Topo

9 opções de negócio para quem quer trabalhar em casa

Comente

Com o trânsito crescente das grandes cidades e as incertezas que pairam sobre o mercado de trabalho nos últimos anos, aumenta a cada dia o número de pessoas interessadas em trabalhar a partir de casa.

Mas será que existe alguma ideia realmente interessante para se fazer isso? De acordo com especialistas, a resposta é sim, e não existe apenas uma, mas diversas maneiras promissoras.

As opções vão desde aquelas que envolvem trabalhos pela internet, até outras que demandam conhecimentos específicos, mas de modo geral, é cada vez mais possível empreender no conforto do lar. Para ilustrar isso, mostramos a seguir uma lista de alternativas viáveis para considerar. Confira!

Ideias de negócios pra trabalhar a partir de casa

Artesanato

Artesanato

A venda de artesanatos é um tipo de negócio que as pessoas já praticam a partir de casa há muito tempo. E para quem consegue montar uma boa lista de clientes, o empreendimento pode ser um tanto quanto rentável.

Entre os meios mais tradicionais para divulgação dos produtos artesanais, estão a exposição em feiras e o famoso boca a boca, que é quando um conhecido fala para outro e a fama dos produtos vai se espalhando.

Apesar desses meios ainda serem muito válidos, hoje em dia o profissional que quer vender seus artesanatos, encontra no mercado uma outra possibilidade interessante: a venda pela internet.

Mesmo quem tem pouco conhecimento na área da informática e da web em si, hoje consegue montar uma loja virtual com poucos cliques e usar as redes sociais para a divulgação do trabalho.

Para quem não tem experiência, as primeiras vendas podem ser difíceis, afinal, a concorrência no âmbito virtual também anda cada vez mais acirrada. Apesar disso, com um pouco de boa vontade e dedicação, qualquer pessoa consegue aprender estratégias de marketing digital que podem se traduzir em bons resultados no médio prazo.

Beleza

Beleza

E em tempos onde a beleza vem sendo cada dia mais valorizada, trabalhar no segmento tende a ser uma boa pedida. Uma ideia nesse caso, é oferecer a partir de casa alguns serviços orientados à estética, tais como os de depilação, manicure e tratamento capilar, por exemplo.

Para a divulgação, é possível utilizar tanto o boca a boca, quanto estratégias mais inovadoras, como promoções em sites de compras coletivas, ofertas por meio das redes sociais, etc.

Consultoria

Consultoria

Oferecer consultoria para terceiros como profissional autônomo, é uma ideia interessante na atualidade. Quem trabalhava em uma empresa em cargos relacionados ao marketing ou recursos humanos, por exemplo, pode montar uma carteira de clientes que querem receber conselhos para obter bons resultados nessas áreas.

Para prestar consultoria, o profissional não precisa de um ponto comercial, até porque, na maioria das vezes, a consultoria tende a ser realizada no local definido pelo próprio contratante. Além disso, uma opção interessante para a prospecção de clientes, é investir em um site próprio, o que também ajuda na credibilidade do profissional.

Leia também:

Cozinha

Cozinha

E se é possível ganhar dinheiro a partir de casa trabalhando com artesanato e beleza, por que não o seria em negócios feitos a partir da cozinha? Essa aliás, é uma possibilidade que está entre as mais promissoras, já que com a correria do dia a dia, cresce o número de pessoas interessadas em comida pronta.

Isso significa que, apesar do grande número de negócios no ramo, também há uma grande demanda, o que pode ser interessante pra quem está disposto a construir uma boa lista de clientes.

Entre as opções de serviços que podem ser oferecidos, estão: a confecção de salgadinhos e doces pra festas; a venda de marmitex; e até a venda de sanduíches, pizzas e lanches com entrega a domicílio.

Desenvolvimento de aplicativos e software

Desenvolvimento de aplicativos e software

Quem é programador de aplicativos e softwares, também já consegue trabalhar de maneira autônoma a partir de casa. O profissional pode atuar como freelancer oferecendo seus serviços por meios de sites do gênero ou criar o próprio site/loja virtual.

Nesse segundo caso, é importante adquirir também algum conhecimento sobre marketing digital para conseguir divulgar bem o trabalho por meio da internet. Outra opção é trabalhar no desenvolvimento do próprio aplicativo para vender ou lucrar com publicidade oferecendo o produto para o usuário final nas app store.

E vale dizer que o mercado mobile está cada vez mais aquecido em todo mundo, o que torna o negócio ainda mais interessante pra quem gosta de autonomia e busca se especializar na área.

Design gráfico

Design gráfico

Outra possibilidade interessante destina-se a quem gosta de mexer em programas de edição de imagens e tem alguma habilidade na área de design gráfico.

Hoje em dia, o profissional do setor consegue oferecer seus serviços tanto em sites de freelancer, quanto em outros como o We Do Logos, por exemplo, que dá ao designer a possibilidade de concorrer a jobs oferecidos por terceiro em uma espécie de leilão, onde o profissional contratado ganha a oportunidade de trabalhar a identidade visual do cliente.

Além da habilidade necessária para o trabalho, é importante que o empreendedor tenha computador com acesso à internet, afinal, o leque de oportunidades se amplia para quem oferece serviços como designer no ambiente online.

E-commerce de nicho

E-commerce de nicho

Criar uma loja virtual para comercializar produtos de terceiros pela internet, também pode ser um negócio absolutamente rentável pra quem quer trabalhar a partir de casa. E investir em nichos (segmentos) promissores e não tão explorados, é uma ideia inteligente pra quem quer se destacar frente à concorrência de grandes nomes do mercado.

Na prática, a dica é investir em um ramo direcionado a um perfil específico de cliente. Não dá para o pequeno empreendedor querer competir com lojas como Americanas, Extra, Dafiti e outras gigantes do mercado que comercializam uma enorme variedade de produtos.

Em vez disso, é melhor escolher um caminho como o trilhado pela Netshoes, que, reservadas as proporções, decidiu investir em um segmento específico e fez sucesso a partir daí. O pequeno empreendedor pode começar pensando em nichos ainda menores e que exigem uma variedade de produtos menor, assim as chances de sucesso aumentam.

Mas vale lembrar que é preciso estratégia e investimento em marketing digital, seja para o aprendizado ou contratação de profissionais que possam ajudar a projetar o nome da loja no mercado.

Organização de eventos

Organização de eventos

Assim como os consultores, quem trabalha com organização de eventos pode montar seu escritório na própria casa. Isso porque, de modo geral, o empreendedor tende a visitar o cliente, e não o oposto.

Dessa forma, o que o profissional vai precisar no escritório é basicamente de um computador com internet e impressora, um telefone, bloco de anotações e alguns cartões de visitas. Com um pouco de experiência e/ou especialização na área, é possível organizar desde festas infantis, até casamentos.

Uma dica é fazer parcerias com empresas que fazem decoração, aluguel de mesas e cadeiras e até buffets, dessa forma é possível entregar ao cliente uma experiência completa.

Franquia virtual

Franquia virtual

A ideia de franquia é sempre uma possibilidade interessante pelo fato de oferecer ao empreendedor um modelo já formatado para o negócio. Embora tenha seus prós e contras, o formato costuma atrair pessoas interessadas na criação de um negócio próprio.

E hoje em dia, pra quem quer trabalhar em casa, uma boa opção é investir nas franquias virtuais, ou seja, um modelo de negócio que funciona pela internet. A possibilidade é interessante pelo fato de que, os investimentos iniciais tendem a ser menores – que os de uma franquia tradicional – e não há necessidade de ponto fixo, sendo ideal pra quem quer trabalhar a partir de casa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: