Topo

As características marcantes de 7 grandes diretores de cinema da atualidade

Comente

Sabe aquele filme que você assiste e em determinadas cenas fica com a sensação de já ter visto algo parecido em outro lugar? Pois é, pode ser que realmente já tenha visto algo com tom similar, principalmente se já tiver visto outra obra do diretor responsável pelo filme em questão.

Isso acontece porque cada um dos grandes diretores do cinema, possui uma espécie de marca registrada, algo como um conjunto de características bem próprias que definem o seu estilo, seja no posicionamento da câmera, na construção da narrativa, na montagem das cenas, nos efeitos especiais, ou qualquer outro detalhe importante na composição de uma boa produção audiovisual.

É justamente esse estilo pessoal, por assim dizer, que torna inconfundível a filmografia de um determinado cineasta. E se você ainda não parou para prestar atenção nesse detalhe, não se preocupe, porque neste artigo vamos mostrar justamente alguns dos traços mais marcantes de nomes famosos de Hollywood nos últimos anos. Confira!

Os detalhes característicos dos filmes de cada diretor famoso da atualidade

Quentin Tarantino

Quentin Tarantino

Se você já assistiu mais de um filme do Tarantino, possivelmente deve ter notado algumas das características peculiares do diretor. Entre os detalhes que mais chamam a atenção, estão os diálogos extremamente bem elaborados, o humor negro e a enorme quantidade de sangue nas cenas de ação.

Imagens com a câmera focando nos pés de determinados personagens, também é o tipo de coisa que você encontrar em mais de um filme do cineasta, além de protagonistas que eventualmente se metem em situações embaraçosas. Isso sem contar com as cenas de morte e tortura ao som de uma música animada.

A lista de melhores filmes do Tarantino inclui títulos como “Pulp Fiction: Tempos de Violência”, “Django Livre” e “Cães de Aluguel”. Sua obra mais recente foi “Os Oito Odiados”, que reafirma seu estilo e mais uma vez conta uma história de contornos dramáticos, o que também é uma de suas características.

Stanley Kubrick

Stanley Kubrick

Considerado um dos maiores cineastas das últimas décadas, Kubrick explora em seus filmes um olhar bem específico, usando a ideia de corredor em muitas de suas cenas e se preocupando sempre com a harmonia visual de cada plano.

Além disso, um detalhe curioso é que muito provavelmente você vai se deparar com mais de uma obra do cineasta em que algum personagem vai aparecer com um olhar misterioso, de cabeça baixa e olhando pra cima.

O diretor tem em sua filmografia, obras como “De Olhos Bem Fechados”, “Full Metal Jacket” e “The Shining”, que têm em comum o fato de ter algumas cenas cruciais rodadas em um banheiro. Outro detalhe marcante é que seus filmes sempre acabam com um “The End”.

Leia também:

Tim Burton

Tim Burton

Conhecido pela tonalidade “dark” que costuma atribuir aos seus filmes, Tim Burton não hesita em lançar mão até mesmo de um esquema de cores preto-e-branco quando julga adequado.

A beleza artística e visual dos filmes que o diretor faz também merece crédito, e ambas estão pautadas na maioria das vezes em um olhar gótico refletido em cada personagem, o que resulta em histórias repletas de criaturas pouco ortodoxas e até mesmo sinistras.

Os filmes dele em geral, também costumam colocar a batalha entre a luz e as trevas em evidência, sem contar que ele adora utilizar neve em algumas cenas. A lista de filmes mais famosos do cineasta inclui “Edward: Mãos de Tesoura”, “Alice No País das Maravilhas”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e a “Noiva Cadáver”.

Ele tem também em seu currículo alguns outros clássicos, como “Batman”, de 1989, “Os Fantasmas Se Divertem” e “O Estranho Mundo de Jack”. A próxima obra de Tim Burton chega aos cinemas ainda neste ano, com o título de “O Lar das Crianças Peculiares”, adaptado do livro “O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares”.

Christopher Nolan

Christopher Nolan

Aqui temos o diretor hollywoodiano que ganhou mais destaque a partir do sucesso na trilogia de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. Apesar da carreira ainda curta em comparação com os demais listados até aqui, ele já deixou claras as suas características inconfundíveis nos filmes que já dirigiu.

Entre os traços mais marcantes do cineasta, estão a narrativa não-linear e a câmera que por vezes fica posicionada atrás de um determinado personagem para que possa revelar a perspectiva do mesmo.

Outro detalhe é que seus filmes procuram focar em soluções que fogem do óbvio, obrigando o espectador a se manter conectado com a história e pensando na maior parte do tempo. Além da já mencionada trilogia do “Batman”, o diretor tem entre seus filmes mais famosos, nomes “A Origem” e “Truque de Mestre”.

Wes Anderson

Wes Anderson

Fã indiscutível de tomadas aéreas em determinados momentos, Wes Anderson é um diretor famoso que guarda sua própria “marca registrada” também quando o assunto é enquadramento. Isso porque ele é excessivamente cuidadoso quanto à simetria de cada cena.

Além disso, também chamam a atenção o elenco recorrente e grupo de personagens pouco convencionais que ele costuma apresentar em seus filmes.

Martin Scorcese

Martin Scorcese

Apontado frequentemente como um dos cineastas mais emblemáticos do nosso tempo, Martin Scorcese tem como uma de suas características a exploração de longos planos-sequência, que são cenas sem cortes, onde toda a ação acontece em uma tomada única.

Uma das cenas mais famosas do cineasta dentro desse estilo, foi a do “Copacabana”, no filme “Goodfellas”. Na parte em questão, a câmera acompanha os personagens a partir da rua e atravessa diversos cômodos do estabelecimento em uma tomada contínua e duradoura.

Mas não é só isso. Scorcese também se destaca quando o assunto é slow-motion e quebra da quarta parede, que neste último caso é quando um determinado personagem interage diretamente com o espectador.

Se você ver esse conjunto de características em um mesmo filme e ainda assim tiver dúvida se ele é uma produção do cineasta, procure por Leonardo DiCaprio, se o ator estiver no elenco é muito provável que esta seja sim uma obra dele.

Embora DiCaprio não atue somente em obras do Scorcese, é fato que o diretor gosta muito de seu trabalho e costuma conviá-lo para seus filmes sempre que possível. Entre os filmes mais famosos da última década na filmografia de Scorcese, estão “A Ilha do Medo”, “A Invenção de Hugo Cabret” e o excelente “O Lobo de Wall Street”, dois deles protagonizados por Leo DiCaprio.

Steven Spielberg

Steven Spielberg

E é claro que em uma lista como esta não poderia faltar um diretor como Steven Spielberg, certo? O cineasta é famoso pela sensibilidade ao transmitir emoções mesmo quando se propõe a contar uma história de teor fantástico ou de ficção científica, gênero nos quais, aliás, ele trabalha muito bem.

Em relação à produção em si, uma das técnicas mais utilizadas pelo diretor é o close extremo no rosto de determinados personagens, o que gerou o termo “The Face Spielberg”, utilizado justamente para fazer menção à popular estratégia do cineasta.

Assim como o próprio Martin Scorcese, Steven Spielberg também se presta a empregar uma série de outras técnicas para deixar seus filmes marcantes, a lista inclui a captura de reflexos e até mesmo sombras.

Entre os filmes mais famosos do cineasta nas últimas décadas, estão “E.T: O Extraterrestre”, “Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros”, “Minority Report” e “Prenda-me Se For Capaz”.

E então, qual é o seu diretor favorito dessa lista? Consegue identificar quando um filme é de um determinado diretor só de assistir? Fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: