Topo

8 coisas importantes que um bom churrasqueiro precisa saber

Comente

Preparar um churrasco parece algo simples, afinal de contas, basta temperar a carne e colocar na churrasqueira, certo? Errado. Na prática, alguns cuidados se fazem necessários para que seu churrasco não seja um verdadeiro desastre. A seguir você confere algumas coisas importantes que todo bom churrasqueiro precisa saber. Veja!

Dicas para quem quer ser um bom churrasqueiro

images

Controle do calor

As peças de carne que são grandes, tais como as costelas, não devem ser assadas em fogo alto. É importante saber controlar o calor da churrasqueira e posicionar a carne no meio da grelha.

No caso de churrasqueira a gás, o indicado é desligar os queimadores centrais e ajustar os queimadores das laterais esquerda e direita. No caso de churrasqueira de carvão vegetal, procure restringir o fluxo de ar para que a temperatura diminua.

Cuide das brasas

Outra dica válida pra assar carne é empilhar o carvão vegetal com brasas acesas em um lado em vez de espalhar uma camada fina na parte inferior da grade. No lado em que o carvão estiver, coloque os alimentos que assam mais rapidamente, como legumes ou bifes.

Já os alimentos que demandam um tempo maior no preparo, devem ficar na extremidade oposta, de preferência com a tampa fechada para conter o calor.

Temperatura ideal

Para saber se a churrasqueira está na temperatura ideal o ideal é ter um termômetro, dessa forma seus alimentos não ficarão expostos a um calor excessivo e nem abaixo do ideal. Com o termômetro você vai saber a temperatura certa sem precisar ficar levantando a tampa do grill.

Deixe os alimentos separados

Fazer churrasco em casa requer um pouco de cuidado para não criar uma contaminação cruzada. Para não contaminar os alimentos, portanto, a dica é usar um utensilio para manipular alimentos crus e outro para os já assados, não deixando que eles se misturem e nem que os alimentos se toquem na churrasqueira.

Leia também:

Molhos

Molho de churrasco é uma tentação, mas se não for colocado na hora certa pode queimar e comprometer todo o churrasco. Um exemplo disso, é que no caso do molho barbecue o ideal é colocá-lo apenas no último minuto, após o alimento já ter sido retirado da grelha. Isso porque ele é um molho mais delicado e que queima com facilidade.

Praticar

Antes de preparar um cordeiro assado para uma grande quantidade de pessoas, procure testar a receita antes, vendo qual técnica é melhor e qual deixará o prato mais saboroso. Quando já estiver mais confiante, convide os amigos para experimentar o churrasco.

Paciência

Quando a carne estiver na churrasqueira, evite ficar virando a mesma a todo instante. Esse é um dos erros mais comuns e que costuma deixar a carne dura.

Se aventure

Não use a churrasqueira apenas para grelhar carnes e legumes procure abrir seu leque de opções, preferindo, por exemplo, grelhar frutas como manga, melancia, abacaxi, entre outras. Antes de levar o alimento à grelha, no entanto, pincele com mel quente, o resultado vai te surpreender.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: