Topo

Como parar de roer unhas com 5 dicas simples e práticas

Comente

Em uma lista com os hábitos mais comuns em meio à sociedade, o de roer unhas certamente figuraria em uma posição de destaque. Isso porque, muita gente é adepta a esse tipo de prática, seja por ansiedade, uma simples "mania" ou mesmo uma necessidade compulsiva de o fazer em momentos de grande tensão.

O detalhe, porém, é que além de feio, esse tipo de hábito pode trazer alguns prejuízos à saúde, especialmente à bucal, já que pode desgastar o esmalte dos dentes ou até causar eventuais danos às gengivas. Mas como parar de roer as unhas? Essa é uma das perguntas mais recorrentes entre as pessoas que desejam dar um basta no problema.

Sabendo disso, resolvemos mostrar a seguir uma lista de dicas que ajudam a evitar o hábito de roer unhas. Antes disso, é preciso esclarecer que acima de qualquer sugestão, o que será determinante para o abandono total desse costume será força de vontade. Vamos às dicas. Veja!

Dicas para deixar de comer unhas

Como parar de roer unhas com 5 dicas simples e práticas

Usar curativos

Veja também:

Pode parecer uma dica simples e boba, mas a verdade é que colocar adesivos como se fossem curativos nas pontas dos dedos, é algo que pode ser eficiente na hora de parar de roer as unhas. Isso porque em tese, essa simples atitude vai dificultar a ação e fazer lembrar que estão lá justamente porque há um desejo de acabar com esse hábito.

De olho nos motivos

Na maioria das vezes, a ação de comer unha é desencadear por algum sentimento que surge no dia a dia. Por isso, também é importante se manter atento ao comportamento no cotidiano para identificar os momentos e situações em que a vontade surge. Depois de saber ao certo os momentos em que está mais propenso ao hábito, basta se "blindar" procurando outra coisa para relaxar e se distrair.

Fazer as unhas semanalmente

Reconhecer a importância de uma unha bonita e trabalhar semanalmente para manter esse padrão, também ajuda no controle do hábito de roer unhas. Isso porque ao se conscientizar do quão importante é manter as unhas bem cuidadas, a pessoa naturalmente irá pensar duas vezes antes de começar roê-las, até porque, dá um certo trabalho mantê-las bem cuidadas durante a semana.

Esmaltes amargos

Atualmente é possível recorrer a esmaltes que possuem gosto ruim. Essa é outra possibilidade para quem quer parar de comer unha. Isso porque o sabor amargo funciona na prática como um alerta, com o tempo a pessoa deixa de levar a unha na boca instintivamente porque lembra do quão ruim será o sabor.

Unhas postiças

O uso de unhas postiças também pode ser de grande utilidade nessa empreitada. Isso porque, assim como os adesivos, elas funcionam como uma espécie de barreira de proteção que dificultam o hábito. Esse tipo de item pode ser comprado pronto ou feito sob medida.

Vale destacar, no entanto, que, na opinião de especialistas, o uso prolongado não é recomendado, uma vez que pode trazer eventuais danos às unhas, o que naturalmente, tende a acabar comprometendo também o objetivo de manter as unhas sempre bonitas e bem cuidadas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: