Topo

Saiba como pagar o IPVA atrasado

Comente

Um IPVA é um dos impostos que costumam pesar no bolso do contribuinte brasileiro no começo do ano. Este é um imposto cobrado pelas administrações estaduais daquelas pessoas que possuem carros registrados em seu nome. Esse dinheiro é repartido entre a união, o governo do estado e a cidade onde a pessoa mora. 

O dinheiro recolhido através deste imposto deveria ser utilizado para a manutenção das estradas e de todos os sistemas que permitem com que exista um transito nas grandes cidades. Mas, na prática, este dinheiro acaba entrando para o caixa dos governos, que depois acabam decidindo como ele será utilizado. 

Saiba como pagar o IPVA atrasado

De qualquer forma, independente da forma como este dinheiro será aplicado, o motorista que possui automóveis ou outros veículos registrados em seu nome acabam não tendo outra saída se não pagar o IPVA. Caso contrário, o seu carro pode acabar sendo recolhido e o motorista fica impedindo de utilizar o mesmo nas vias públicas. 

Veja também:

A forma como este pagamento é feito varia de estado para estado. Na grande maioria dos casos, os clientes acabam tendo um desconto quando decidem pagar o IPVA a vista nas primeiras semanas depois do lançamento do imposto. Mas ainda existe uma alternativa para parcelar o imposto ao longo do ano. 

Quando as pessoas deixam de realizar o pagamento do IPVA no período certo, ou quando elas acabam adquirindo um carro usado que está com pendencias, será preciso realizar o pagamento de tudo que estiver pendente para que o carro possa ser utilizado posteriormente. 

Para realizar o pagamento do IPVA atrasado, será preciso seguir os seguintes passos:

  • Entre no site do Detran do seu Estado para consultar as pendencias do carro. Essa informação pode ser obtida informando a placa do veículo e o RENAVAM. 
  • Caso conste alguma pendência, será preciso verificar se o Detran do seu estado oferece a possibilidade de pagar pela internet ou somente pessoalmente.
  • Caso possa ser pago pela internet, o site vai gerar uma nova guia de pagamento, que deverá ser pago de acordo com as orientações do documento.
  • Em alguns casos as pessoas poderão pagar somente em um determinado banco, e em outros casos será possível realizar a transação em toda a agência bancária disponível. 
  • Caso seja possível resolver somente pessoalmente, os donos dos carros devem se dirigir ao posto de atendimento do Detran mais próximo. 



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: