Topo

Dinheiro online: 7 maneiras de ganhar uma renda extra pela internet

Comente

O surgimento da internet criou um novo mundo de oportunidades, e isso não é segredo pra ninguém. Mas como se aproveitar dela para ganhar dinheiro? Pois bem, quanto a isso não existe uma resposta definitiva, e talvez seja exatamente esse o ponto mais perigoso da questão.

Como a internet é um território teoricamente livre, muita gente usa de má fé para tirar proveito de terceiros, aplicando golpes naqueles que não têm muita experiência no mundo virtual. Isso faz com que a maioria das pessoas fique com um pé atrás quando o assunto é ganhar dinheiro online.

Apesar de tudo, porém, existe sim na web uma série de oportunidades viáveis e que podem trazer retorno financeiro para quem busca uma renda extra. Para ilustrar isso, vamos mostrar a seguir uma lista de possibilidades. Veja!

Oportunidades interessantes para ganhar dinheiro na internet

Oportunidades interessantes para ganhar dinheiro na internet

Blog

O conceito de blog mudou bastante ao longo dos anos. Mas se tem algo que segue muito real ainda hoje, é a possibilidade de ganhar dinheiro com um. Para os mais inexperientes no mundo virtual, o processo naturalmente é árduo. É preciso dedicação e por vezes até investimentos sem qualquer garantia de retorno.

Isso acontece porque, antes de partir para a “parte boa”, por assim dizer, que é quando o dinheiro de fato começa a surgir, o dono de um blog precisa trabalhar na criação de um conteúdo que seja atraente ao público e aos motores de busca (Google, Bing, etc), e ainda fazer todo o possível pra gerar uma boa audiência para suas páginas.

O processo de aprendizado e prática é árduo e pode levar um bom tempo para que os primeiros resultados comecem a surgir, por isso mesmo, esse pode não ser o caminho mais simples para conseguir uma renda extra online.

Para quem pretende encarar o desafio, contudo, a dica é focar em uma área específica, pode se desde um hobby até uma área profissional. E quanto menor a concorrência sobre o tema escolhido, melhor.

As maneiras de ganhar dinheiro com blog podem ser diversas, mas as mais comuns é com venda de publicidade direta – cobrar para que outros sites ou empresas possam anunciar em banner no blog – ou mesmo por meio de programas de afiliados e publicidade, sobre os quais também falamos na sequência desse artigo.

Google Adsense

No que diz respeito a plataformas de publicidade, o Google é o maior nome da internet. Na prática, a gigante tem uma ferramenta chamada Google Adwords, onde uma pessoa ou empresa interessada em anunciar na internet, pode definir um orçamento para o anúncio e começar campanhas para sua marca aparecer tanto no motor de busca quanto em sites parceiros.

E como é que se ganha dinheiro? Se tornando um parceiro do Google, por meio do programa chamado Google Adsense. Quem tem um blog ou site, por exemplo, pode se tornar parceiro do serviço e por meio de um código inserido no site, passa a exibir as publicidades de marcas que estão anunciando no Google Adwords.

O dono do site, ou blog, é remunerado por cada clique que um visitante da página dá em um dos banners do site. O valor de cada clique costuma ser baixo, questão de alguns poucos centavos, por isso mesmo, para lucrar com o Adsense, é importante ter um site com bom número de visitantes ou no mínimo um público bem definido que possa se interessar pelos anúncios.

Agora, é importante notar que o programa do Adsense, é gerido por uma rígida política. Os interessados precisam ler todos os termos para evitar cometer erros, já que em caso de descumprimento das regras, o parceiro pode ser banido da parceria.

Leia também:

Canal no Youtube

Aqui temos um meio de ganhar dinheiro online que se tornou absolutamente popular nos últimos meses. Isso não significa, porém, que o dinheiro venha de forma fácil. Assim como no caso dos blogs, fazer um canal de sucesso no Youtube pode exigir esforço, disciplina, e até certa dose de criatividade.

Como se não bastasse, também é preciso construir uma audiência, ou seja, encontrar pessoas interessadas em assistir o tipo de conteúdo produzido. Uma tendência crescente que tem resultado em muitos ícones de sucesso no serviço, é a criação de vlogs, que são vídeos onde o usuário aparece falando para a câmera sobre o dia a dia e assuntos do cotidiano em geral.

Para ganhar dinheiro, uma das possibilidades é novamente o Google Adsense, que tem programa específico para parceiros com canais do Youtube, onde é possível ganhar por número de visualização dos vídeos do canal. Mas vale dizer que com um canal com bom números de inscritos, oportunidades para monetização não faltam.

Sistemas de afiliados

O conceito de um sistema de afiliado é bastante simples e essa talvez seja uma das maneiras mais práticas de uma pessoa ganhar alguns trocados extra na internet. Na prática, uma determinada empresa ou vendedor, faz parceria com pessoas interessadas em divulgar seus produtos na internet. Esse parceiro é chamado de afiliado.

Através de um link personalizado, esse afiliado divulga os produtos para amigos e conhecidos. Em troca, a empresa paga um percentual sobre o valor de cada venda concretizada pelo afiliado por meio desse link.

Essa também acaba sendo uma opção interessante para quem tem blog ou canal no Youtube, já que anunciando os produtos para uma boa audiência nesses meios, as possibilidades de concretizar vendas por meio das indicações aumentam.

Loja virtual

Ter uma loja virtual é uma forma bastante promissora de ganhar dinheiro online. E aqui não falamos apenas de renda extra. Com um pouco de dedicação, conhecimento e aprendizado, é possível construir um empreendimento sólido criando um site de comércio eletrônico, seja para a venda de produtos ou mesmo de serviços.

Para quem quer começar, a dica é encontrar um nicho de produtos que seja rentável e atenda um público específico. Depois, é só encontrar bons fornecedores, e colocar o site no ar. O trabalho, como qualquer outro, não tende a ser fácil, afinal, também é preciso gerar uma audiência interessada na compra dos produtos comercializados na loja.

Nesse momento, para quem não tem condições de contratar profissionais para fazerem o marketing do e-commerce, a opção é estudar o máximo possível sobre as estratégias de divulgação, afinal, sem clientes nenhum negócio sobrevive, e sem o marketing, nenhum empreendimento consegue clientes o suficiente para sustentar o negócio.

Compra e venda de produtos

É bem verdade que na internet o preço dos produtos tende a ser menor que no mundo físico. Mas isso não significa que não seja possível comprar itens mais baratos e colocá-los à venda na internet por um preço atraente. As opções podem estar disponíveis na própria internet, seja por meio de sites de leilão ou importação de produtos do exterior.

Depois de comprar itens com preço atraente, é hora de revendê-los com a margem de lucro. Nesse momento, a dica é anunciar a venda em sites de classificados como eBay, Mercado Livre ou mesmo OLX. Outra opção é oferecer os itens pra venda também em grupos de compra e venda nas redes sociais.

Venda de fotos

Quem gosta de fotografia e é expert na área, também pode fazer uma grana extra vendendo fotos em sites. Muita gente que preza pela originalidade, compra imagens pelos mais diferentes motivos, seja para incluir no artigo de um post, criar um banner, usar como papel de parede… as possibilidades são inúmeras.

Para os interessados, uma dica é procurar sites como o Fotolia, Dreamstime, e iStockPhoto, onde é possível cadastrar as imagens para a comercialização e receber um percentual sobre o valor de venda de cada imagem.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: