novas compras.

Pia

Pia

A pia é um local que necessita de limpeza diária, uma vez que é nela que os alimentos e louças são lavados. Além disso, ela também serve como depósito para pratos e panelas sujos, onde se concentram restos de alimentos onde insetos pousam.

Diante disso, sempre que lavar a louça procure lavar também a pia, não se esquecendo que é nela que fica a esponja e o escorredor de louça, afinal, de nada adianta desinfetar esses objetos se a pia ainda estiver contaminada, sua saúde ainda estará em risco. É bom lembrar também que o lixo não pode ser colocando sobre a pia, por motivos óbvios.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: