Topo

8 mudanças simples que ajudam melhorar a relação dos pais com os filhos

Comente

Por mais que os pais se preparem para a chegada de um filho, o fato é que a maioria nunca está preparada o suficiente para esse desafio, o que significa que muitos terão de aprender na prática o melhor caminho para a educação da criança.

Isso em parte se deve à inexperiência inicial do casal, mas também pode ter relação com o perfil da criança, ou seja, sua personalidade, vontades, interesses e até mesmo o comportamento.

Em todo caso, cabe aos pais encontrar a melhor maneira de lidar com a criança no dia a dia, o que inclui, saber quais são as atitudes que, se mudadas, podem resultar em um melhor relacionamento com o filho. A seguir você confere algumas dicas nesse sentido. Veja!

Dicas para lidar melhor com os filhos

Dicas para lidar melhor com os filhos

Trocar o “ok” pelo “entendeu?”

Quando for dizer algo para o filho, é melhor ser firme nas palavras, só que sem ser agressivo. Quando estiver se preparando para levá-lo a escola, por exemplo, a dica é dizer: vamos sair em cinco minutos, entendeu? Quando a frase é dita dessa forma a criança sabe que tem um prazo a cumprir e que não deve demorar se arrumando. O “entendeu” pode ter mais peso que o “ok”.

Hora de dormir

Em geral os especialistas concordam que criança deve ter um horário certo para dormir, por isso a dica é determinar um horário para que ela vá para cama e a colocar para dormir sem deixá-la argumentar sobre o que fazer. Ela pode até relutar sobre a hora de dormir, mas os adultos devem zelar pelo bem da criança e fazer o que é certo.

Ensinar a tomar água antes de ir dormir

Como dito antes, os adultos são os responsáveis pelos cuidados com as crianças, logo, os pais precisam levar os filhos a entenderem que, se elas têm um horário pra dormir, devem beber água antes desse horário.

Isso porque, para fugir da cama a criança pode usar de vários artifícios, o que inclui usar a sede para ganhar um pouco mais de tempo indo até a cozinha.

Leia também:

Sempre atender ao pedido de ler um livro

O momento da história cria um vínculo entre pais e filho, por isso não é bom negar o pedido do filho para ler um história antes de dormir. Isso além de estimular a leitura e a imaginação, ainda ajuda a criança a pegar no sono. Agora, é bom lembrar que as histórias devem ser calmas. Nada de aventura na história de ninar.

Não pergunte como foi na escola

Ao perguntar à criança como foi seu dia na escola, ela só dirá “foi bem” e o assunto pode se dar por encerrado. Dessa forma, os pais não sabem exatamente o que aconteceu com o filho durante a aula. A dica então é fazer pergunta mais específica, como por exemplo, sobre quem é o amigo na escola, sobre o que conversam ou o que o professor ensinou na aula.

Escolher uma data especial pra falar sobre como foi sua chegada

Não precisa repetir sempre a mesma história, mas todo mundo gosta de saber que é amado e como foi recebido na família. Então, pode ser uma boa escolher o dia do aniversário para contar à criança como foi o dia em que ela nasceu ou foi adotada, dando detalhes sobre a recepção que teve na família.

Espere três segundo após fazer uma pergunta

Em geral a mente das crianças não funcionam como a dos adultos, por isso, elas ouvem uma pergunta e muitas vezes precisam de um tempo para processar o que foi dito e encontrar uma resposta. A dica é esperar o momento de cada criança, sem fazer pressão por respostas imediatas.

Trocar o “não” pelo “espere”

Quando uma criança pede algo para o adulto e ele responde rapidamente com um “não”, a criança entende isso como uma forma de castigo. A dica é trocar a resposta para um “espere”, por exemplo, em vez de dizer não.

Isso vale pra todas as ocasiões, ainda que ela esteja pedindo apenas um doce que não pode ser dado a ela naquele momento – como na hora do almoço, por exemplo.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: