Topo

Gosta de filmes sobre o cinema? Veja 15 opções imperdíveis para assistir

Comente

Quem é apaixonado pela sétima arte, geralmente não perde a oportunidade de ver um bom filme. E quando esse filme fala justamente sobre o mundo do cinema, a satisfação costuma ser redobrada. A boa notícia é que não somos apenas nós, meros apreciadores do audiovisual na sala escura, que nutrimos essa paixão pelo universo cinematográfico.

Ao longo da história, por exemplo, muitos diretores e produtores já decidiram levar para suas obras um pouco dos bastidores dessa cada vez mais intrigante indústria. Isso significa que hoje não faltam boas opções para aqueles que querem mergulhar um pouco mais na vertente.

Dito isso, vamos apresentar a seguir então algumas obras que são simplesmente indispensáveis aos fãs do gênero. A lista inclui obras que vão das mais clássicas até os lançamentos recentes dentro do segmento. Confira e não perca nenhum de vista.

Filmes incríveis que falam sobre o mundo do cinema

Crepúsculo dos Deuses (1950)

Crepúsculo dos Deuses (1950)

Apontado como uma das grandes pérolas do cinema dos anos 50, este é um filme que mostra a história de uma orgulhosa celebridade da indústria do cinema mudo que se torna reclusa, passando a viver em uma mansão ao lado de seu mordomo – outrora marido e diretor.

Com o desejo ardente de voltar às telas, ela acaba engatando um relacionamento com roteirista que está começando sua carreira.

Cantando na Chuva (1952)

Cantando na Chuva (1952)

Eis aqui outra pérola do mundo do cinema nos anos 50, que por coincidência, também traz à tona o tema do cinema mudo. Na história do longa, os personagens Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) vivem o auge de suas carreiras na era do cinema mudo.

Mas quando a indústria evolui a ponto de permitir a inclusão do som na indústria, a voz da atriz Lina acaba se tornando um grande problema. A solução pode vir de uma jovem atriz de teatro, mas como isso impactará a vida dos envolvidos? É a pergunta que à sua maneira, o filme se propõe a responder.

8 ½ (1963)

8 ½ (1963)

Deixando os anos 50 pra trás e ingressando nos anos 60, temos aqui o filme que fez sucesso ao mostrar o drama de um diretor que decide descansar após o último sucesso, mas segue muito requisitado por colegas da indústria.

A partir daí, ele faz tudo o que pode para conseguir uma nova ideia e durante o processo acaba trazendo à memória algumas passagens importantes de seu passado.

Leia também:

A Rosa Púrpura do Cairo (1985)

A Rosa Púrpura do Cairo (1985)

Este é um filme que trouxe para as telonas uma pitada de fantasia. Na história uma garçonete que sustenta seu marido bêbado, se encanta por um filme e passa a assistí-lo com frequência.

Certa vez enquanto ela assiste referido o filme, seu herói favorito por quem é apaixonada,s salta da tela e lhe oferece a chance de uma nova vida. Isso gera certa inveja nos demais personagem do ator, que por sua vez passam a clamar por liberdade.

Cinema Paradiso (1988)

Cinema Paradiso (1988)

E aqui temos o filme que mostra a história de um diretor de cinema que volta para sua cidade natal, onde viu nascer sua paixão pelos filmes graças ao projecionista do cinema local. Durante o passeio ele acaba se lembrando da garota que fora seu primeiro grande amor.

Ed Wood (1994)

Ed Wood (1994)

Dirigido por ninguém menos que Tim Burton e estrelado por Johnny Depp, este filme é uma cinebiografia do diretor trash Ed Wood, que enquanto sonhava com grandes blockbusters, deu vida a obras de ficção científica e fantasia com mirabolantes efeitos especiais caseiros. Em meio a esse cenário, Wood ainda tinha que lidar com as incertezas sobre a própria identidade.

Cidade dos Sonhos (2001)

Cidade dos Sonhos (2001)

Aqui temos um filme já do século XXI que também fez sucesso ao explorar o incrível mundo do cinema. Na história, uma mulher sofre um acidente de carro e acaba perdendo a memória. Diante disso, uma aspirante a atriz começa a ajudá-la em sua recuperação, mas acaba se envolvendo com mulher em uma trama cercada de mistérios.

Adaptação (2002)

Adaptação (2002)

Estrelado por Nicolas Cage, este é o filme que mostra a história de um roteirista que decide adaptar livro sobre um caçador de orquídeas. A obra retrata os desafios aos quais um novo profissional pode estar sujeito no concorrido mundo cinematográfico.

No caso do protagonista, as coisas se tornam bem mais complexas quando seu irmão gêmeo decide que também quer ser roteirista e muda para seu apartamento.

O Aviador (2004)

O Aviador (2004)

E aqui temos um filme estrelado por ninguém menos que Leonardo DiCaprio. O longa mostra a vida do excêntrico diretor de cinema Howard Hughes, que ama aviões e decide gastar milhões na produção de filmes mais realistas com aeronaves. No fim das contas ele acaba se envolvendo com a indústria aérea.

O Artista (2011)

O Artista (2011)

Aqui temos o que para muitos é considerado uma espécie de versão alternativa de “Cantando na Chuva”. Na obra os protagonistas são Jean Dujardin e Bérénice Bejo, seus personagens se conhecem quando ele é um ator de sucesso no cinema mudo e ela apenas sonha em ser atriz. O tempo passa e ela acaba marchando rumo ao estrelato, enquanto ele vai caindo em decadência com os novos ares do cinema.

A Invenção de Hugo Cabret (2011)

A Invenção de Hugo Cabret (2011)

E aqui temos um filme emblemático lançado em um passado recente. Trata-se de uma obra dirigida por Martin Scorcese e ambientada nos anos 30 em Paris. A história mostra a trajetória de um menino chamado Hugo, que mora na torre de uma estação de trem consertando relógios e bugigangas.

Ao buscar peças, o jovem acaba se deparando com um homem que embora respire cinema, já não parece mais acreditar na magia.

Super 8 (2011)

Super 8 (2011)

Aqui temos uma obra que mostra a história de um grupo de adolescentes que brincam de fazer um filme caseiro e acabam testemunhando o acidente de trem que parece desencadear uma série de acontecimentos estranhos. As primeiras suspeitas apontam mistérios envolvendo aliens.

Walt nos bastidores de Mary Poppins (2013)

Walt nos bastidores de Mary Poppins (2013)

Esse é o filme que mostra os impasses entre Walt Disney e P.L Travers, autora do emblemático livro “Mary Poppins”. A obra retrata os sufocos pelos quais passou o dono do estúdio para conseguir adaptar a obra para a telona.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Este é um filme de Alejandro González Iñárritu que saiu vencedor do Oscar de Melhor Filme no ano passado. Ele retrata a vida de um ator que ganhou fama no mundo do cinema depois de interpretar um super-herói. Ele busca conseguir o respeito da crítica escrevendo, dirigindo e protagonizando uma peça teatral na Broadway.

Nesse caminho o astro acaba tendo de lidar com duras críticas de amigos, familiares e jornalistas, ao passo que se reconecta com sua paixão pelo cinema.

Ave, César! (2016)

Ave, César! (2016)

E aqui temos um filme que estreou neste mês de abril e é seguramente uma das melhores comédias do ano. A obra é dirigida pelos famosos irmãos Coen e mostra a trajetória do executivo de um estúdio hollywoodiano que em plenos anos 50 gerencia dezenas de pequenos escândalos e conflitos envolvendo sua equipe de produção, tudo para manter a máquina do cinema funcionando.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: