Topo

Aprenda desinfetar frutas e verduras antes do preparo - Veja as dicas

5.00 / 5 - 2
Comente

Os alimentos naturais como frutas e verduras, de modo geral são ricas fontes de nutrientes para o corpo, sendo, portanto, fundamentais à saúde. Apesar disso, porém, para consumi-los sem correr riscos, alguns cuidados básicos se fazem necessários, dentre os quais o de desinfetá-los antes do preparo ou consumo.

Sabendo disso, decidimos apresentar então algumas dicas do que usar e de como proceder para desinfetar esses alimentos de maneira efetiva. Veja!

Aprenda desinfetar frutas e verduras antes do preparo – Veja as dicas

como-desinfetar-frutas

Desinfetantes naturais

Vinagre

O vinagre possui propriedades desinfetantes e antioxidantes que agem perfeitamente bem ao entrar em contato com frutas e vegetais, removendo as impurezas e até permitindo que os alimentos permaneçam em bom estado por um período de tempo maior.

Para desinfetar as frutas e verduras com vinagre, procure acrescentar uma xícara de vinagre em um recipiente com água e mergulhar as verduras ou frutas por um período de vinte minutos.

Limão

Tanto puro quanto junto do vinagre, o limão pode ser extremamente benéfico à conservação de frutas e verduras. Adicione em um borrifador as mesmas medias de suco de limão, vinagre e água e pulverize as frutas com essa mistura, deixando-a agir por dez minutos e enxaguando em seguida.

Sabão

O sabão usado na cozinha para lavar louça também pode ser usado para desinfetar as verdura e frutas, no entanto, ele deve ser usado em pequenas quantidades. Além disso, depois do uso enxague bem as frutas e verduras de forma que não fique nenhum resíduo de sabão nos alimentos.

Outra dica para desinfetar frutas e verduras é usar cinco gotas de “óleo de árvore do chá” em um recipiente com água, deixar os alimentos de molho por alguns minutos e enxaguando bem logo em seguida.

Leia também:

Recomendações extras

  • Para eliminar a contaminação por bactérias, lave bem os alimentos antes de consumí-los e certifique-se de que o recipiente usado para consumo está de fato higienizado adequadamente.
  • Não se esqueça de lavar as mãos e retirar se possível desinfetá-la antes das refeições e do preparo de receitas.
  • Evite lavar frutas e verduras com produtos químicos ou água quente, pois, isso pode levar o alimento a peder algumas de suas propriedades.
  • Saiba que nem todas as frutas e verduras precisam ser descascadas. A maioria delas, aliás, guarda na casca a maior parte de seus nutrientes.
  • Se optar por descascar a fruta, lave-a novamente para evitar que eventuais bactérias da casca acabe contaminando a polpa.
  • No caso da alface e do repolho, não se esqueça de lavar bem cada uma das folhas, isso ajuda eliminar os resíduos fecais de insetos, ou eventuais contaminações por veneno.
  • Jamais consuma uma fruta ou verdura sem antes se certificar de que elas estão livres de bactérias, isso evitará uma série de infecções e doenças.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: