Topo

Vantagens e desvantagens dos bancos digitais

Comente

Um tipo de empresa que veio ganhando força nos últimos anos, mas que acabaram tendo um verdadeiro boom em 2019 foi o chamado banco virtual. Eles contam com algumas características, sendo a principal delas  oferecer uma forma diferente dos consumidores lidarem com serviços bancários, apostando nos aplicativos e evitando os atendimentos e contatos em locais físicos. 

Na maioria dos casos, todo o processo de abertura de conta corrente nestes bancos é feito através de um aplicativo, sem que o cliente tenha que ir a qualquer lugar fisicamente. O cadastro é feito mediante a confirmação de alguns dados e com o envio de documentos e fotos, todas elas obtidas diretamente no celular. Até mesmo a assinatura acaba sendo colhida na tela do smartphone. 

Vantagens e desvantagens dos bancos digitais

Mas muitas pessoas ainda olham com uma certa desconfiança para este tipo de serviço. Afinal de contas, será que realmente é confiável confiar o dinheiro para uma instituição que atende majoritariamente de forma virtual?

Veja também:

Para entender melhor como elas funcionam e também para avaliar se eles valem a pena ou não, confira algumas vantagens e desvantagens:

Vantagem: Sem taxas

Na grande maioria dos casos, estes bancos não repassam aos clientes muitos dos custos que acabam sendo oriundos das agencias físicas. Com isso, os custos das transações e dos serviços costumam ser bem menores. 

Desvantagem: Dependência de tecnologia

Como estes serviços dependem basicamente da tecnologia para que os serviços sejam realizados, as pessoas que não tenham afinidade com aplicativos e afins podem acabar tendo dificuldades. Além disso, ainda existe o medo da plataforma cair ou de ficar sem internet para resolver alguma pendencia mais urgente. 

Vantagem: Pouca burocracia

O acesso a conta e bem simples e geralmente eles não oferecem limites de transações, como depósitos, transferências ou pagamentos. Além disso, todos os bancos virtuais contam com sistemas de segurança semelhantes aos dos bancos tradicionais. 

Desvantagem: Falta de suporte presencial

As pessoas que gostam de conversar com pessoas que trabalham no banco, como os gerentes, ou que ficam em dúvida na hora de fazer algum tipo de transação também podem ter dificuldade. O suporte praticamente existe de forma online, por telefone tradicional ou chat. E nem sempre eles conseguem atender as demandas na hora que o cliente precisa. 

Vantagem: Melhores opções de investimentos

As opções oferecidas por estes bancos para quem deseja investir costumam ser mais interessantes, em termos de rendimento, do que a dos bancos convencionais. Os investimentos também são feitos de uma forma sem muita burocracia. 

Desvantagem: Empresas novas

Na maioria dos casos, os bancos digitais são empresas novas e relativamente pequenas quando comparadas com os bancos tradicionais. E isso leva a uma certa insegurança. O recomendado é sempre tentar buscar informações das empresas por trás dos serviços, e também encontrar avaliações de outros usuários. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: