Topo

7 dicas que vão te ajudar a preservar os nutrientes dos alimentos durante o preparo

Comente

Tão importante quanto escolher alimentos naturais e saudáveis, é saber prepará-los de forma adequada para que não percam suas propriedades. No caso dos legumes, por exemplo, boa parte dos nutrientes fica na água do cozimento, dessa forma, o alimento que vai para o prato acaba não oferecendo todos os benefícios que poderia.

Além disso, vale dizer que alguns itens podem ser termossensíveis, ou seja, eles perdem nutrientes quando expostos a altas temperaturas. A seguir você confere algumas dicas de como preparar melhor os alimentos preservando suas principais características nutritivas. Veja!

Preservando a saúde dos alimentos no preparo

Evite descascar os alimentos antes do cozimento

Evite descascar os alimentos antes do cozimento

Na maioria das vezes, a casca dos legumes e verduras serve como uma especie de proteção para os alimentos, ou seja, ajuda a conservar os nutrientes. Por isso mesmo, é importante que, pelo menos durante o cozimento, o alimento permaneça com a casca e só seja descascado depois de retirado da panela.

Evite cortá-los

Evite cortá-los

Muita gente prefere cortar os alimentos em pedaços pequenos a fim de cozinhá-los mais rapidamente, mais esse suposto ganho de tempo pode comprometer a saúde de seu prato, uma vez que ele ficará pobre de nutrientes.

E se o alimento for muito grande e você acreditar que não deve colocá-lo inteiro no cozimento, a dica é cortar pela metade ou no máximo em três pedaços grandes, dessa forma ele vai cozinhar completamente e sem perder muitos nutrientes.

Não cozinhe demais

Não cozinhe de mais

De acordo com nutricionistas, quanto mais tempo o alimento passa no fogo, mais ele perde seus nutrientes. Dito isso, evite deixar os alimentos por muito tempo na panela só para ter certeza de que estarão completamente cozidos.

Se perceber que o alimento está com a textura alterada além do esperado para o cozimento, ou seja, que está mole de mais, é sinal que ele pode não trazer todos os benefícios esperados à saúde, uma vez que já terá poucos nutrientes.

Leia também:

Quanto menos água melhor

Quanto menos água melhor

Para que os alimentos não percam muitos nutrientes, procure fazer o cozimento em pouca água e com a panela tampadas, isso tende a gerar um efeito parecido com o do cozimento a vapor, um procedimento que preserva uma quantidade maior dos nutrientes do alimento.

Fogo alto

Fogo alto

Quando for grelhar a carne, procure começar o preparo com fogo alto e só depois diminua. Isso é bom porque, ao entrar em contato com a alta temperatura, o alimento recebe uma camada capaz de impedir a perda dos nutrientes.

Apesar disso, porém, é bom evitar a formação de uma casca escura ao redor do alimento, pois nesse ponto ele pode ficar com um gosto não muito agradável e ainda pode trazer malefícios.

Não esqueça os alimentos na geladeira

Não esqueça os alimentos na geladeira

Legumes e verduras são alimentos sensíveis, por isso, quando armazenados por muito tempo na geladeira eles também podem perder seus nutrientes, podendo até sofrer com oxidação.

Por isso mesmo a dica é organizar-se para comprar esse tipo de alimento apenas uma vez na semana e consumi-lo nesse período de tempo. Outra dica, no caso dos legumes, é usar o alimento inteiro, pois quando cortado ao meio e armazenado na geladeira sem proteção ele também perde seus nutrientes.

Cozimento a vapor

Cozimento a vapor

Como dito anteriormente, o cozimento a vapor é o mais eficiente no que diz respeito à preservação dos nutrientes. E o melhor de tudo é que hoje em dia já existem diferentes tipos de panelas para esse tipo de preparo.

Para quem ainda não tem panelas específicas para esse objetivo, a dica é improvisar usando o escorredor de macarrão encaixado em uma panela com água, sem deixar que o alimento toque na água. Outra maneira é usar peneira de alumino.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: