Topo

5 maneiras de economizar sem sacrificar o lazer

Comente

Poupar dinheiro em favor de um objetivo, seja ele investimento, viagem ou aquela reforma na casa, exige um bom planejamento e acima de tudo, sacrifícios. Isso não significa, porém, abrir mão de tudo o que é importante, muito pelo contrário.

A ideia, aliás, é justamente saber aproveitar o dia a dia de maneira consciente para conseguir economizar e assim guardar uma grana extra no fim do mês.

E embora todos saibam que na teoria isso parece mais fácil do que na prática, a verdade é que é preciso entender que sem grandes esforços, não existem resultados grandes e consistentes o bastante para uma poupança que valha a pena.

Veja também:

Abrir mão do entretenimento e do lazer, contudo, não tem que ser necessariamente parte do sacrifício. Isso porque existem inúmeras opções baratas para quem busca atividades relacionadas a diversão, algumas inclusive a custo zero. Para ilustrar melhor isso, apresentamos a seguir uma lista que mostra como é possível se divertir e ainda assim poupar dinheiro. Veja!

Como poupar dinheiro no dia a dia sem abrir mão da diversão

Limite de gastos com o lazer

5 maneiras de economizar sem sacrificar o lazer

O primeiro passo para quem não pretende gastar além da conta na hora de programar o lazer do mês (ou da semana) é definir um limite de gastos com base no orçamento disponível para o período estabelecido.

Isso porque, diferente do que muita gente pensa, adotar o lazer está muito longe de ser o mesmo que liberdade financeira, logo, é preciso se programar para aproveitar os bons momentos sem peso na consciência ou preocupação com as contas a pagar.

Tour na cidade

Uma vez definido o orçamento direcionado ao lazer, é hora de buscar as opções econômicas e que nem por isso deixam de ser interessantes. E uma delas, por exemplo, é a de fazer um tour pela própria cidade onde reside.

Isso parece algo simples para constar em um artigo como esse, no entanto, a verdade é que pode ser muito útil, até porque, é grande o número de pessoas que sequer conhecem os parques e pontos turísticos da região em que vive.

A dica, portanto, é tirar um período para fazer uma espécie de turismo na própria cidade. Há uma grande chance de conhecer lugares incríveis que muitas pessoas viajam de longe para conferir e que está ao alcance de quem já reside na região.

Diversão em casa

Sair de casa, ainda que seja para lugares econômicos, pressupõe um determinado gasto, seja com alimentação, transporte ou simplesmente algum imprevisto. Isso, portanto, pode ser evitado com atividades mais caseiras, como uma sessão de filmes ou churrasco com os amigos, onde há, inclusive, a possibilidade de pedir que cada convidado contribua com algo para a refeição.

As opções de lazer podem incluir ainda atividades como jogos de cartas, karaokês, dentre outros. Basta usar a criatividade que a economia certamente será apenas um detalhe.

Atividades introspectivas

Aqui temos uma opção interessante e que pode ser adotada tanto em casa quanto em outros lugares tranquilos, como um parque ou biblioteca. A ideia é ficar um pouco sozinho e buscar atividades intimistas, como a leitura de um bom livro, por exemplo.

Prática de esportes

Por fim, temos aqui a prática de esportes, que além de funcionar como um fator de economia, podendo ser praticado até mesmo em parques públicos e avenidas, também contribui comprovadamente com a saúde e o bem estar.

Isso significa que uma caminhada diária com amigos, ou mesmo aquele futebol semanal com a turma, podem ser atividades interessantes para quem deseja não só poupar dinheiro, mas também ficar em dia com a saúde. Vale destacar, no entanto, que é importante consultar um profissional para que ele possa recomendar o exercício e o ritmo ideal das atividades.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: