Topo

Coisas que todas as mães deveriam pensar em ensinar aos filhos

Comente

Ter um filho é naturalmente uma grande responsabilidade, afinal, você passa não só a conviver com um pequeno novo ser, como também tem o papel de criar um novo cidadão, educando-o para que possa desempenhar o melhor possível o seu papel no mundo.

O detalhe é que, em geral as meninas são sempre ensinadas e serem boas garotas, ajudar com os afazeres de casa, e aprender a cozinhar para que possam ser no futuro uma boa esposa. Dificilmente, no entanto, vemos um menino sendo educado de forma parecida.

Em todo caso, para quem deseja a independência e crescimento pessoa dos filhos, o ideal é prepará-lo melhor para viver que possa viver em sociedade, sempre respeitando limites e conquistando o espaço que lhe cabe. Dito isso, mostramos a seguir algumas dicas que, na opinião de especialistas, deveriam ser ensinadas por todas as mães aos seus filhos.

Dicas de lições que mães deveriam ensinar aos filhos

Dicas de lições que mães deveriam ensinar aos filhos

Ser um bom companheiro

Desde cedo, uma mãe deveria ensinar seu filho que quando ele entrar em um relacionamento ele terá responsabilidade, o que inclui dar o seu melhor, não apenas para si mesmo mas também para quem escolheu pra ter ao seu lado.

Ele pode até não se importar com certas coisas em sua vida pessoal, mas quando estiver em uma relação terá que se preocupar com o casal e ser um parceiro de verdade.

Aprender a lidar com frustração

Normalmente, os meninos são ensinados a reprimir os sentimentos, afinal, quem nunca ouviu a famosa frase “engole o choro porque homem não chora”!?

Mas a verdade é que homem não tem que reprimir o que sente, se ensinado desde pequeno que é normal sentir tristeza e raiva, os filhos aprenderão que as vezes é preciso lidar com as frustrações da vida e que exteriorizar esse sentimento não é sempre um sinônimo de fraqueza.

Limpar o que sujou

A criança aprende a viver em sociedade dentro de casa, por isso é bom ensiná-la a respeitar o trabalho alheio, mostrando que todos tem responsabilidade dentro de casa.

Se o filho jogar a roupa suja no chão, é bom mostrar o local certo de colocar, ensinando regras simples de convivência. Dessa forma, com o passar do tempo o filho saberá que se retirar uma coisa do lugar, terá que devovê-la onde pegou, sendo isso importante para a manutenção da ordem.

Leia também:

Ser paciente

Não é bom dizer ao filho que ele não pode fazer algo. Mostrar que se ele realmente deseja fazer algo ele tem que encontrar formas de realizar o sonho, produz um resultado muito melhor. Nada na vida vem fácil, é preciso lutar pelo que se deseja, e quanto antes as crianças entendem isso, melhor.

Ser respeitoso

Como dito anteriormente, as crianças devem saber lidar com suas frustrações, mas, nunca agredindo outra criança ou adulto. É preciso ensinar o filho a ter respeito, tanto em seus próprios limites quanto em relação às pessoas a sua volta. Nesse momento entram as palavrinhas mágicas: obrigado e por favor, além do momento certo de usar cada uma.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: