Topo

10 coisas que o uso da pílula anticoncepcional pode causar no corpo

Comente

A pílula anticoncepcional traz um grande beneficio à mulher, dando a ela e seu parceiro a opção de adiar ou evitar a gravidez. Mesmo estando disponível há muito tempo, porém, ela ainda gera muitas duvidas entre as mulheres, pois como qualquer medicamento, pode gerar alguns efeitos secundários.

A seguir você confere alguns desses efeitos e pode esclarecer algumas dúvidas mais comuns. Veja!

Coisas que você pode sentir ao usar pílula anticoncepcional

Coisas que você pode sentir ao usar pílula anticoncepcional

Náuseas

Por possuir uma grande quantidade de hormônios, a pílula anticoncepcional pode provocar náuseas em algumas mulheres quando ainda estão nos primeiros três meses de adaptação. Quando ingerida juntamente com alimentos, isso pode aliviar o sintoma, mas se os incômodos persistirem, é preciso consultar o ginecologista novamente para que ele possa analisar o caso.

Seios sensíveis

Muitas mulheres sofrem com sensibilidade nos seios, e isso pode se estender pelo período de até um ano durante a adaptação à pílula.

Inchaço

A grande quantidade de hormônio presente na pílula pode provocar inchaço no corpo da mulher, isso porque o medicamento faz com que o corpo retenha líquido.

Dor de cabeça

É comum também que a mulher sinta dor de cabeça ao começar usar a pílula. Mas se os sintomas persistirem o ginecologista deve ser consultado.

Leia também:

Aumento do apetite

A mulher também pode passar a ter um aumento de apetite depois de começar a usar a pilula anticoncepcional.

Acilação do humor, insônia e ansiedade

Quando a mulher passa a fazer uso da pilula anticoncepcional seu corpo sofre muitas alterações, principalmente do tipo hormonal, e isso pode se refletir em mudança repentina de humor, insônia e ansiedade.

Manchas na pele

Outro sintoma que incomoda muito as mulheres, principalmente as mais novas, são as manchas na pele e o aumento de espinhas, tudo isso graças à grande quantidade de hormônio presente na pílula.

Baixa na libido

Por um tempo a pilula pode fazer com que a mulher experimente uma queda na libido, isso significa uma redução no desejo sexual. Se isso for um incômodo, o melhor é procurar o ginecologista para mudar o medicamento.

Menos riscos

Algumas mulheres podem se sentir até desanimadas olhando os efeito colaterais que a pílula provoca no corpo, mas, se o seu uso é com vida sexual ativa, os benefícios tendem a compensar, afinal, reduz em muito o risco de uma gravidez indesejada.

Além do mais o uso da pilula ainda pode diminuir entre 30% a 50% as chances da mulher sofrer com câncer no ovário e endometriose.

Menos cólicas

Grande parte das mulheres sofre com cólicas e outros incômodos durante o período menstrual. Com o uso correto da pílula esses problemas podem ser amenizados ou até mesmo controlados. Para quem sofre no período menstrual, é só informar detalhes ao ginecologista e pedir que ele indique uma pilula que ajude a amenizar os sintomas.

Prevenção de anemia

Com o uso correto da pilula a mulher pode observar redução no sangramento em seu período menstrual, além disso a pilula ainda pode ajudar a aumentar os níveis de ferro no organismo, ajudando na prevenção à anemia.

Aumenta a lubrificação

A pilula ainda pode ajudar mulher que não tem muita lubrificação vaginal, o que tende melhorar sua vida sexual, uma vez que não sentirá mais dores na penetração. Se ainda sentir dor e desconforto durante a penetração, o melhor é consultar o ginecologista para saber a causa do problema.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: