Topo

5 dicas para usar da melhor forma possível o seu fogão lento

Dicas de cozinha, culinária e receitas para o dia a dia, você confere sempre aqui, no Click Grátis! 5 dicas para usar da melhor forma possível o seu fogão lento
Publicidade
Comente

Fogão lento pode ser um motivo de estresse para muita gente, afinal, pode fazer perder tempo e atrasar o preparo dos pratos. Mas vale lembrar que existem diferentes fatores para que o aparelho esteja lento: pode ser problema na fabricação, o modelo ser mais econômico ou até mesmo a falta (ou erro) de limpeza.

Antes de reclamar ao fabricante sobre seu fogão, portanto, a dica é fazer uma limpeza geral, desentupindo os buracos do queimador e verificando se estão regulados da forma correta, evitando assim que liberem uma chama mais baixa ou alta, o que poderia comprometer seus pratos.

Agora, vale dizer que alguns modelos de fogão, possuem a chama muito baixa por natureza, o que torna o cozimento e preparo de alimento mais lento que o previsto. Nesses casos, no entanto, também existe saída. A primeira dica é reconhecer a condição do mesmo e depois buscar estratégias para contornar o problema. A seguir você confere sugestões nesse sentido.

Como melhorar o preparo dos pratos em fogão lento

Como melhorar o preparo dos pratos em fogão lento

Doure a carne primeiro

Publicidade

Quando for preparar um refogado, procure dourar a carne primeiro. Sele a carne como os temperos e depois de deixá-la dourada acrescente os demais ingredientes do refogado, dessa forma você não precisará se preocupar tanto com o cozimento e o ponto certo da carne.

Não abra a tampa quando o alimento ainda estiver cozinhando

Quando o fogão é lento ele leva um bom tempo para deixar o calor homogêneo na panela, e quando você retira a tampa, a tendência é que a temperatura seja comprometida.

Publicidade

Dessa forma, mesmo tampando a panela em seguida, é possível que ela leve mais algum tempo até recuperar a temperatura ideal. E não é preciso verificar a panela toda hora, pois mesmo em fogo baixo o alimento segue sendo cozido.

Não use a mesma configuração de tempo e temperatura

Você pode até não entender nada de química, mas fazer algumas experiências na cozinha pode render boas ideias. A próxima vez que for cozinhar, por exemplo, é válido testar uma nova configuração da temperatura do fogão, pode ser que com a chama média ele cozinhe bem mais rápido do que quando está em chama alta.

Leia também:

Mergulhe a carne

Lembre-se sempre que o tempo de cozimento de uma carne que está sob líquido será menor do que a que não está. Por isso quando for preparar carne cozida, verifique se todas estão submersas, assim todo alimento pode ser cozido de maneira uniforme.

Considere mais seu fogão

Se a carne cozida está ficando pronta antes do previsto, pode ser que o regulador de chamas esteja alto de mais e em um ambiente muito fechado.

Fique sempre atento ao tamanho da chama do fogão, pode ser que ele esteja desregulado e você esteja deixando pratos em fogo alto quando na verdade deveriam estar em fogo baixo. Lembrando que um ambiente pouco ventilado também pode interferir na temperatura de suas panelas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: